Explorar a Compreensão Divina: Refletir o Verdadeiro Propósito da Vida segundo a Bíblia

0

Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus. Esta é a mensagem central que a Bíblia nos ensina, e que nos leva a refletir sobre o nosso lugar no universo. Nesta obra, vamos explorar os ensinamentos de Jesus e de outros personagens bíblicos, que nos mostram como viver de acordo com a vontade de Deus. Vamos descobrir como a sabedoria divina pode nos guiar no caminho da vida e nos ensinar a verdadeira natureza e propósito da vida.

Mensagem crista Compreensao

Conteúdo

Tabela sobre Compreensão

Característica Exemplo
Reflexão sobre Deus Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.
Humildade E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos.
Inefável Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.
Paciência O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura.
Guia Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.
Fidelidade Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá.
Igualdade Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
Possibilidade E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
Nascimento de novo Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Justiça Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações.
Criador Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?
Entendimento A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices.
Sabedoria Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!

Refletindo sobre Passagens Bíblicas

Caros irmãos, é importante que nos lembremos sempre que Deus é onipotente e eterno. Como diz Salmos 90:2: “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus”. A Palavra de Deus é infinita e contém conselhos preciosos que nos ajudam a entender o Seu propósito e plano para nós. Não devemos nos esquecer de clamar a Deus em nossas dificuldades e que Ele nos responderá. Como diz Jeremias 33:3: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”.

Devemos nos lembrar que Jesus nos ensinou que para ser grande, é necessário servir. Como diz Marcos 9:35: “E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos”. Ainda que possamos não entender as obras de Deus, como diz Job 38:4: “Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas”, devemos ter paciência e entender que a Sua sabedoria é inescrutável.

Devemos também nos lembrar de que Deus nos ensina como viver. Como diz Salmos 32:8: “Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos”. Devemos nos abster de toda a aparência do mal (1 Tessalonicenses 5:22) e nos esforçar para encontrar o bem em tudo.

Devemos nos lembrar também que Deus nos criou iguais, independente de nossa raça, gênero ou classe social. Como diz Gálatas 3:28: “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”. E, que somos herdeiros de Sua promessa. Como diz Gálatas 3:29: “E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa”.

Devemos nos lembrar também que Deus é onipotente e que tudo é possível para Ele, como diz Mateus 19:26: “E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível”. O conselho de Deus permanece eternamente, como diz Provérbios 19:21: “Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanece”.

Devemos nos lembrar também que é necessário nascer de novo para entender o Reino de Deus. Como diz João 3:3: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.

Devemos nos lembrar também que Deus sonda os nossos corações e conhece nossos pensamentos. Como diz Provérbios 21:2: “Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações”.

Devemos nos lembrar também que a sabedoria é a coisa principal e que devemos empregar tudo o que possuímos na aquisição de entendimento. Como diz Provérbios 4:7: “A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices”.

Devemos nos lembrar também que os caminhos de Deus são mais altos do que os nossos. Como diz Isaías 55:9: “Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”.

Devemos nos lembrar também que devemos crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Como diz 2 Pedro 3:18: “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém”.

Devemos nos lembrar também que Deus nos dará o Espírito de sabedoria e de revelação. Como diz Efésios 1:17: “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação”.

Devemos nos lembrar também que Deus não nos tenta com o mal e que devemos nos abster de tudo o que nos tent

Salmo Compreensao

Prosperar na Compreensão da Palavra de Deus

No texto acima, a Palavra de Deus nos mostra que é importante fazer um esforço para compreendê-la. Para isso, é preciso ter paciência, longanimidade e entendimento. Ao seguir esses princípios, entenderemos suas mensagens, sejam elas simples ou difíceis.

Temas e Personagens

O texto trata do relacionamento com Deus e com o próximo. Nele encontramos o exemplo de Jesus, o qual ensinou que o primeiro será o último e o servo de todos. Além disso, o texto nos mostra a importância de conhecer a Palavra de Deus, pois é a fonte da Sabedoria e do Entendimento eternos.

Símbolos, Motivos, Prenúncios e Metáforas

Ao longo do texto, vemos que Deus é descrito como o Senhor dos Fins da Terra, que não se cansa nem se fatiga. Também é descrito como sendo inescrutável, e sua grandeza é inescrutável. Outro símbolo descrito é o vento, que nos mostra que não sabemos como irá soprar. O motivo principal do texto é o chamado à confiança em Deus e o conhecimento da Sua Palavra. Por fim, temos a prenúncio de que os nossos esforços e as nossas obras devem ser feitas em união com Cristo.

Versículos, Alusões e Pontos de Vista

O texto conta com vários versículos bíblicos que nos mostram a importância da obediência a Deus e do conhecimento da Sua Palavra, assim como a necessidade de nos submeter a Ele. Por meio dessas alusões, também vemos como devemos nos relacionar com nosso próximo, já que não há diferença entre homens e mulheres, judeus ou gentios, servos ou livres. O ponto de vista apresentado é o do cristão que reconhece a soberania de Deus e a sua providência, e que busca viver em obediência e submissão à Sua vontade.

Pergunta 1: Como posso compreender a sabedoria de Deus?


Resposta: Para compreender a sabedoria de Deus, devemos procurar conhecê-lo melhor através da oração, da leitura da Palavra de Deus e do estudo das Escrituras. Deus é inescrutável, mas, através da Sua bondade e amor, Ele pode nos ensinar o Seu conselho e nos guiar com os Seus olhos.

Pergunta 2: Como posso crescer na graça de nosso Senhor Jesus Cristo?


Resposta: Para crescer na graça de Jesus Cristo, devemos nos comprometer com o Seu ensino e Seguir os Seus mandamentos. Devemos nos envolver em oração, leitura da Palavra de Deus e estudo das Escrituras. Além disso, devemos buscar a direção de Deus e obedecer a Ele em todas as nossas escolhas.

Pergunta 3: O que significa não nascer de novo?


Resposta: Nascer de novo significa aceitar Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Ao renascermos em Jesus Cristo, temos acesso ao Reino de Deus e passamos a fazer parte da família de Deus.

Pergunta 4: O que significa andar na carne?


Resposta: Andar na carne significa seguir os desejos da carne humana em vez da vontade de Deus. Significa viver de acordo com os nossos próprios desejos e não de acordo com o que Deus quer para nós.

Pergunta 5: O que significa retender o bem?


Resposta: Retender o bem significa prestar atenção no que é bom, puro e justo. Significa ter uma atitude positiva e escolher fazer o que é certo. Significa abraçar a verdade e viver de acordo com os princípios bíblicos.

Leave A Reply

Your email address will not be published.