Em um mundo onde tanto pode se sentir fora de nosso controle, pode ser um conforto saber que podemos nos consagrar e a nossos entes queridos aos cuidados da Santíssima Virgem Maria. O ato de consagração é uma forma de confiar nossa vida e nosso futuro a ela, pedindo sua intercessão e proteção.
Quer você queira se consagrar a si mesmo, à sua família ou à sua paróquia, o ato de consagração a Nossa Senhora de Aparecida é uma bela maneira de expressar seu amor e devoção à Mãe de Deus.
História de Nossa Senhora Aparecida
Na madrugada de 12 de outubro de 1717, um grupo de pescadores arrastava suas redes através das águas turvas do rio Paraíba do Sul no Brasil. À medida que iam trabalhando, de repente sentiam suas redes pesadas, como se tivessem capturado algo grande. Eles puxavam e puxavam, mas em vão – o que quer que fosse pescado em suas redes era pesado demais para ser trazido a bordo.
Os pescadores começaram a rezar, pedindo a intercessão de Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira do Brasil. De repente, as redes se soltaram e os pescadores puderam trazer suas capturas a bordo. Para seu espanto, descobriram que haviam capturado uma estátua da Virgem Maria em tamanho natural.

Eles levaram a estátua para seu vilarejo, onde ela foi recebida com grande alegria. Logo foi decidido que a estátua deveria ser colocada na igreja local, e uma missa de ação de graças foi realizada em homenagem a Nossa Senhora de Aparecida.
Nos anos seguintes, a estátua de Nossa Senhora Aparecida tornou-se conhecida como uma poderosa fonte de milagres. Inúmeros peregrinos se reúnem todos os anos à igreja, buscando a intercessão da Mãe de Deus.
Neste dia, 12 de outubro, nos unimos aos peregrinos para oferecer nossas orações e petições a Nossa Senhora de Aparecida. A ela nos consagramos, pedindo as graças e bênçãos de que necessitamos em nossas vidas. Depositamos nela nossa confiança, sabendo que ela intercederá por nós com seu Filho, Jesus Cristo.
Ato de Consagração a N. S. Aparecida
Agora vamos ao ato de consagração a Nossa Senhora de Aparecida.
Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.
Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.
Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado nos deu por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte.
Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja!
Que possamos sempre lembrar as palavras do Papa Francisco, que disse que Maria é
“uma mulher de esperança que nos ensina a acreditar, a perseverar e a superar nossas dificuldades com a ajuda de Deus”.
Nossa Senhora de Aparecida, rogai por nós!