Vai Além do Mal, Faz Bem: Explorando a Palavra de Deus

0

Este artigo de blog discutirá o significado das palavras do rei Davi no Salmo 34:14 – “Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a”. A partir desta passagem, exploraremos como a Palavra de Deus nos chama a nos afastarmos do mal e fazer o bem, a procurar a paz e segui-la. Também analisaremos como a misericórdia, o amor fraternal, a piedade e outras boas obras nos ajudam a cumprir esta ordem divina. Finalmente, procuraremos compreender como devemos viver de acordo com esta passagem, de modo que nosso testemunho seja uma luz para aqueles que nos rodeiam.

Mensagem crista Bem

Conteúdo

Tabela sobre Bem

Características Exemplos
Fazer o bem Fazer bem a todos, principalmente aos domésticos da fé
Benignidade Ser benigno uns para com os outros
Misericórdia Lembrar-se das misericórdias e das benignidades do Senhor
Honestidade Ataviar-se em traje honesto
Boa obra Fazer boas obras
Resplandecer luz Resplandeça a vossa luz diante dos homens
Diligência Ponde-vos nos caminhos e vede
Confiança Confia no Senhor e faze o bem
Amor O amor seja não fingido

A Palavra de Deus Sobre o Bem e o Mal

A Bíblia nos ensina que devemos nos esforçar para sermos bons e nos afastarmos do mal. Em Salmos 34:14, lemos: “Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a”. Esta passagem nos lembra que não devemos nos envolver com o mal e que devemos buscar a paz.

O Provérbios 4:23 nos lembra que as más conversações corrompem os bons costumes: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”. É importante que nos conscientizemos da influência que as nossas conversas têm sobre nós e sobre os outros, para que não nos deixemos enganar por elas.

A Gálatas 5:22-23 nos apresenta o fruto do Espírito: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei”. Esta passagem nos ensina que o Espírito Santo nos dá o poder de mostrar o amor, a gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fé, a mansidão e a temperança, e que estas são mais importantes do que qualquer lei.

O Salmos 27:13 nos ensina que não devemos desanimar, pois Deus nos dará a bondade: “Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes”. Esta passagem nos lembra que não devemos desistir, pois Deus nos dará a bondade que precisamos.

Em Gálatas 6:10, lemos: “Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé”. Esta passagem nos ensina a fazer o bem a todos, mas principalmente aos nossos irmãos em Cristo.

O Efésios 4:32 nos ensina a sermos misericordiosos: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. Esta passagem nos ensina que devemos perdoar aos outros como Deus nos perdoou.

A 1 Timóteo 2:9-10 nos ensina que as mulheres devem se vestir com modéstia: “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras”. Esta passagem nos lembra que devemos nos vestir de maneira modesta e que as nossas boas obras são mais importantes do que o nosso vestuário.

Salmos 25:6 nos ensina que Deus é misericordioso: “Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias e das tuas benignidades, porque são desde a eternidade”. Esta passagem nos lembra que Deus é misericordioso e que sua bondade é eterna.

Em Salmos 25:11, lemos: “Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, Senhor”. Esta passagem nos ensina que Deus é misericordioso e que nos perdoará se nos arrependermos.

O Jeremias 6:16 nos ensina a andar no caminho de Deus: “Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele”. Esta passagem nos ensina que devemos procurar o caminho de Deus, para que nossas almas possam descansar.

Em Mateus 5:15-16, lemos: “Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”. Esta passagem nos ensina que devemos ser luz para os outros, para que vejam as nossas boas obras e glorifiquem a Deus.

2 Pedro 1:5-7 nos ensina que devemos nos esforçar para aumentar nossa fé: “E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciê

Salmo Bem

O Bem: Uma Reflexão Bíblica

Personagens, Motivos e Símbolos:

A passagem bíblica acima apresenta várias personagens, motivos e símbolos interessantes. O principal personagem é Deus, que é o Senhor das misericórdias e benignidades. Outras personagens incluem a humanidade, as mulheres e aqueles que são fiéis. Os motivos principais incluem o bem, a luz, os bons costumes e a paz.

Os símbolos principais são a candeia, a trança, o ouro, as pérolas e os vestidos preciosos, que são usados para simbolizar a beleza e a virtude.

Versículos, Prenúncios e Alusões:

A passagem bíblica acima contém muitos versículos, prenúncios e alusões relevantes para o tema. Os versículos importantes incluem: “Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a (Salmos 34:14)”, “Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, Senhor (Salmos 25: 7)”, “Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa (Mateus 5:15) “, e “Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras (Salmos 145:17).”

Além disso, a passagem contém muitos prenúncios, como “Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes.” Este prenúncio mostra a promessa de Deus de que aqueles que obedecem a seus mandamentos têm a promessa de que verão a bondade de Deus na terra.

Além disso, a passagem contém muitas alusões ao bem, como “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. ” Esta alusão mostra que o bem é feito através de boas obras, e não por meio de vestimentas ou bens materiais.

Metáforas e Ambientação:

A passagem bíblica acima contém muitas metáforas relevantes para o tema. Por exemplo, a luz da candeia é usada como metáfora para o bem, pois ela ilumina a escuridão e dá esperança. Além disso, a referência à misericórdia de Deus é usada como metáfora para o amor e a bondade de Deus.

Além disso, a passagem estabelece uma ambientação religiosa e cristã. A linguagem usada é positiva e simples, e ela reflete os ensinamentos e valores do cristianismo.

Pergunta 1: O que é fazer o bem?


Resposta: Fazer o bem é praticar atos de bondade, misericórdia, perdão, amor e caridade. É também resistir ao mal e buscar a paz.

Pergunta 2: Que frutos do Espírito devemos buscar?


Resposta: Os frutos do Espírito que devemos buscar são amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança.

Pergunta 3: O que significa “abundar em toda boa obra”?


Resposta: Abundar em toda boa obra significa praticar o bem de forma generosa e constante, a fim de que o amor, a misericórdia e a bondade tenham lugar em nossas vidas.

Pergunta 4: Como podemos resistir ao mal?


Resposta: Podemos resistir ao mal, buscando a justiça e evitando as más conversações. Devemos também confiar no Senhor e fazer o bem.

Pergunta 5: O que significa “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe”?


Resposta: Isso significa que devemos controlar nossas palavras e não falar nada que seja ofensivo, depreciativo ou desrespeitoso. Devemos falar somente palavras que edifiquem e tragam graça aos que ouvem.

Leave A Reply

Your email address will not be published.