Até aqui nos ajudou o Senhor- 1Samuel 7

“Até aqui nos ajudou o Senhor”, é uma frase bem conhecida entre os vencedores, afinal de contas, não é possível receber uma vitória completa sem a ajuda de Deus. Samuel experimentou um momento singular em sua vida, e sua alegria foi tão grande, que resolveu marcar o local do combate com a pedra “EBENESER”

Até aqui nos ajudou o Senhor- 1Samuel 7

Se quer saber mais sobre a história desta frase que está nos lábios de quem acredita no poder sobrenatural de Deus, nos acompanhe no texto e saiba um pouco mais deste assunto.

Até aqui nos ajudou o Senhor -É preciso estar com Deus

Samuel era alguém que possua um contato constante com Deus por meio da oração. Ele sabia que enquanto estivesse disposto a buscar a Deus e clamar por sua misericórdia permaneceria vitorioso.

Contudo também entendia, que o dia em que o deixasse, Deus também o deixaria.

O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará. ( leia)

2 Crônicas 15:2

No entanto, Deus estava com ele, e por isso venceu uma batalha a qual, se fosse pensar em recursos humanos, estaria perdido.

Deus é bom e justo, jamais deixará de ajudar os que confiam Nele, no entanto, sonda os corações e conhece quem realmente o ama, distinguindo-o daqueles que apenas desejam se beneficiar de seus feitos.

Até aqui nos ajudou o Senhor – 1 Samuel 7-1 a 4- A libertação da idolatria

Confira na íntegra a passagem de 1 Samuel 7, na qual a batalha é vencida e a pedra colocada como testemunho:

Então vieram os homens de Quiriate-Jearim, e levaram a arca do SENHOR, e a trouxeram à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram a Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do SENHOR.

E sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram que até chegaram vinte anos, e lamentava toda a casa de Israel pelo Senhor.
Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo:

Se com todo o vosso coração vos converterdes ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos filisteus.
Então os filhos de Israel tiraram dentre si aos baalins e aos astarotes, e serviram só ao Senhor
.

Deus não dará sua honra às imagens de escultura! Se alguém confiar inteiramente Nele e lançar fora toda idolatria, reconhecendo-o como único Senhor de sua vida, esta pessoa se tornará imbatível. Foi isso que aconteceu com Samuel e os soldados que lhe acompanhavam

Até aqui nos ajudou o Senhor – 1 Samuel 7- Deus responde com trovões

Observe nos versos bíblicos a seguir que, Samuel e seus companheiros se prepararam para aquela batalha com Jejum e oração. Se fossemos pensar de forma humana, o jejum enfraqueceria o exército, no entanto, com Deus funciona diferente. “ Até aqui nos ajudou o Senhor” respondia o motivo de jejuarem e mesmo assim ficarem fortes ao ponto de celebrarem a vitória.

Disse mais Samuel: Congregai a todo o Israel em Mizpá; e orarei por vós ao Senhor.
E congregaram-se em Mizpá, e tiraram água, e a derramaram perante o Senhor, e jejuaram aquele dia, e disseram ali: Pecamos contra o Senhor. E julgava Samuel os filhos de Israel em Mizpá.

Ouvindo, pois, os filisteus que os filhos de Israel estavam congregados em Mizpá, subiram os maiorais dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, temeram por causa dos filisteus.
Por isso disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor nosso Deus por nós, para que nos livre da mão dos filisteus.

Então tomou Samuel um cordeiro de mama, e sacrificou-o inteiro em holocausto ao Senhor; e clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe deu ouvidos.

E sucedeu que, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; e trovejou o Senhor aquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os confundiu de tal modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel.

E os homens de Israel saíram de Mizpá; e perseguiram os filisteus, e os feriram até abaixo de Bete-Car.


“Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.”

1 Samuel 7:

Observe que Samuel sinalizou o local da vitória com uma pedra! Jesus, é a pedra de esquina, colocada como alicerce, quem Nele confia, não deve se apressar, pois garante resultados surpreendentes.

Até aqui nos ajudou o Senhor – 1 Samuel 7 – A vitória!

Assim os filisteus foram abatidos, e nunca mais vieram aos termos de Israel, porquanto foi a mão do Senhor contra os filisteus todos os dias de Samuel.

E as cidades que os filisteus tinham tomado a Israel foram-lhe restituídas, desde Ecrom até Gate, e até os seus termos Israel arrebatou da mão dos filisteus; e houve paz entre Israel e entre os amorreus.

E Samuel julgou a Israel todos os dias da sua vida.
E ia de ano em ano, e rodeava a Betel, e a Gilgal, e a Mizpá, e julgava a Israel em todos aqueles lugares.

Porém voltava a Ramá, porque estava ali a sua casa, e ali julgava a Israel; e edificou ali um altar ao Senhor.

Veja que Samuel jugou a Israel, liderando o povo por muito tempo. O segredo de seu sucesso estava na forma reverente e fiel de tratar a Deus, reconhecendo seu poderio nos céus e na terra. Ele sempre se preocupava em se preparar para a guerra, buscando a Deus e oferecendo-lhe sacrifícios puros. E quando retornava vitorioso, não esquecia de agradecer.

Quem reconhece a Deus sobre toda sua vida, e acredita plenamente em seu poder, é impossível que seja um colecionador de derrotas!  Ele sempre terá a benção de Deus em sua vida.

Após tão grandes batalhas, Samuel travaria outra guerra que não era física, mas sim emocional. Mesmo sendo um líder que Deus sempre respondia, o povo envaidecido por vencerem a tantos povos, desejaram ter um rei. Samuel então orou a Deus sobre isso, e o Senhor determinou que Saul fosse ungido rei. No entanto, os olhos de Deus já estavam em Davi a quem Samuel também ungiu.

Final

O que você sente quando lê a frase “Até aqui nos ajudou o Senhor” Não te dá uma sensação gostosa de vitória Se gostou do texto, deixe seu comentário, e aproveite para ler outros textos em nosso blog, existem mensagens maravilhosas aqui.

Um grande abraço e até breve!



Sobre

Besoul is fascinating about clothes, happy living and beauty! We want you to share our interests and find something you might love from your heart. We regularly post news and blogs to make you happy!
© 2019 Site feito pelo grupo B20.