A história de São Tomé de Aquino

0

São Tomás de Aquino é um dos santos católicos mais renomados da história, considerado “padroeiro dos estudantes”, tendo sido canonizado no dia 18 de julho do ano de 1323.  Ele ainda ganhou o título de “Doutor da Igreja” no ano de 1567.

Um pouco fora do contexto religioso, Tomás de Aquino ganhou bastante notoriedade no campo da Filosofia, um dos principais estudiosos e divulgadores do pensamento aristotélico, tendo conseguido adaptar ideias do filósofo grego para a teologia cristã

Conteúdo

Quem foi Tomás de Aquino?

Tomás de Aquino nasceu e viveu parte de sua infância em um castelo que ficava a seis quilômetros e meio do norte da cidade de Aquino, na região sul da Itália. Local esse sendo essencial para seu arcabouço intelectual.

Desde muito novo ele apresentou ter uma predisposição intelectual alta, em que unindo com seu temperamento religioso, foram essenciais por sua escolha vocacional e também pela sua forma de pregação religiosa.

Quem foi Tomás de Aquino?
Devoção de São Tomás de Aquino. Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Sua decisão de entrar na vida religiosa, dentro da ordem dominicana, causou bastante aversão por sua família, que acabou motivando com que eles o prendessem no alto do castelo em que havia nascido.

Ele ficou preso durante o período de um ano, em que aproveitou para ler a Bíblia e estudar as principais obras de Aristóteles, tendo ficado impressionado com a ideia de “Metafísica” apresentada pelo filósofo grego. Foi nessa época que ele começou a querer adaptar os conceitos aristotélicos ao contexto cristão.

Tomás de Aquino viveu em uma época da Idade Média que as pessoas estavam cada vez mais apegadas às explicações científicas e, consequentemente, confrontando muito das ideias que a igreja vinha apresentando. Cada vez mais a explicação emocional baseada somente na fé não estava sendo essencial para converter novas pessoas.

Em meio a isso, São Tomás encontrou na abordagem científica de Aristóteles a ferramenta necessária para conseguir promover melhor os ideais cristãos. Ele voltou a apresentar o pensamento grego para dentro da igreja após 8 séculos, sendo a primeira vez feita por Santo Agostinho, quando adaptou os pensamentos de Platão para a Doutrina Cristã.

Quais eram as ideias de São Tomás de Aquino?

Como falado anteriormente, São Tomás de Aquino se inspirou em muitos pensamentos de Aristóteles para sua composição de ideias. Ele usou os ideais aristotélicos para conseguir explicar melhor alguns tópicos importantes para o mundo, como a origem do universo e a formação de uma conjuntura política.

Em sua obra “Suma contra os gentios”, Tomás de Aquino explica a existência de Deus do ponto de vista lógico, por meio da ideia de “Motor Imóvel”, fundamentada por Aristóteles. Ele afirma que “tudo que se move é movido por alguma outra coisa”, surgindo daí uma cadeia de causa e consequência, acompanhada em uma espécie de série regressiva.

Dessa forma, chegaremos a um primeiro motor, sendo o responsável por criar todos os movimentos. 

Apesar de o filósofo grego não ter tido a intenção de querer explicar a existência de Deus, São Tomás viu uma forma racional nessa argumentação e lógica de explicar a origem e o funcionamento de Deus, sendo o “criador que cria as criaturas, mas que não precisou de alguém que o criasse antes”.

No âmbito político, São Tomás de Aquino observou o conceito de “Animal Político” que Aristóteles concebeu, a qual explicou que viver em comunidade é algo inerente ao ser humano. Ele expandiu essa explicação, ao afirmar que essa tendência dos homens ocorre por conta de sua habilidade de falar.

Por meio desse artifício, as pessoas conseguem possuir maneiras mais variadas de se comunicar, diferente dos animais, a partir disso, viu ser uma ferramenta essencial que facilitava e expandia formas de organização social. 

Tomás de Aquino imaginava uma concepção política em que existiriam dois poderes diferentes que deveriam conviver por meio de uma relação de subordinação, sendo eles: o poder temporal e espiritual. Para ele, o Papa seria a autoridade responsável pelas questões religiosas e o Rei pelos assuntos políticos do cotidiano.

 Os milagres do intelecto

Toda a contribuição intelectual de São Tomás de Aquino foi essencial para que fosse realizada sua canonização. Apesar de não ter feito dois milagres, como geralmente ocorre com os santos que são canonizados, ele conseguiu esse título por conta de seu exemplo de santidade e sua vasta produção acadêmica da Doutrina Cristã.

No ano de 1323, quando estava sendo analisada sua provável canonização, o Papa João XII afirmou que Tomás de Aquino tinha tantos milagres quanto artigos acadêmicos. Por isso muitos dizem que seus milagres vem do intelecto.

Oração a São Tomás de Aquino

Por conta de seu histórico acadêmico e sua vida dedicada aos estudos, São Tomás de Aquino acabou sendo considerado o padroeiro dos estudantes, professores e da escola pública. Sua oração é essencial para quem está enfrentando uma vida de longos estudos.

Por isso, se você é algum estudante que está estudando na escola, faculdade, vestibular ou para concurso público e acha que não consegue aguentar essa rotina, sugiro conhecer a oração de São Tomás de Aquino. Confira ela abaixo:

“Criador Inefável, 

Vós que sois a fonte verdadeira da luz e da ciência, 

Derrama a mim sobre as trevas da minha inteligência um raio da vossa claridade. 

Me der inteligência para conseguir compreender, 

memória para reter, 

facilidade para aprender, 

sutileza para interpretar 

e graça abundante para falar. 

Meu Deus, semeia em mim a semente da sua própria bondade. 

Fazei-me pobre sem ser miserável, 

humilde sem fingimento, 

alegre sem superficialidade, 

sincero sem hipocrisia; 

que faça o bem sem presunção, 

que corrija o próximo sem arrogância, 

que admita a sua correção sem soberba; 

que a minha palavra e vida sejam coerentes. 

Concedei-me, Verdade das verdades, 

inteligência para conhecer-Vos, 

diligência para Vos procurar, 

sabedoria para Vos encontrar, 

uma boa conduta para Vos agradar, 

confiança para esperar em Vós, 

constância para fazer a Vossa vontade. 

Orientai, meu Deus, a minha vida; 

concedei-me saber o que me pedis 

e ajudai-me a realizá-lo 

para o meu próprio bem 

e de todos os meus irmãos. 

Amém.” 

Agora que conhece a prece, vamos aprender um pouco mais sobre São Tomás de Aquino.

Qual o dia de São Tomás de Aquino?

O dia 28 de janeiro foi escolhido para ser a data do festejo litúrgico de São Tomás de Aquino. A escolha da data foi porque ela coincide com o dia em que os seus restos mortais foram encontrados, na França, mais precisamente em Toulouse.

Considerações Finais

Ao decorrer do artigo ficou perceptível o quanto São Tomás de Aquino agregou bastante para a história da igreja, principalmente por conta de sua produção acadêmica. Ele conseguiu unir ideias racionais e seculares de Aristóteles com a dogmática Cristã. 

São Tomás de Aquino, além de um Santo, doutor da igreja, também é um dos maiores nomes da filosofia ocidental, principalmente por retomar e atualizar alguns estudos da filosofia grega.

Leave A Reply

Your email address will not be published.