O apocalipse bíblico é um dos eventos relatados ao longo da cultura humana que mais possui relevância até os dias de hoje. Ainda que somente uma parcela da população mundial seja feita de cristãos, permanece o fato de que todos já ouviram falar, de alguma forma, desse período.
Além disso, faz parte da cultura humana a noção de que o mundo vai acabar um dia. Alguns especulam que será por guerra ou doenças, de forma que isso produz um certo clima de ansiedade em muitas pessoas.
Contudo, há muito mais do que somente o “fim do mundo”, como também é conhecido, no apocalipse bíblico. Para melhor entender o que esse evento significa, é necessário recorrer às suas origens históricas e explicações no contexto teológico e espiritual.
Veja a seguir com mais detalhes o que é o apocalipse bíblico, a história sobre como essa narrativa surgiu e se existe uma possibilidade de evitarmos o fim do mundo.
Conteúdo
O que é o apocalipse bíblico?
Por definição, o livro de Apocalipse, incluso na Bíblia, significa “revelação” e com isso já demonstra o caráter profético do evento. O livro narra uma história intensa de como o bem prevalece sobre o mal de forma definitiva, com a destruição e restauração do mundo como o conhecemos.
Além disso, o Apocalipse também é um palco para figuras conhecidas, como a besta, o falso profeta e o anticristo. Sem contar o seu personagem principal: o próprio Jesus Cristo, que voltará como um juiz e redentor.
Qual a história do apocalipse bíblico?
Uma das formas de entender como o apocalipse bíblico funciona é recorrer à sua história. Bem no início da era cristã, cerca de 90 anos após o nascimento de Cristo, o povo cristão vivia em perseguição por parte do império romano.
Nesse ambiente de perseguição, onde tantos seguidores eram mortos, torturados ou enviados para o coliseu, o apóstolo João estava exilado na Ilha de Patmos, e foi lá onde ele recebeu a revelação de Deus acerca do fim dos tempos: o Apocalipse.
Quais as causas para o apocalipse bíblico?
De acordo com o ensino bíblico, a causa do apocalipse remonta aos primórdios da criação humana. Conforme a narrativa se desenrola a partir do livro de Gênesis, Deus cria o Universo, a natureza e o homem. Mas o homem desobedeceu a ordem expressa de não comer o fruto da árvore do bem e mal e, com isso, permite que o pecado entre no mundo.
De acordo com a tradição cristã, somente o sacrifício de Jesus na cruz poderia redimir a humanidade. Mas o plano de Deus era, de fato, acabar com o pecado e a injustiça no mundo, e essa é a causa para o apocalipse bíblico.
É possível evitar o apocalipse bíblico?
Evitar o apocalipse é uma questão de acreditar se esse evento realmente acontecerá. De acordo com a Bíblia, esse evento é inevitável, pois trata-se de uma gigantesca profecia que narra em detalhes, especialmente com figuras metafóricas, sobre tudo o que acontecerá no fim dos tempos.
Como?
O motivo para o Apocalipse existir é justamente “limpar” a humanidade do pecado. É uma ação divina para construir um novo mundo, livre de doenças, maldade e até mesmo dos desastres naturais.
Na perspectiva cristã, o que pode ser feito é evitar o julgamento divino e a condenação, não o apocalipse, pois este acontecerá conforme profetizado por João, na ilha onde estava exilado.
Certamente que o assunto do apocalipse bíblico, seu contexto histórico, sua característica profética e sua linguagem poética nos levam a inúmeros enigmas. Os quais são estudados até hoje por historiadores, pesquisadores de religião e teólogos. Sem contar milhões de pessoas no mundo inteiro que mergulham nas páginas desse livro para descobrir novos detalhes acerca do fim de todas as coisas.