Neste episódio bíblico, encontramos Balaão, um profeta de Deus, sendo contratado pelo rei de Moabe, Balaque, para amaldiçoar o povo de Israel. No entanto, Deus não permitiu que Balaão amaldiçoasse Israel e, ao invés disso, profetizou sobre a grandeza e a separação de Israel. A primeira profecia de Balaão nos mostra que Deus é fiel e que Ele trata o Seu povo com misericórdia e amor. Essa passagem bíblica nos ensina que, mesmo quando as circunstâncias parecem desfavoráveis, Deus pode nos proteger e nos abençoar. Devemos confiar Nele e nos submetermos à Sua vontade, pois Ele sabe o que é melhor para nós.
Conteúdo
Tabela sobre A primeira profecia de Balaão (episódio bíblico)
Personagem | Lição |
---|---|
Balaão | Obedecer a Deus acima de tudo e seguir o que Ele nos diz. |
Balaque | Não tentar forçar ou manipular outras pessoas para fazer o que não é de Deus. |
A primeira profecia de Balaão (episódio bíblico)
Todas as passagens da Bíblia sobre o episódio “A primeira profecia de Balaão”.
NÚMEROS 23
1 Balaão disse a Balaque: “Construa para mim aqui sete altares e prepare-me sete
novilhos e sete carneiros”.
2 Balaque fez o que Balaão pediu, e os dois ofereceram um novilho e um carneiro
em cada altar.
3 E Balaão disse a Balaque: “Fique aqui junto ao seu holocausto, enquanto eu me
retiro. Talvez o Senhor venha ao meu encontro. O que ele me revelar eu contarei
a você”. E foi para um monte.
4 Deus o encontrou, e Balaão disse: “Preparei sete altares, e em cada altar
ofereci um novilho e um carneiro”.
5 O Senhor pôs uma mensagem na boca de Balaão e disse: “Volte a Balaque e dê-lhe
essa mensagem”.
6 Ele voltou a Balaque e o encontrou ao lado de seu holocausto, e com ele todos
os líderes de Moabe.
7 Então Balaão pronunciou este oráculo:
“Balaque trouxe-me de Arã,
o rei de Moabe
buscou-me nas montanhas do oriente.
‘Venha, amaldiçoe a Jacó para mim’,
disse ele,
‘venha, pronuncie ameaças
contra Israel!’
8 Como posso amaldiçoar
a quem Deus não amaldiçoou?
Como posso pronunciar ameaças
contra quem o Senhor não quis ameaçar?
9 Dos cumes rochosos eu os vejo,
dos montes eu os avisto.
Vejo um povo que vive separado
e não se considera
como qualquer nação.
10 Quem pode contar o pó de Jacó
ou o número da quarta parte de Israel?
Morra eu a morte dos justos,
e seja o meu fim como o deles!”
11 Então Balaque disse a Balaão: “Que foi que você me fez? Eu o chamei para
amaldiçoar meus inimigos, mas você nada fez senão abençoá-los!”
12 E ele respondeu: “Será que não devo dizer o que o Senhor põe em minha boca?”
A Primeira Profecia de Balaão
De acordo com o livro de Números, capítulo 23, Balaão foi convocado por Balaque, rei de Moabe, para amaldiçoar o povo de Israel. Balaque construiu sete altares e preparou novilhos e carneiros para o sacrifício. Balaão pediu a Balaque que se afastasse enquanto ele se retirava para um monte para orar ao Senhor.
A Revelação de Deus para Balaão
Deus encontrou Balaão e lhe deu uma mensagem para levar a Balaque. Balaão então proferiu um oráculo: “Balaque trouxe-me de Arã, o rei de Moabe, buscou-me nas montanhas do oriente. ‘Venha, amaldiçoe a Jacó para mim’, disse ele, ‘venha, pronuncie ameaças contra Israel!’ Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? Como posso pronunciar ameaças contra quem o Senhor não quis ameaçar? Dos cumes rochosos eu os vejo, dos montes eu os avisto. Vejo um povo que vive separado e não se considera como qualquer nação. Quem pode contar o pó de Jacó ou o número da quarta parte de Israel? Morra eu a morte dos justos, e seja o meu fim como o deles! “
A Reação de Balaque
Balaque ficou chocado com o que Balaão disse e o acusou de não ter cumprido o que ele havia pedido. Balaão respondeu que deveria dizer o que Deus colocou em sua boca.
Conclusão
Esta passagem nos ensina que devemos sempre ouvir a Deus e falar as palavras que Ele nos dá. Devemos confiar que Ele nos guiará com sabedoria e nos dará as palavras certas para dizer. Devemos também lembrar que, como Balaão, devemos seguir a vontade de Deus acima de tudo.
A primeira profecia de Balaão
Balaão era um profeta fiel a Deus e que fez muitas profecias. Ele foi chamado para amaldiçoar Israel, mas ao invés disso, ele abençoou o povo. A primeira profecia de Balaão foi narrada no livro de Números, capítulo 23.
Balaão foi convidado por Balaque, rei de Moabe, para amaldiçoar o povo de Israel. Balaão então construiu sete altares e ofereceu novilhos e carneiros em cada altar. Balaão então foi para um monte e Deus o encontrou. Deus então deu uma mensagem a Balaão para dar a Balaque.
Quando Balaão voltou para Balaque, ele pronunciou um oráculo, que dizia: “Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? Como posso pronunciar ameaças contra quem o Senhor não quis ameaçar? Dos cumes rochosos eu os vejo, dos montes eu os avisto. Vejo um povo que vive separado e não se considera como qualquer nação.” Balaque ficou furioso e perguntou a Balaão o que ele havia feito. Balaão respondeu que só disse o que Deus havia lhe dito.
FAQ sobre a primeira profecia de Balaão
O que aconteceu na primeira profecia de Balaão?
Balaão foi chamado por Balaque, rei de Moabe, para amaldiçoar o povo de Israel. Contudo, em vez disso, Balaão proferiu uma profecia de bênção sobre Israel.
Qual foi a mensagem da profecia de Balaão?
A mensagem da profecia de Balaão foi que Deus não amaldiçoou ou ameaçou o povo de Israel. Balaão viu o povo de Israel como um povo que vive separado e não se considera como qualquer nação.
Qual foi a reação de Balaque à profecia de Balaão?
Balaque ficou furioso com a profecia de Balaão e perguntou a Balaão o que ele havia feito. Balaão respondeu que só disse o que Deus havia lhe dito.