Aprenda a fazer orações para saúde

0

Orações para saúde é sem dúvida uma forma de vencermos em tempos de sofrimento e dores físicas e emocionais, ou até mesmo quando sentimos desanimados. Assim, buscar conforto através das orações para saúde ajuda a renovar as esperanças e ganhar forças. 

Seja com o poder da reza ou o poder da oração, hoje você terá a chance de aprender mais sobre como acalmar a mente e também revigorar seu corpo doente.

Além disso, é sempre bom fazer o uso das orações para saúde ao lembrar de uma pessoa querida em sofrimento ou enferma. Tal gesto pode ajudar a encontrarmos um pouco de paz em tempos turbulentos. 

Doenças são tratadas com ajuda profissional médica e cuidados pessoais com a saúde. Porém, saiba que muitas pessoas também se fortalecem nas orações para saúde, orações para cura de problemas no organismo humano, e com fé obtém grandes milagres! 

Hoje mesmo a energia divina está disponível para você buscar, e em tempos de pandemia, nada como ter por perto orações para saúde retiradas da Bíblia e orações para saúde inspiradas na obra de vida de pessoas abençoadas como santos e padres. Confira!

O que são orações para saúde?

As orações para saúde são atos de amor pelo próximo que está enfermo e também pelos que batalham na linha de frente pela cura. Ou seja, é um hábito diário de elevar nossos bons pensamentos e desejos de cura e bênçãos para quem precisa. Bem como para nós mesmos.

Você sabe ao certo que orações para saúde são recomendações bíblicas e cristãs. Nesse sentido, temos vários salmos que  trazem essa mensagem, como o Sl 6 ー o qual logo mais iremos conhecer para você citar de onde estiver.

O que são orações para saúde?
Orações para a saúde. Fonte/Reprodução: original.

O poder das orações para saúde é gloriosamente revelado quando lemos passagens que dizem sobre as pessoas se aproximarem de Jesus e clamarem a Ele, e elas logo sentirem o milagre da cura. 

Jesus, de fato, atendeu muitos doentes de perto que clamavam pela restituição da saúde. Mas veja só o caso muito bonito que podemos ler no livro de Lucas em uma ocasião em que usaram orações para saúde. 

De acordo com Lc 7, 6-7, havia um grupo de judeus que foi até Jesus pedir pela cura de um centurião romano muito doente. Na verdade, o centurião não queria incomodar Jesus e então disse uma das orações para saúde e cura mais bonitas:

 “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa […] Mas dize uma palavra, e meu servo ficará curado”.

Sem dúvidas foi um ato de fé através de um exemplo de orações para saúde que devemos copiar.

Pense em como esse ano, ainda com a presença da pandemia da COVID-19, precisamos usar as orações para saúde em favor daquelas pessoas afetadas por essa doença, seus familiares e profissionais envolvidos nessa batalha.

Orações para a saúde

Vamos superar esse momento juntos a partir de algumas orações para saúde que expressam exatamente a dor e a necessidade da cura. 

Orações para a saúde
Oração. Fonte/Reprodução: original.

Você pode copiar, imprimir ou simplesmente confessá-las agora mesmo enquanto as lê:

A graça da cura

A cura física é uma graça especial que Deus deixa para nós, especialmente porque isso contribui para a nossa vida espiritual e a salvação. Aprenda essa primeira das orações para saúde baseada na graça da cura:

“Glorioso anjo São Rafael, grande príncipe do tribunal celestial, tu és ilustre pelos teus dons de sabedoria e graça. Tu és o guia daqueles que viajam por terra, mar ou ar, consolador dos aflitos e refúgio dos pecadores. 

Eu imploro, ajuda-me em todas as minhas necessidades e em todos os sofrimentos da minha presente vida, como uma vez ajudaste ao jovem Tobias, em suas viagens, porque és a ‘medicina de Deus’. 

Eu humildemente rezo para curar as muitas enfermidades da minha alma e os males que afligem o meu corpo e, especialmente, peço-te um favor (faça o seu pedido), e peço também a graça da pureza para estar preparada para ser o templo do Espírito Santo. 

Deus, com grande sabedoria, direciona o ministério dos anjos e dos homens. Concedei àqueles que sempre ministram a vós no Céu o poder de defender-nos durante a nossa vida na Terra. Amém!”

Coloque em suas orações para saúde cada momento que a doença se manifestar, não importa o lugar, pois a graça da cura chega hoje a você. 

Proteção em dobro

Orações para saúde são poderosas pelo fato de trazerem a proteção redobrada sobre nós e nossa família. Ore  assim:

“Deus pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, que deu a seu filho, Jesus Cristo, um poder infinito sobre todas as forças que existem na terra, no espaço e no inferno, perdoe todos os nossos erros e pecados, livre-nos de nossos sofrimentos e tentações, angústias, desânimos e desesperos e tire a confusão de nossa cabeça. 

Pedimos também para afastar da nossa casa e da de nossos vizinhos e parentes, toda a inveja e falsidade e preservá-las de incêndios, arrombamentos e roubos. Que Deus impeça toda a ação diabólica do mau espírito contra as nossas famílias. 

Que nosso anjo da guarda vigie durante a noite para que tenhamos um sono tranquilo e reparador. Deus de infinita bondade e misericórdia, que pela vossa palavra podeis curar doenças e enfermidades, pelo vosso poder, dai saúde às pessoas que vos recomendamos (fale o nome das pessoas ou famílias). Tende compaixão delas, restituí-lhes a saúde, a coragem, a tranquilidade e o gosto de viver, para que possam dar-vos graças com a alma transbordante de paz e alegria. 

Por Jesus Cristo, nosso senhor. Assim seja.”

Diga o nome de seus entes queridos, peça pela proteção deles até para que a prevenção seja eficaz e não venha nenhuma doença repentina.

Fortalecer contra doenças

Apresente sua fome e sede pelo que o Divino Espírito Santo pode nos dar. Peça força a ele nas orações para saúde como essa:

“Senhor, tende piedade de nós, Jesus Cristo, tende piedade de nós, Senhor Deus, tende piedade de nós, Senhor Deus, curai-nos dos males dos ossos, tende piedade de nós Senhor Deus, dais vida aos nossos olhos, tende piedade de nós Divino Espírito Santo, ouvi-nos em nossa dor, tende piedade de nós Divino Espírito Santo, fortaleçais os nossos músculos, tende piedade de nós Divino Espírito Santo, conservais os nossos membros, tende piedade de nós Santíssima Trindade, abençoais nossa cabeça, tende piedade de nós Santíssima Trindade, conservais em perfeito estado os nossos órgãos vitais, tende piedade de nós Deus Pai Todo-Poderoso, purificais o nosso corpo, tende piedade de nós Deus Pai Todo-Poderoso, alimentais a nossa alma, tende piedade de nós Deus abençoado, atendei-os em nossas necessidades. Tende piedade de nós, Jesus Santíssimo, rogais por nós!”

Uma dica especial é proferir suas orações para saúde e fortalecer contra doenças antes de se alimentar ou se medicar. Creia na sua recuperação!

Para ter mais forças

Está com falta de fé? Aprenda essas palavras que é uma das orações para saúde mais sinceras e rápidas para você começar:

“São Timóteo, eu convido a se reunir comigo para orientar-me a restaurar minha fé, pois há algum tempo não estou me sentindo uma verdadeira cristã. Gostaria muitíssimo que fosse a luz que me guiasse para o caminho da glória espiritual e celestial. 

Não me deixe perdida, São Timóteo. Entre em meu coração e fortaleça a santa paz. Ainda lhe peço: cuide de meus problemas de saúde, pois têm me atrapalhado muito nos meus afazeres diários. Dê-me força para enfrentar tudo isso com a sua grande ajuda. Rogai por mim, São Timóteo!”

Sinta agora esse renovo e força para seguir seu tratamento com fé ou crer na cura de pessoas queridas.

Blindar a saúde

Reaja e diga quais dores físicas te incomodam, libere orações para saúde que possam invocar a presença divina sobre cada órgão, veias e componentes do seu corpo. Veja esse exemplo:

“Derramai em nós, vos suplicamos senhor, as bênçãos de saúde que tanto imploramos. Com o vosso poder, entra em nossa corrente sanguínea, percorrendo todas as nossas células. Visita, ó Deus todo-poderoso, todos os nossos órgãos e restaura tudo aquilo que não estiver conforme a perfeição que criastes. 

Abençoai o nosso entendimento e concedei a todos os profissionais da área de saúde para que, munidos da santa sabedoria, possam fazer um diagnóstico preciso e que, com vossa ajuda, eu possa ser curado das doenças que me abaterem. 

Assim como vosso amantíssimo filho, pelo poder confiado por vós a ele, curou vários enfermos, também pedimos para que retire de nós todo o princípio de enfermidade e que possamos, com a vossa graça, ser portadores de uma santa saúde. Tudo isso vos pedimos pelos méritos sacrossantos de vosso filho que convosco vive e reina na unidade do espírito santo. Amém!”

Creia que uma vez que você mantenha o hábito das orações para saúde, não há nada que possa quebrar a barreira que o Senhor colocou para o funcionamento do seu corpo.

Oração para a cura

Esta é uma forma de orar pela saúde com sinceridade e coração puro:

Tu és o médico divino. Tu dás a vida e a vida em plenitude àqueles que Te buscam. Por isso, hoje, Senhor, de um modo especial, quero pedir a cura de todo tipo de doença, principalmente daquela que me aflige neste momento. 

Eu sei que não queres o mal, não queres a doença que é a ausência da saúde, porque és o Sumo Bem. Opera, em mim, uma profunda cura espiritual e, se for da Tua vontade, também uma cura física. 

Que seja operada diretamente pela ação poderosa de Teu Espírito Santo ou através do médico e dos remédios! Aumenta a minha fé no Teu Poder, Senhor, e no infinito Amor que tens por mim. 

Aumenta minha fé, Senhor, que às vezes se encontra tão enfraquecida. Eu acredito no Teu poder curador, meu Deus, e já agradeço humildemente por toda obra que estás realizando em meu coração e em meu corpo, neste momento. 

Além de mim, Senhor, quero também apresentar, todos os doentes que me pediram orações. Tu conheces a cada um deles, sabes as provações pelas quais estão passando! Tem misericórdia, Senhor, vem em socorro também destas pessoas que padecem enfermidades. 

Senhor, eu Te bendigo, porque clamei a Ti e Tu me ouviste. Minha alma, por Tuas mãos benditas, foi tirada da escuridão. Ó fiéis do Senhor, cantai a sua glória, dai graças ao seu Santo Nome, porque só Ele é poderoso e digno de eterno louvor. Aleluia!

Percebe como essa oração é repleta de palavras verdadeiras e que expressam o que sentimos e precisamos?!

Salmos para a cura

As passagens bíblicas são fontes inesgotáveis de orações para saúde, especialmente os Salmos, conhecidos como cânticos de louvor mas também como orações profundas de clamor.

 Confira como estes 5 Salmos  vão te  trazer paz de espírito e força durante tratamentos médicos:

Salmo 6 

Este salmo fala sobre como o Rei Davi orou em um momento de extrema dor física:

Senhor, não me castigues na tua ira

nem me disciplines no teu furor.

Misericórdia, Senhor, pois vou desfalecendo!

Cura-me, Senhor, pois os meus ossos tremem:

todo o meu ser estremece.

Até quando, Senhor, até quando?

Volta-te, Senhor, e livra-me;

salva-me por causa do teu amor leal.

Quem morreu não se lembra de ti.

Entre os mortos, quem te louvará?

Estou exausto de tanto gemer.

De tanto chorar inundo de noite

a minha cama;

de lágrimas encharco o meu leito.

Os meus olhos se consomem de tristeza;

fraquejam por causa de todos

os meus adversários.

Afastem-se de mim

todos vocês que praticam o mal,

porque o Senhor ouviu o meu choro.

O Senhor ouviu a minha súplica;

o Senhor aceitou a minha oração.

Serão humilhados e aterrorizados

todos os meus inimigos;

frustrados, recuarão de repente.

Com isso, leitor, eis que rações para saúde também podem ser em forma de salmos.

Salmo 23

Um dos mais usados em orações para saúde, onde Davi nos ensina a descansar mesmo doentes:

O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.

Em verdes pastagens me faz repousar

e me conduz a águas tranquilas;

restaura-me o vigor.

Guia-me nas veredas da justiça

por amor do seu nome.

Mesmo quando eu andar

por um vale de trevas e morte,

não temerei perigo algum, pois tu estás comigo;

a tua vara e o teu cajado me protegem.

Preparas um banquete para mim

à vista dos meus inimigos.

Tu me honras,

ungindo a minha cabeça com óleo

e fazendo transbordar o meu cálice.

Sei que a bondade e a fidelidade

me acompanharão todos os dias da minha vida,

e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.

É possível refletir muito sobre como as orações para saúde com o Salmo 23 servem para os dias de hoje.

Salmo 61 

Outro exemplo de orações para saúde com este Salmo que diz sobre as lutas diárias, como para quem está doente.

Ouve o meu clamor, ó Deus;

atenta para a minha oração.

Desde os confins da terra eu clamo a ti

com o coração abatido;

põe-me a salvo na rocha mais alta do que eu.

Pois tu tens sido o meu refúgio,

uma torre forte contra o inimigo.

Para sempre anseio habitar na tua tenda

e refugiar-me no abrigo das tuas asas.

Pois ouviste os meus votos, ó Deus;

deste-me a herança que concedes

aos que temem o teu nome.

Prolonga os dias do rei,

por muitas gerações os seus anos de vida.

Para sempre esteja ele em seu trono,

diante de Deus;

envia o teu amor e a tua fidelidade

para protegê-lo.

Então sempre cantarei louvores ao teu nome,

cumprindo os meus votos cada dia.

Ao fim, sabemos que o Senhor cuida da nossa vida e é fiel para nos curar.

Salmo 72

Um salmo poderoso sobre como a saúde é importante para nossos dias de luta, assim como foi com Salomão:

Reveste da tua justiça o rei, ó Deus,

e da tua retidão o filho do rei,

para que ele julgue com retidão

e com justiça os teus que sofrem opressão.

Que os montes tragam prosperidade ao povo

e as colinas o fruto da justiça.

Defenda ele os oprimidos no meio do povo

e liberte os filhos dos pobres;

esmague ele o opressor!

Que ele perdure como o sol

e como a lua por todas as gerações.

Seja ele como chuva

sobre uma lavoura ceifada,

como aguaceiros que regam a terra.

Floresçam os justos nos dias do rei,

e haja grande prosperidade enquanto durar a lua.

Governe ele de mar a mar

e desde o rio Eufrates até os confins da terra.

Inclinem-se diante dele as tribos do deserto,

e os seus inimigos lambam o pó.

Que os reis de Társis e das regiões litorâneas

lhe tragam tributo;

os reis de Sabá e de Sebá

lhe ofereçam presentes.

Inclinem-se diante dele todos os reis,

e sirvam-no todas as nações.

Pois ele liberta os pobres que pedem socorro,

os oprimidos que não têm quem os ajude.

Ele se compadece dos fracos e dos pobres

e os salva da morte.

Ele os resgata da opressão e da violência,

pois aos seus olhos a vida deles é preciosa.

Tenha o rei vida longa!

Receba ele o ouro de Sabá.

Que se ore por ele continuamente,

e todo o dia se invoquem bênçãos sobre ele.

Haja fartura de trigo por toda a terra,

ondulando no alto dos montes.

Floresçam os seus frutos como os do Líbano

e cresçam as cidades como as plantas no campo.

Permaneça para sempre o seu nome

e dure a sua fama enquanto o sol brilhar.

Sejam abençoadas todas as nações

por meio dele,

e que elas o chamem bendito.

Bendito seja o Senhor Deus,

o Deus de Israel,

o único que realiza feitos maravilhosos.

Bendito seja

o seu glorioso nome para sempre;

encha-se toda a terra da sua glória.

Amém e amém.

Encerram-se aqui as orações de Davi, filho de Jessé.

Tal como o rei Salomão, filho de Davi, precisou de forças e saúde para governar, você também tem essa necessidade.

Salmo 130

Veja como estas palavras do salmista podem te ajudar nas orações para saúde e para que Deus te levante:

Das profundezas clamo a ti, Senhor;

ouve, Senhor, a minha voz!

Estejam atentos os teus ouvidos

às minhas súplicas!

Se tu, Soberano Senhor,

registrasses os pecados, quem escaparia?

Mas contigo está o perdão

para que sejas temido.

Espero no Senhor com todo o meu ser

e na sua palavra ponho a minha esperança.

Espero pelo Senhor

mais do que as sentinelas pela manhã;

sim, mais do que as sentinelas

esperam pela manhã!

Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel,

pois no Senhor há amor leal

e plena redenção.

Ele próprio redimirá Israel

de todas as suas culpas.

Coloque-se diante do Senhor e fale suas orações para saúde com profunda fé de que será alcançado.

Qual o santo protetor da saúde?

Segundo a tradição cristã, São Lucas era médico e evangelista. Paulo o referenciava como o “ médico amado” em Colossenses 4:14. Mais tarde, passou a ser chamado de santo padroeiro dos médicos. 

Em seu evangelho, escrito por ele mesmo, nós podemos encontrar belas descrições sobre compaixão e misericórdia para com as pessoas enfermas e como Jesus cuidava e ensinava seus discípulos a fazer o mesmo. 

Por esta razão, podemos invocar orações para saúde e pedir que Deus conceda a saúde a quem necessita.

Por outro lado,entre os títulos marianos mais evocados pelos católicos nas orações para saúde está o de Nossa Senhora da Saúde. 

Mas muitos outros santos intercediam pelos enfermos e você também pode dirigir suas orações para saúde em nome de São Camilo, São Roque, Nossa Senhora da Saúde, São Rafael e Santa Liduína.

Como pedir para que Deus interceda pela saúde?

Basta dizer uma prece com intenção e sentimento, com a escolha de palavras certas, abençoadoras e proféticas de cura. Uma dica é dizer de forma simples qual a enfermidade, o nome dos enfermos.

E para te ajudar, conheça algumas orações para saúde poderosas inspiradas por servos de Deus nessa santa obra:

Orações para saúde do Padre Marcelo Rossi

Há alguns anos, o Padre Marcelo Rossi escreveu esta oração para saúde:

“Tu és o médico divino. Tu dás a vida e a vida em plenitude àqueles que Te buscam. Por isso, hoje, Senhor, de um modo especial quero pedir a cura de todo tipo de que tem me afligido neste momento. Eu sei que não queres o mal, não queres a doença que é a ausência da saúde, porque és o sumo bem.

Opera, em mim, uma profunda cura espiritual e, se for da Tua vontade e em Teu tempo, também uma cura física. Que seja operada diretamente pela ação poderosa de Teu Espírito Santo ou através do médico e dos remédios!

Aumentai a minha fé no Teu poder, Senhor, e no infinito amor (Ágape) que tens por mim. Aumentai minha fé, Senhor, que às vezes se encontra tão enfraquecida.

Eu acredito no Teu poder curador, meu Deus, e já agradeço humildemente por toda obra que estás realizando em meu coração e em meu corpo, neste momento.

Além disso, Senhor, quero também apresentar todos os doentes que me pediram orações. Tu conheces a cada um deles, sabes as provações pelas quais estão passando! Tem misericórdia, Senhor, vem em socorro também destas pessoas que padecem.

Senhor, eu Te bendigo, porque clamei a Ti e Tu me ouviste. Minha alma, por Tuas mãos benditas, foi tirada da escuridão. Ó fiéis do Senhor, cantai a sua glória, dai graças ao seu Santo Nome, porque só Ele é poderoso e digno de eterno louvor. Amém!”

Aqui, nós aprendemos a clamar ao “médico divino” pela cura física e assim nos firmamos na presença dele e confiamos na ajuda dos que cuidam de nós na terra..

Orações para saúde do Padre Reginaldo Manzotti

Uma forma de direcionar sua oração à Nossa Senhora da Saúde:

“Nossa Senhora da Saúde, pedimos, neste momento, saúde aos enfermos. Sê o refúgio dos entes e a consoladora dos aflitos. Ó mãe, Nossa Senhora da Saúde, clamamos a Tua intercessão pelos doentes. Junto a Teu Filho Jesus, intercede por aqueles que se encontram acamados, enfermos e desanimados em suas enfermidades físicas.

Nossa senhora, mãe intercessora da saúde, intercede junto a Teu Filho também por aqueles que passam por enfermidades emocionais e espirituais. Jesus, que passaste pelo mundo fazendo o bem, liberta aqueles que sofrem com a enfermidade emocional, a angústia, o medo, o desespero, a depressão, a ansiedade e tantos transtornos psíquicos.

Liberta-os destas enfermidades e cura as feridas que causam este mal. Jesus, por intercessão de Nossa Senhora da Saúde, faze com que os doentes acamados e debilitados não desanimem. Que tenham sempre a confiança em Vós, Senhor Jesus. Dá sabedoria aos médicos e a todos aos que servem aos enfermos: enfermeiros, cuidadores. Olha de modo especial pela pessoa enferma no corpo, mas também pela pessoa enferma na sua vida interior. Que tenha confiança e paciência, fé e coragem a fim de vencer os momentos de desesperança e angústia. Amém.”

Aprendemos com o Padre Reginaldo a orarmos pela saúde dos que estão perto mas em leitos de hospitais, sem forças. Mas hoje, orações para saúde são ditas a seu favor.

Orações para saúde do Padre Fábio de Melo

Por fim, separamos estas sábias palavras do Padre Fábio de Melo que nos lembra a darmos graças a tudo e não esquecermos dos enfermos:

“Senhor, somos gratos pelos livramentos e pelas grandes bênçãos recebidas. Obrigado pelo descanso, pela saúde, pela paz. Obrigado pela providência e pelo consolo recebido.

Ó Deus, graças a Ti por todas as coisas, pelo clima, pela chuva, pelas alegrias, pelas dificuldades, pelos sorrisos, pelas tristezas e pela vida que vai passando. Te agradecemos, pois Tu és o dono de tudo.

Pedimos a Ti, neste dia, que abençoe a cada ser humano que já iniciou seu dia, abençoe a cada um que está dormindo, devido ao fuso horário. Senhor, todos precisam de Ti, tem misericórdia dos que não conseguem reconhecer tal verdade e os abençoe.

Alcança, de forma especial, os doentes, os enfermos, os desempregados, os necessitados, os esquecidos, os enlutados, os abandonados, os embriagados, os órfãos, as viúvas, os perdidos, os deixados. Seja o Senhor a cura, a esperança, o consolo, o amigo e a paz!

Tudo nós entregamos em Tuas mãos neste dia: nossas vidas, nossas famílias, nossos amigos. Todos aqueles que estão perto ou longe de nós, que o Senhor abençoe. Faça morada em nossos corações.

Ajuda-nos, Senhor, em nossos afazeres, abençoa o trabalho de nossas mãos. Precisamos muito de Ti. Fica conosco, em nome de Jesus. Amém!”

Assim como a Bíblia e os santos escritos relatam a busca dos fiéis pela cura do corpo, hoje você, sua família e amigos também podem superar este momento difícil por meio dessas orações para saúde.

Use-as como complementos em suas próprias palavras de intercessão  e não dispense a  prevenção e cuidados médicos.

Desejamos a você leitor, que a proteção e a cura cheguem em sua casa hoje!

Leave A Reply

Your email address will not be published.