A história de São Sebastião

0

São Sebastião, é muito conhecido como o santo guerreiro de dois exércitos e como protetor contra a peste e doenças contagiosas. O santo tem uma história de luta contra romanos e caçadores de cristãos.

Por isso, confira neste artigo quem foi e qual a oração de São Sebastião.

Conteúdo

Quem era São Sebastião?

Ele nasceu em 256 DC, num vilarejo onde hoje conhecemos como a França e ainda criança, sua família mudou-se para Milão, na Itália. Ainda muito jovem, São Sebastião entrou para o poderoso exército romano, seguindo a profissão de seu pai.

Quem era São Sebastião?
Quem ele era. Fonte/Reprodução; original.

Suas qualidades militares logo se destacaram entre os soldados, o que o fez assumir o posto de capitão da importante guarda pretoriana, cuja missão era cuidar da família imperial.

Os martírios de São Sebastião

Apesar de toda a sua dedicação ao Império, a cada dia que passava, o futuro santo se incomodava com as perseguições e as barbáries que eram cometidas contra os cristãos que na época eram vistos como bandidos. O que mais o comovia era a situação lastimável dos que eram feitos prisioneiros simplesmente por seguirem as palavras de Cristo.

Por este motivo, São Sebastião, sempre que podia, deixava de lado suas obrigações militares e se dirigia aos cárceres para levar toda ajuda que podia, além de palavras de consolo e esperança. 

Seus gestos generosos influenciaram muitos de seus colegas soldados, que se converteram ao cristianismo. Mas, Sebastião seguiu fiel servidor do imperador e do exército romano. Esse é o motivo pelo qual ele é conhecido por ter servido a dois exércitos: o romano e o de Deus.

Prisão e morte de São Sebastião

Quando o imperador Diocleciano recebeu a notícia de que havia soldados cristãos em suas tropas, iniciou uma grande caçada.

Quando soube que o tão querido soldado Sebastião tinha se tornado seguidor de Jesus, ele tentou fazê-lo abandonar a sua fé em Cristo. Porém, Sebastião, mesmo sob todas ameaças, manteve firme a sua crença no cristianismo. O Imperador então, diante da insistência de Sebastião, o condenou a uma morte cruel. Ordenou que o soldado traidor do império fosse amarrado a uma árvore sem suas vestes e mandou que arqueiros lhe dessem flechas. O corpo de Sebastião foi deixado ali, dado como morto.

Eis que alguns cristãos passaram pelo local e Irene, uma viúva cristã, percebeu que ainda havia vida naquele corpo cravejado de flechas romanas. A mulher resolveu levá-lo para a sua casa para cuidar de seus graves ferimentos.

A basílica de São Sebastião

Após a recuperação, São Sebastião foi até o imperador Diocleciano para pedir o fim da perseguição à fé cristã. Ao ver que ainda estava vivo, a ira do imperador o fez ordenar o espancamento do ex-soldado até a morte e, com medo que seus restos mortais virassem objeto de adoração pelos cristãos, Diocleciano ainda mandou que o corpo torturado fosse jogado nos esgotos de Roma.

Porém, São Sebastião apareceu para a jovem Luciana, lhe contou onde seus restos mortais estavam e pediu-lhe que fosse enterrado com dignidade. Após esse milagre, São Sebastião foi canonizado com o apoio da população e ganhou a titulação de defensor glorioso da igreja de Cristo.

Nas proximidades do lugar onde o corpo do Santo foi encontrado, Constantino, o primeiro imperador romano cristão, mandou levantar uma basílica em honra do Santo guerreiro.

Oração de São Sebastião

São Sebastião também é conhecido como o santo protetor contra a peste e doenças contagiosas, pois quando suas relíquias foram levadas para a basílica de São Paulo atravessando Roma, uma terrível peste que dominava a cidade desapareceu. Conheça abaixo a poderosa oração protetora de São Sebastião.

“Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão, hoje pedimos a vossa intercessão junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por  destes a vida. Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim, pedi a Jesus por nós para que sejamos testemunhas do amor de Deus. Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus, pedi-Lhe por nós, para que aumente a nossa esperança na ressurreição. Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente o nosso amor para com todos. Glorioso mártir São Sebastião, protegei a nós e a nossos animais contra o contágio da peste, as epidemias, as doenças e a fome; defendei nossos rebanhos e nossas plantações, que são dons de Deus para o nosso bem e para o bem de todos, livrai-nos da guerra e defendei-nos do pecado, que é o maior de todos os males. São Sebastião, rogai por nós.

Agora que você sabe a oração de São Sebastião pode rezar para o santo quando você ou alguém estiver passando por algum problema de saúde.

Por fim, no Brasil São Sebastião é considerado o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, pois segundo conta a lenda, em 1567, teria lutado ao lado dos índios contra a invasão francesa na Baía da Guanabara.

Leave A Reply

Your email address will not be published.