A história de Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil e uma das maiores devoções marianas do país. Porém, muitas vezes a história da santa, que remonta ao século XVIII, é pouco lembrada, o que faz com que um valioso conteúdo histórico passe despercebido. Que tal falar um pouco sobre isso?
Conteúdo
Quem foi Nossa Senhora Aparecida?
Nossa Senhora Aparecida foi o nome atribuído à imagem da santa encontrada pelos pescadores João Alves, Felipe Pedro e Domingos Garcia, no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, no ano de 1717.
Os pescadores encontram a imagem dividida em duas partes: primeiro chegou o corpo e depois a cabeça da santa. Os três homens não haviam conseguido pescar nada, mas após terem achado a imagem conseguiram muitos peixes, de modo que a pesca milagrosa é o foi o primeiro milagre atribuído a Nossa Senhora Aparecida.

A imagem encontrada pelos pescadores tinha 36 centímetros de cumprimento, pesava 2,5 quilos e era referente a Nossa Senhora da Conceição. Porém, adoram o nome Nossa Senhora Aparecida para remeter à forma como ela chegou a João Alves, Felipe Pedro e Domingos Garcia nas águas do rio Paraíba do Sul.
Além da pesca milagrosa, mais cinco milagres são considerados os principais atribuídos a Nossa Senhora Aparecida: o milagre das velas, a intercessão para a cura de uma menina cega, a quebra dos grilhões do escravo Zacarias, o milagre do cavaleiro ateu e o salvamento de Marcelino, que tinha apenas três anos.
A devoção a Nossa Senhora Aparecida
A partir da divulgação da notícia da pesca milagrosa, a devoção a Nossa Senhora Aparecida começou a brotar. A esta altura, a imagem estava na casa de Filipe Pedroso, o mais velho dos três pescadores, que ficou com a missão de cuidar da santa.
Em 1732, para acolher os visitantes que queriam rezar diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida e pedir a intercessão da santa, Felipe confia a seu filho, Atanásio, a missão de cuidar da imagem e de construir um oratório público para ela onde as pessoas pudessem se reunir para recitar o rosário e entoar ladainhas marianas, sobretudo aos sábados.
A primeira capela a Nossa Senhora Aparecida
Com o passar dos anos a devoção a Nossa Senhora Aparecida já era bastante difundida e o oratório construído por Atanásio ficou pequeno para abrigar todos os devotos. Devido a isto, no ano de 1740, um grupo de fiéis se reuniu com o padre José Alves Vilela, vigário de Guaratinguetá, e construíram a primeira capela dedicada à santa.
Três anos mais tarde, o bispo do Rio de Janeiro, Dom Frei João da Cruz, aprovou o culto a Nossa Senhora Aparecida e autorizou a construção de uma nova igreja para propagar ainda mais a devoção.
A igreja maior que o Dom Frei João da Cruz mandou construir foi inaugurada em 26 de julho de 1745, mas, por conta do material utilizado na época, não resistiu ao tempo e em 1844 foi construído um novo templo. Atualmente essa igreja é conhecida como Basílica Velha de Nossa Senhora Aparecida.
Maior santuário mariano
A devoção à santa nunca parou de crescer. Cerca de 200 anos depois de os pescadores terem encontrado a imagem, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil. E hoje, passados quase 300 anos da construção da primeira capela dedicada a ela, os fiéis peregrinam todos os anos em direção ao maior santuário dedicado à Virgem Maria em território brasileiro.
O prédio do atual santuário dedicado a Nossa Senhora Aparecida começou a ser construído em setembro de 1946 e tem estilo neorromânico. Conta com capacidade para mais de 45 mil pessoas. A obra ainda está em processo de finalização, com a aplicação dos mosaicos nas fachadas.
A Basílica de Nossa Senhora Aparecida é o maior santuário mariano e também é considerada a segunda maior igreja do mundo, com 12 mil metros quadrados. Nos dos quesitos fica atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida é carinhosamente chamado de capital mariana do Brasil. A devoção à santa é tão grande que cerca de 12 milhões de romeiros vão à basílica anualmente.
Coroação de Nossa Senhora Aparecida
A coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi autorizada pelo Papa Pio X em fevereiro de 1904 para atender ao pedido feito pelos bispos e devotos brasileiros. A solenidade de coroação da santa aconteceu em setembro do mesmo ano e foi conduzida pelo bispo de São Paulo, Dom José de Camargo Barros.
Uma curiosidade que poucos lembram é que a coroa de Nossa Senhora Aparecida foi doada pela Princesa Isabel. Feita de ouro e brilhantes, a peça foi entregue em conjunto com o manto azul, sempre visto nas imagens da santa.
Oração a Nossa Senhora Aparecida
Existem diversas orações a Nossa Senhora Aparecida, mas ao menos uma delas é a mais divulgada. Confira abaixo.
Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida,
Mãe de Deus,
Rainha dos Anjos,
Advogada dos pecadores,
refúgio e consolação dos aflitos
e atribulados,
Virgem Santíssima,
cheia de poder e de bondade,
lançai sobre nós um olhar favorável,
para que sejamos socorridos por vós,
em todas as necessidades em que nos acharmos.
Lembrai-vos,
ó clementíssima Mãe Aparecida,
que nunca se ouviu dizer que algum daqueles
que têm a vós recorrido,
invocado vosso santíssimo nome
e implorado vossa singular proteção,
fosse por vós abandonado.
Animados com esta confiança,
a vós recorremos.
Tomamo-nos de hoje para sempre por nossa Mãe, nossa
protetora,
consolação e guia,
esperança e luz na hora da morte.
Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos
e a vosso Santíssimo Filho, Jesus.
Preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo;
dirigi-nos em todos os negócios espirituais e temporais.
Livrai-nos da tentação do demônio,
para que, trilhando o caminho da virtude,
possamos um dia ver-vos e amar-vos na eterna glória,
por todos os séculos dos séculos.
Amém.
Ao fim da oração, pode-se acrescentar rezar uma Ave Maria ou uma jaculatória mariana.
A história de Nossa Senhora Aparecida é muito rica e conhecer ao menos uma parte dela é muito importante para aumentar o amor e devoção pela Santa Mãe de Deus.
[…] chamado de São João da Cruz ocorreu quando o mesmo tinha por volta de 21 anos, no ano de 1563, quando ele entrou na ordem […]
[…] pescadores começaram a rezar, pedindo a intercessão de Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira do Brasil. De repente, as redes se soltaram e os pescadores puderam trazer suas […]