A Viúva e o Juiz Iníquo – Parábola de Jesus

A viúva e o Juiz Iníquo, foi uma daquelas histórias contadas sobre fatos comuns na vida do povo judeu.

A viúva e o Juiz Iníquo

Esta parábola tornou-se a favorita das pessoas que acreditam que, se a insistência pode fazer pessoas  más agirem com justiça, por qual motivo a oração continua não moveria a bondosa mão de Deus?

Se deseja saber um pouco mais dessa parabola do reino de Deus, fique conosco, e nos acompanhe na leitura.

A viúva e o Juiz Iníquo- Parábola de Jesus

Abaixo você irá conhecer na integra a parábola da viúva e o juiz iniquo.  Ela é uma versão  registrada no Novo Testamento como ensinamento de Jesus, portanto não deixe de ler essa linda passagem bíblica:

Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Ele disse: “Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens.

E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário’. “Por algum tempo ele se recusou.

Mas finalmente disse a si mesmo: ‘Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens, esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça para que ela não venha mais me importunar’ “.

E o Senhor continuou: “Ouçam o que diz o juiz injusto. Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar?

Eu digo a vocês: Ele lhes fará justiça e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?” Lucas 18:1-8

Como a viúva era tratada pela sociedade nos dias de Jesus

Todas as épocas e culturas passam por variações diversas com respeito ao tratamento oferecido as pessoas idosas, aos órfãos e viúvas.  No Japão por exemplo, o idoso tem seu lugar de respeito e consideração, mas nem em todos os paises acontece assim.

Não estenderemos o assunto para nossos dias, mas, vamos conhecer um pouco, a Palestina na época de Jesus. Sabe-se que naquele tempo, as viúvas eram severamente descriminadas.

Uma primeira discriminação vem da própria condição de ser mulher, e ainda mais viúva?

o Juiz iniquo

Veja o que Cassonatto nos diz em suas pesquisas:

 – Na época de Jesus, a mulher tinha pouca participação na sociedade seu mundo era o cuidado da casa e filhos. O homem senhor absoluto na estrutura da família patriarcal, tinha todos os privilégios.

Um sofrimento surgia da descriminação e empobrecimento que a mulher tinha quando se tornava viúva. Sem condições para trabalhar, com o peso de seus filhos, tinham condição desprezível na sociedade.

Ajuda às viúvas

O judeus do tempo de Jesus, com base nas escrituras, eram induzidos a auxiliarem às viúvas. Este ato, passou a ser uma das obras de misericórdia no judaísmo.

A condição das viúvas e de seus filhos órfãos eram de extrema necessidade, contudo, elas não eram respeitadas por corruptos pois não tinham um homem que os protegessem depois da morte do pai de familia.

O que Jesus pensava

Jesus valorizava a mulher, e procurava destaca-la dentro da sociedade judaica, mas condenava veementemente as pessoas que exploravam os órfãos e as viúvas. (Marcos 12,40; Lucas 20,47).

Para mostrar o quanto se importava com as viúvas, realizou o milagre da ressurreição do filho da viúva de Naim (Lucas 7,11-17).

Desta forma, ele devolveu para aquela senhora, não apenas o filho, mas ainda um homem, que de acordo com a lei judaica, devia cuidadr da mãe viúva.

A viúva que Jesus fez referência em sua parábola, estava  insistindo com um juiz corrupto e mal, pois sabia que ele tinha o poder de resolver a questão dela,.

Contudo, o mesmo, não queria se incomodar em atender a uma mulher pobre. Mas, de tanto o importunar todos os dias, ele decidiu fazer justiça uma vez para que pudesse ficar em paz.

 Jesus usa essa comparação para mostar que, semelhante ao que aconteceu com a viuva, a qual teve sua petição respondida, assim acontece com aqueles que insistem em orar sempre, pedindo a Deus por um milagre.

Jesus disse que Deus faz justiça, para com  aqueles que o buscam constantemente, mesmo que pareça demorar, ele jamais vai falhar.          

Fim

Se gostou da parábola que conta sobre a viúva e o Juiz Iníquo, acompanhe outros textos de nosso site, deixe seu comentario e compartilhe, temos prazer em trazer bons assuntos para compartilhar com vocês.

Um abraço e logo estaremos de volta

Sobre

Besoul is fascinating about clothes, happy living and beauty! We want you to share our interests and find something you might love from your heart. We regularly post news and blogs to make you happy!
© 2019 Site feito pelo grupo B20.