Neste artigo, vamos discutir o tema de que, apesar do fato de que não sabemos o que acontecerá amanhã, Deus tem um plano para nós. Como diz a Bíblia, “Tudo o que o Senhor quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos.” Deus sabe o que está por vir e tem o poder de realizar seus propósitos. Vamos olhar para as Escrituras para entender melhor como Deus está no controle de nossas vidas e como podemos confiar nele para nos guiar no nosso caminho.
Conteúdo
Tabela sobre A Última Palavra vem do Senhor
Característica | Descrição |
---|---|
A Palavra de Deus | Inabalável e eterna |
A Sabedoria de Deus | Tudo o que Deus quis, fez |
A Fé em Deus | Tudo podes, nenhum dos teus propósitos pode ser impedido |
A Vontade de Deus | Atende aos seus próprios desígnios, até o ímpio |
Reflexão sobre as passagens bíblicas
Começamos nossa reflexão com a passagem de Tiago 4:14: “Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” Esta passagem nos lembra que não sabemos o que o amanhã nos trará. Não podemos controlar tudo o que acontece em nossas vidas. É por isso que devemos nos preparar para a vida, como se fôssemos viver para sempre, mas também nos preparar para a morte, pois não sabemos quando ela chegará.
A seguir, temos a passagem de Tiago 4:15: “Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.” Esta passagem nos ensina que devemos usar o nosso tempo de forma produtiva, pois não sabemos o que o amanhã nos trará. Devemos nos lembrar de que todas as coisas dependem de Deus, e que Ele tem o controle de tudo o que acontece.
Mateus 24:35 nos diz: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” Esta passagem nos ensina que as palavras de Deus são eternas, e que elas nunca passarão. Deus nos promete que as Suas palavras sempre serão verdadeiras e confiáveis.
Estejamos atentos, pois a passagem de Eclesiastes 3:14 nos diz: “Tudo o que o Senhor quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos.” Esta passagem nos ensina que Deus tem o controle de tudo o que acontece, que Ele está no controle de todas as coisas. Deus tem o plano maior para cada um de nós, e Ele sabe o que é melhor para nós.
Em Jeremias 1:12 lemos: “Eis que vem, e se cumprirá, diz o Senhor DEUS; este é o dia de que tenho falado.” Esta passagem nos lembra de que Deus cumpre Suas promessas, e que nada pode impedir que Ele cumpra o que Ele disse que faria. Deus não nos deixa desamparados, e Ele sempre nos dá forças para suportar as dificuldades da vida.
“Porém, o Senhor disse a Moisés: Teria sido encurtada a mão do Senhor? Agora verás se a minha palavra se há de cumprir ou não.” (Números 11:23). Esta passagem nos ensina que Deus sempre cumpre o que Ele diz, e que Ele não desiste de nós, mesmo quando estamos em dificuldades. Deus é fiel a Suas promessas, e Ele sempre nos ajuda quando precisamos.
Em Colossenses 1:17 lemos: “E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” Esta passagem nos ensina que Deus é o criador de tudo o que existe, e que Ele é o responsável por todas as coisas. Deus é todo-poderoso, e nada é impossível para Ele.
A passagem de Números 23:19 diz: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” Esta passagem nos ensina que Deus é fiel às Suas promessas, e que Ele sempre cumpre o que diz. Deus é fiel e honesto, e o que Ele diz, Ele fará.
Isaías 55:11 diz: “Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” Esta passagem nos ensina que as palavras de Deus são poderosas, e que elas sempre cumprem o que Ele diz. Deus nos dá autoridade para fazer o que Ele nos pede, e para cumprir o que Ele disse que faríamos.
Em Jeremias 32:27 lemos: “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.” Esta passagem nos ensina que Deus é todo-poderoso, e que nada pode impedir o que Ele deseja. Deus é o Senhor de todas as coisas, e Ele tem o controle de tudo o que acontece.
A passagem de Provérbios 16:1 diz: “Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.” Esta passagem nos ensina que devemos confiar em Deus para que Ele nos guie. Deus nos dá sabedoria e discernimento para que possamos tomar decisões sábias.
E, por fim, temos a passagem de Provérbios 21:30: “O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal.” Esta passagem nos ensina que Deus tem um plano para todas as pessoas, mesmo para aquelas
A Última Palavra vem do Senhor
Em toda a Escritura Sagrada, o Senhor nos ensina que a sua palavra é a última e definitiva, e que a sua vontade deve ser a nossa prioridade. Os versículos abaixo trazem um apelo para estarmos atentos a vontade divina:
“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É
um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” (Tiago 4:14)
“Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto
ou aquilo.” (Tiago 4:15)
“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” (Mateus 24:35)
A primeira coisa que o Senhor nos ensina nesta passagem é que não sabemos o que acontecerá amanhã, o que nos lembra que o nosso conhecimento é limitado. A vida é frágil e fugaz, mas a palavra de Deus é eterna. Devemos nos esforçar para pegar a mensagem que o Senhor nos comunica através de seus versículos.
“Tudo o que o Senhor quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os
abismos.” (Salmos 135:6)
O Senhor tem todo o poder e nenhuma coisa é demasiado difícil para Ele. O versículo nos lembra que não devemos nos preocupar com as circunstâncias da vida, mas que devemos confiar no Senhor para que Ele guie nossos passos e responda às nossas orações.
“Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.” (Jó 42:2)
“Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.” (Provérbios 16:1)
Por fim, este versículo serve para nos lembrar que, apesar da nossa limitação, é o Senhor quem tem a última palavra. O homem pode ter os seus planos e desejos, mas são as palavras de Deus que estabelecem o seu destino.
Estes versículos nos ensinam que devemos colocar a nossa fé no Senhor e ouvir o que Ele diz. Se permosemos que a sua vontade seja feita em nossas vidas, experimentaremos a bênção de estar em comunhão com o Criador.
Pergunta 1: O que significa “a última palavra vem do Senhor”?
Resposta: Significa que o Senhor tem o último dizer em tudo o que acontece, pois Ele é o Criador e Governador do universo. Ele tem o poder de realizar o que Ele promete e Ele é quem determina o que acontecerá em nossas vidas. Portanto, o Senhor é o último a ter a palavra e a decidir o que acontecerá.
Pergunta 2: Por que devemos buscar aconselhamento e conselhos na Palavra de Deus?
Resposta: Devemos buscar aconselhamento e conselhos na Palavra de Deus porque é a Única fonte infalível de sabedoria. A Palavra de Deus contém princípios eternos que nos dão orientação e direção para nossas vidas. Quando buscamos aconselhamento e conselhos na Palavra de Deus, podemos ter certeza de que estamos em conformidade com o que o Senhor quer para nós.
Pergunta 3: O que significa “Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo”?
Resposta: Significa que devemos sempre buscar a direção de Deus antes de tomar qualquer decisão em nossas vidas. Devemos reconhecer que somos dependentes de Deus para o sucesso de nossos planos e esforços. Devemos orar para que Deus nos conceda sabedoria e discernimento para que possamos tomar as decisões certas.
Pergunta 4: O que significa “Eis que vem, e se cumprirá, diz o Senhor DEUS; este é o dia de que tenho falado”?
Resposta: Significa que Deus tem um plano para todas as coisas, e Ele cumprirá o que Ele falou para nós. Devemos sempre recordar que Deus é fiel à Sua Palavra e que Ele tem o poder de realizar o que Ele promete. Portanto, não devemos jamais duvidar da Palavra de Deus ou permitir que nosso coração se desvie dos Seus propósitos.
Pergunta 5: O que significa “E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”?
Resposta: Significa que Deus é eterno e que Ele existe antes de todas as coisas. Ele é o Criador e Governador do universo, e todas as coisas existem por Sua vontade. Ele é o Senhor de todas as coisas e Sua Palavra é onipotente. Portanto, devemos sempre glorificar a Deus por Sua grandeza e eternidade.