Refletindo sobre Noé e a Arca de Salvação: Aprendendo com o Milagre Bíblico

0

Noé foi o protagonista de um dos maiores milagres da Bíblia: o Dilúvio. Ele foi o único homem escolhido por Deus para salvar a humanidade e a vida animal da destruição. A história de Noé é um exemplo de obediência e fé, pois seguiu à risca as instruções de Deus para construir a arca e salvar a humanidade. O artigo discutirá os ensinamentos que a história de Noé nos ensina e como aplicá-los em nossas vidas.

Mensagem crista Arca de Noe

Conteúdo

Tabela sobre Arca de Noé

Características Descrição
Tamanho 300 côvados de comprimento, 50 côvados de largura e 30 côvados de altura
Janela 1 côvado de altura
Porta Localizada ao lado da arca
Andares Baixo, segundo e terceiro
Betume Por dentro e por fora

Uma Reflexão Bíblica Sobre Noé e o Dilúvio

O livro de Gênesis nos conta a história de Noé e do dilúvio, um dos mais importantes eventos bíblicos. Deus, por causa da depravação dos homens, decidiu destruir a humanidade, exceto Noé e sua família. Deus ordenou a Noé que construísse uma arca para se salvar e para levar consigo a fim de repovoar a Terra.

Noé obedeceu e, assim como Deus ordenou, construiu a arca. Noé e sua família entraram na arca, e todos os animais limpos e impuros entraram em pares. O dilúvio veio e durou quarenta dias, e a arca flutuou sobre as águas.

Depois de quarenta dias, Noé soltou um corvo e uma pomba para verificar se as águas tinham minguado. Por fim, a pomba voltou com uma folha de oliveira, sinal de que as águas tinham minguado e que a Terra estava seca.

Noé saiu da arca e Deus lhe deu a promessa de que nunca mais haveria um dilúvio para destruir a Terra. Deus estabeleceu a Sua aliança com Noé, que se tornou o herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Noé é um exemplo para nós. O fato de ele ter obedecido a Deus e construído a arca, mostra a importância de nos submetermos à vontade de Deus. Deus também nos mostra a Sua misericórdia e longanimidade, pois Ele esperou pacientemente que Noé construísse a arca antes de enviar o dilúvio.

Além disso, Jesus nos lembrou que a vinda do Filho do homem será como foi nos dias de Noé. Portanto, devemos estar vigilantes e preparados para a vinda de Cristo.

Por fim, o batismo é como a arca de Noé, pois nos salva da condenação. Assim como Noé e sua família foram salvos do dilúvio, nós também somos salvos do mal pela obediência à Palavra de Deus.

Que possamos sempre lembrar das lições de Noé e do dilúvio e buscar a Deus com todo o nosso coração e alma.

Salmo Arca de Noe

Estudo da Arca de Noé

Motivos da Arca de Noé

Noé recebeu a missão de construir a Arca de Deus para salvar a sua família e todos os seres viventes da destruição trazida pelo dilúvio. Deus viu que o homem tinha se tornado muito mau, e decidiu destruí-lo com as águas do dilúvio. No entanto, Deus queria salvar aqueles que haviam se mantido fieis a Ele. Portanto, ele ordenou a Noé que construísse uma arca enorme para salvar a sua família e os animais.

Símbolos e Personagens na Narrativa

Noé é a principal figura da narrativa sobre a Arca de Noé. Ele foi escolhido por Deus para construir a Arca e salvar a sua família e os animais. É um grande exemplo de fidelidade a Deus. Além disso, Noé também é o símbolo da salvação e da esperança.

Outros personagens importantes na narrativa incluem a mulher de Noé e seus filhos. Juntos, formam a família de Noé. Além disso, todos os animais que entraram na Arca são também personagens importantes.

A Arca é o principal símbolo da narrativa. Ela representa salvação e esperança para aqueles que estão enfrentando a destruição. Ela é também um símbolo do compromisso de Deus com Seus servos, que Ele salvará aqueles que estão fieis a Ele.

Prenúncios, Ambientação, Metáforas e Alusões

A narrativa da Arca de Noé contém inúmeros prenúncios. Por exemplo, o fato de que Deus avisou Noé com antecedência que das águas do dilúvio viria a destruição é um prenúncio de que Deus sempre nos avisa dos perigos que estamos enfrentando.

O ambiente retratado na narrativa é de grande destruição. No entanto, há também um sentimento de esperança, pois a Arca é a única salvação para a vida na Terra.

A narrativa também contém algumas metáforas. Por exemplo, a pomba que foi enviada para verificar se as águas ainda estavam sobre a terra é uma metáfora para a esperança de Deus de que Sua misericórdia e salvação estarão sempre presentes.

Finalmente, a narrativa contém algumas alusões à redenção. Por exemplo, a referência ao batismo como figura da salvação de Jesus Cristo é uma alusão à redenção que Ele trouxe ao mundo.

Versículos e Pontos de Vista

Há muitos versículos na narrativa da Arca de Noé. Um versículo importante é Gênesis 6:18, que diz: “E entrarão contigo na arca, macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe ordenara; e o Senhor o fechou dentro”. Esse versículo aponta para o fato de que Deus fechou a Arca para salvar aqueles que estavam nela.

Além disso, o fato de que o dilúvio durou 40 dias é uma alusão ao número 40, que é frequentemente usado na Bíblia para representar um período de provação e de preparação para a salvação.

A narrativa também destaca muitos pontos de vista. Por exemplo, ela destaca o fato de que Deus é misericordioso e justo, e que Ele sempre salva aqueles que estão fieis a Ele. Além disso, ela também destaca o fato de que o homem não deve se afastar de Deus, pois o afastamento leva à destruição. Ela também aponta para a importância da obediência a Deus, pois isso garante a salvação.

Conclusão

A narrativa da Arca de Noé é uma história poderosa que destaca a fidelidade de Deus àqueles que estão fieis a Ele, e destaca a importância da obediência. Ela também contém muitos símbolos e personagens importantes, como Noé, que servem como um grande exemplo da fidelidade a Deus. Além disso, ela também contém numerosos prenúncios, ambientação, metáforas e alusões que nos ajudam a entender melhor a verdadeira mensagem por trás da narrativa. Ela nos ensina que Deus sempre estará presente para aqueles que estão fieis a Ele, salvará aqueles que o obedecem e nos dá esperança para o futuro.

O que é a Arca de Noé?


A Arca de Noé é a embarcação construída por Noé, segundo a Bíblia, para salvar sua família e todos os tipos de animais da destruição por causa do dilúvio.

Quem construiu a Arca de Noé?


Noé foi quem construiu a Arca de Noé. Ele foi avisado por Deus para construir uma embarcação grande, com compartimentos, janelas e portas, para salvar a si mesmo e a sua família, bem como todos os animais, das águas do dilúvio.

Por que Deus mandou Noé construir a Arca de Noé?


Deus mandou Noé construir a Arca de Noé para salvar todos os seres vivos da destruição do dilúvio. Noé foi escolhido para ser um instrumento de Deus para salvar a humanidade e todos os tipos de animais.

O que Deus falou a Noé após o dilúvio?


Após o dilúvio, Deus falou a Noé e disse que estabeleceria uma aliança com ele e com os seus descendentes. Deus também disse que nunca mais haveria outro dilúvio para destruir a terra.

Que lição podemos aprender com a Arca de Noé?


A Arca de Noé nos ensina que Deus está sempre pronto para nos salvar. Deus nos mostra que Ele é amor, misericórdia e compaixão. A Arca de Noé também nos ensina que devemos confiar em Deus e seguir a Sua vontade.

Leave A Reply

Your email address will not be published.