Como morreram os 12 apóstolos de Jesus?

1

Os 12 apóstolos de Jesus deixaram tudo para o seguir. Mesmo diante a imperfeição deles, Jesus pacientemente os ensinou. E após o sacrifício de Cristo, os apóstolos continuaram a espalhar a palavra de Deus.

A missão dos 12 apóstolos de Jesus foi trazer ao mundo o arrependimento pelos erros e a fé em Cristo. Diante da ignorância dos homens, os 12 apóstolos de Jesus também padeceram em uma vida de sacrifícios. Descubra como cada um viveu seus últimos dias.

Conteúdo

Quais foram os 12 apóstolos de Jesus?

Entre todos seus seguidores, Jesus escolheu 12 homens para lhe acompanhar e ensinar os mandamentos e o amor de Deus. E ficaram conhecidos como os 12 apóstolos de Jesus, confira abaixo seus nomes:

  • Pedro;
  • André;
  • João;
  • Filipe;
  • Mateus;
  • Tomé;
  • Simão;
  • Tiago;
  • Tiago, filho de Alfeu;
  • Judas Tadeu;
  • Bartolomeu;
  • Judas Iscariotes.

Esses são os nomes 12 apóstolos de Jesus, lembrando que Judas Iscariotes é conhecido como o traidor, e Pedro foi aquele que negou Cristo três vezes.

Qual a história dos 12 apóstolos de Jesus?

A bíblia conta a história de cada um dos apóstolos, por isso fizemos um resumo da história dos 12 apóstolos de Jesus.

Pedro

Ele e seu irmão André eram pescadores. Foi a Pedro que Jesus confiou a liderança dos apóstolos. Pedro continuou seu trabalho até o último dia de sua vida, espalhando a mensagem de Cristo.

André

Ele foi primeiramente discípulo de João Batista, conhecendo Jesus por esse intermédio. André esteve presente em diversos momentos importantes, inclusive no encontro com Jesus ressuscitado. O seu papel foi importante na expansão da igreja primitiva.

João

É citado como o mais jovem dos 12 discípulos de Jesus. João acompanhou Jesus durante toda sua trajetória, inclusive foi o único apóstolo que acompanhou Jesus durante toda sua crucificação.

João
Apostolo João. Fonte/Reprodução: original.

Dizem que antes de ser exilado, João, foi jogado em um caldeirão de óleo fervente, e saiu ileso. Passou boa parte de sua vida preso, onde teve revelações; escrevendo o Apocalipse.

Filipe

Ele participou de muitos milagres, e foi a ele que Jesus perguntou o que tinham para alimentar a multidão, e assim, Filipe presenciou a multiplicação de pães e peixes.

Mateus

Ele era cobrador de impostos, antes de ser um dos 12 apóstolos de Jesus. Mateus foi o único a ser chamado individualmente para fazer parte desse seleto grupo.

Tomé

É possível perceber que apesar do seu pessimismo, Tomé amava seu Senhor. Após todo o ocorrido com Jesus, Tomé volta à Judéia, mesmo com ameaças de apedrejamento.

Tomé é conhecido por falar que só poderia crer na ressurreição, se pudesse tocar nas marcas de Cristo, e assim aconteceu.

Simão

Não se sabe muito sobre Simão, apenas sua origem: Caná da Galileia.

Sabe-se também que foi chamado para ser um dos 12 apóstolos de Jesus, junto a Pedro, Tiago, André, João e Judas Iscariotes e Judas Tadeu.

Tiago

Irmão de João, eram chamados por Jesus: filhos do Trovão, provavelmente por seus temperamentos. Presenciou inúmeros acontecimentos importantes e é o único a ter detalhes da sua morte na bíblia.

Tiago, filho de Alfeu

Diferente do Tiago anterior, há poucos detalhes sobre esse apóstolo.

Segundo os poucos relatos Tiago se tornou missionário na Palestina, e lá teria sido crucificado.

Judas Tadeu

Ele escreveu uma carta que está presente no novo testamento. Diferente de Judas Iscariotes, ele respondeu com fidelidade a seu chamado.

O apóstolo evangelizou na Judéia, Samaria, Iduméia, Síria, Mesopotâmia e Líbia antiga.

Bartolomeu

Também existem poucas informações sobre ele na bíblia. Segundo alguns registros e estudos que não estão presentes na bíblia ele pregou na Ásia e na Índia.

Judas Iscariotes

Ele é um dos discípulos com maior número de citações nos evangelhos. Era o encarregado de andar com o dinheiro do grupo e sempre andava com Jesus. Judas é conhecido por sua traição a Jesus, em troca de 30 moedas de prata.

Por que Jesus escolheu os apóstolos?

Jesus escolheu apóstolos para que eles tivessem a responsabilidade de espalhar também o evangelho, testemunhar sobre Jesus, e também para que o ajudasse a curar o corpo e a alma dos necessitados.

Qual foi o papel dos 12 apóstolos após a morte de Jesus?

Após a Morte de Cristo, todos os 12 apóstolos de Jesus se separaram e continuaram a evangelizar, fazendo com que a palavra logo se espalhasse por todo império Romano e até além dele.

Como cada apóstolo de Jesus morreu?

Após a morte de Jesus, seus 12 apóstolos se espalharam para que cada um levasse a palavra de Deus a diversos lugares, mas o motivo da morte foi o mesmo: pregar o evangelho.

Pedro

Ele morreu crucificado em Roma de cabeça para baixo, pois não se achava digno de morrer como seu Senhor.

André

A morte de André se deu através do império Romano, que não aprovava a sua pregação no território que hoje é a Grécia. Assim como Pedro, André não se sentiu digno de morrer igual a Jesus, e foi crucificado em uma “cruz” em forma de X.

João

João foi libertado aos 90 anos de idade, e morreu 98 d.C, sendo o único apóstolo a morrer de velhice.

Filipe

Filipe evangelizou por muitos territórios, como na Palestina e na Grécia, mas, foi na Ásia menor em Hierápolis que Filipe sofreu; foi crucificado e apedrejado.

Mateus

Segundo estudos, Mateus percorreu a Pérsia, Judéia e Etiópia, onde veio a ser morto, por um ataque de espada.

Tomé

Segundo relatos Tomé morreu a flechadas a mando do rei Milapura na Índia, enquanto evangelizava lá.

Simão

Algumas fontes dizem que ele foi morto crucificado, outras dizem que foi morto queimado em uma fogueira na Armênia. A igreja católica conta que na verdade Simão foi morto serrado ao meio. Por isso, não se sabe ao certo a causa da morte de Simão.

Tiago

Tiago foi o primeiro dos 12 apóstolos de Jesus a ser morto. Foi decapitado a mando de Herodes, no ano 44 d.C.

Tiago, filho de Alfeu

A primeira hipótese é que Tiago foi crucificado na Palestina. A segunda hipótese indica que ele foi apedrejado a mando de Ananias, um sumo sacerdote que queria a denúncia de alguns Cristãos.

Judas Tadeu

Apesar de não ter muitas informações sobre sua morte, Judas Tadeu morreu no ano 70 d.C, a golpes de lança, machado e porrete.

Bartolomeu

Foi morto de forma brutal, por esfolamento (arrancamento da pele ainda vivo), por ordem do governador na cidade de Albanópolis.

Judas Iscariotes

Após trair Jesus por 30 moedas de prata, Judas se arrependeu. E sua morte se deu pelo arrependimento e remorso, Judas se enforcou.

Com este artigo você conheceu mais sobre os 12 apóstolos de Jesus.Onde, em vida deixaram sua rotina e seu trabalho para seguir o Mestre. E após a morte e ressurreição de Cristo, dedicaram o resto dos seus dias para espalhar a palavra de amor, perdão, arrependimento e fé.

1 Comment
  1. […] não é mencionado muito nos Evangelhos depois disto, mas sabemos pela tradição que ele foi um homem devoto que levantou Jesus no temor do […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.