A Viúva e o Juiz Iníquo – Parábola de Jesus

0

A viúva e o Juiz Iníquo, foi uma daquelas histórias contadas sobre fatos comuns na vida do povo judeu.

viuvas
A viúva e o Juiz Iníquo

Esta parábola tornou-se a favorita das pessoas que acreditam que, se a insistência pode fazer pessoas  más agirem com justiça, por qual motivo a oração continua não moveria a bondosa mão de Deus?

Se deseja saber um pouco mais dessa parabola do reino de Deus, fique conosco, e nos acompanhe na leitura.

Conteúdo

A viúva e o Juiz Iníquo- Parábola de Jesus

Abaixo você irá conhecer na integra a parábola da viúva e o juiz iniquo.  Ela é uma versão  registrada no Novo Testamento como ensinamento de Jesus, portanto não deixe de ler essa linda passagem bíblica:

Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Ele disse: “Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens.

E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário’. “Por algum tempo ele se recusou.

Mas finalmente disse a si mesmo: ‘Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens, esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça para que ela não venha mais me importunar’ “.

E o Senhor continuou: “Ouçam o que diz o juiz injusto. Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar?

Eu digo a vocês: Ele lhes fará justiça e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?” Lucas 18:1-8

Como a viúva era tratada pela sociedade nos dias de Jesus

Todas as épocas e culturas passam por variações diversas com respeito ao tratamento oferecido as pessoas idosas, aos órfãos e viúvas.  No Japão por exemplo, o idoso tem seu lugar de respeito e consideração, mas nem em todos os paises acontece assim.

Não estenderemos o assunto para nossos dias, mas, vamos conhecer um pouco, a Palestina na época de Jesus. Sabe-se que naquele tempo, as viúvas eram severamente descriminadas.

Uma primeira discriminação vem da própria condição de ser mulher, e ainda mais viúva?

juiz
o Juiz iniquo

Veja o que Cassonatto nos diz em suas pesquisas:

 – Na época de Jesus, a mulher tinha pouca participação na sociedade seu mundo era o cuidado da casa e filhos. O homem senhor absoluto na estrutura da família patriarcal, tinha todos os privilégios.

Um sofrimento surgia da descriminação e empobrecimento que a mulher tinha quando se tornava viúva. Sem condições para trabalhar, com o peso de seus filhos, tinham condição desprezível na sociedade.

Ajuda às viúvas

O judeus do tempo de Jesus, com base nas escrituras, eram induzidos a auxiliarem às viúvas. Este ato, passou a ser uma das obras de misericórdia no judaísmo.

A condição das viúvas e de seus filhos órfãos eram de extrema necessidade, contudo, elas não eram respeitadas por corruptos pois não tinham um homem que os protegessem depois da morte do pai de familia.

O que Jesus pensava

Jesus valorizava a mulher, e procurava destaca-la dentro da sociedade judaica, mas condenava veementemente as pessoas que exploravam os órfãos e as viúvas. (Marcos 12,40; Lucas 20,47).

Para mostrar o quanto se importava com as viúvas, realizou o milagre da ressurreição do filho da viúva de Naim (Lucas 7,11-17).

Desta forma, ele devolveu para aquela senhora, não apenas o filho, mas ainda um homem, que de acordo com a lei judaica, devia cuidadr da mãe viúva.

A viúva que Jesus fez referência em sua parábola, estava  insistindo com um juiz corrupto e mal, pois sabia que ele tinha o poder de resolver a questão dela,.

Contudo, o mesmo, não queria se incomodar em atender a uma mulher pobre. Mas, de tanto o importunar todos os dias, ele decidiu fazer justiça uma vez para que pudesse ficar em paz.

 Jesus usa essa comparação para mostar que, semelhante ao que aconteceu com a viuva, a qual teve sua petição respondida, assim acontece com aqueles que insistem em orar sempre, pedindo a Deus por um milagre.

Jesus disse que Deus faz justiça, para com  aqueles que o buscam constantemente, mesmo que pareça demorar, ele jamais vai falhar.          

Fim

Se gostou da parábola que conta sobre a viúva e o Juiz Iníquo, acompanhe outros textos de nosso site, deixe seu comentario e compartilhe, temos prazer em trazer bons assuntos para compartilhar com vocês.

Um abraço e logo estaremos de volta

Leave A Reply

Your email address will not be published.