Somos A Geração Eleita: Corpo É o Templo de Deus

0

Esta introdução visa abordar o tema de que somos a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para anunciar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Por meio de passagens bíblicas, mostraremos como, em Cristo, nos tornamos concidadãos dos santos, e da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina, no qual todo edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. Além disso, destacaremos a importância de nos conscientizarmos de que somos o templo de Deus, no qual o Espírito Santo habita, e por isso devemos glorificar a Deus no nosso corpo e no nosso espírito.

Mensagem crista Corpo e o Templo de Deus

Conteúdo

Tabela sobre Corpo é o Templo de Deus

Característica Descrição
Corpo é o Templo de Deus O corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em nós, proveniente de Deus, e que não somos de nós mesmos.
Geração Eleita Somos a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anunciemos as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Cruz de Cristo Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Povo de Deus Fomos comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
Cidadãos dos Santos Já não somos estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus.
Edifício de Deus Somos edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
Morada de Deus Também somos edificados para morada de Deus em Espírito.
Palavra de Deus Jesus disse que se alguém o ama, guardará a sua palavra, e Deus virá para ele e fará nele morada.

Passagens Bíblicas Refletidas

1ª Passagem: I Pedro 2:9-10 – “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus”.
Esta passagem nos ensina que somos uma geração escolhida, o sacerdócio real, a nação santa e o povo adquirido. Deus nos chamou para sermos luz no mundo e anunciar suas virtudes. Por meio do sangue de Jesus, temos a ousadia para entrar no santuário e nos aproximar de Deus.

2ª Passagem: Gálatas 2:20 – “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”
Esta passagem nos ensina que, ao nos entregarmos a Cristo, nos tornamos uma nova criatura. Não somos mais o mesmo, pois Cristo vive em nós e é por meio dele que vivemos nossa vida. O amor que Cristo tem por nós é tão grande que se entregou por nós para nos salvar.

3ª Passagem: I Coríntios 6:19-20 – “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”
Esta passagem nos ensina que nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em nós. Nós não somos de nós mesmos, pois fomos comprados por um bom preço. Por isso, devemos glorificar a Deus com nosso corpo e espírito, pois eles pertencem a Ele.

4ª Passagem: Efésios 2:19-22 – “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor; no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.”
Esta passagem nos ensina que somos concidadãos dos santos e da família de Deus. Estamos edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. Somos edificados para sermos a morada de Deus em Espírito.

5ª Passagem: João 14:23 – “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.”
Esta passagem nos ensina que Deus nos ama e, se guardarmos a palavra de Jesus, Ele virá para nós e fará morada em nós. O amor de Deus é tão grande que Ele deseja estar em nossas vidas para nos abençoar e nos guiar.

6ª Passagem: Hebreus 3:4-6 – “Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.”
Esta passagem nos ensina que Deus é o edificador de todas as coisas. Moisés foi fiel como servo de Deus para testemunhar e anunciar as coisas que Deus queria. Mas, Cristo é o Filho sobre sua própria casa, que somos nós, se mantivermos firme a confiança e a glória da esperança até o fim.

7ª Passagem: II Coríntios 6:16 – “E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.”
Esta passagem nos ensina que Deus habita em nós, e somos Seu templo. Deus nos am

Salmo Corpo e o Templo de Deus

Templo de Deus: Corpo é o Espaço Sagrado

O texto bíblico nos ensina que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, nos convidando a reverenciá-lo. Não somos apenas de nós mesmos, mas de Deus, pois Ele comprou o nosso corpo por um bom preço. Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá, pois o templo de Deus, que é o nosso corpo, é santo.

Símbolos da Passagem

Na passagem bíblica, encontramos símbolos que remetem ao templo de Deus. O sangue de Jesus é o novo e vivo caminho para a entrada no santuário de Deus. A carne de Jesus é o véu que separa o santuário de Deus do mundo. Jesus é o nosso grande sacerdote, nos ajudando a chegarmos a Deus.

Personagens

Jesus é a personagem principal da passagem, pois é o nosso grande sacerdote, o autor do novo e vivo caminho, e o que nos deu o seu sangue como porta de entrada no santuário de Deus. Moisés também é mencionado como um servo fiel de Deus, sendo o testemunho das coisas que se haviam de anunciar. Por fim, somos nós, a família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina.

Motivos e Prenúncios

O motivo principal desta passagem bíblica é nos ensinar que não somos de nós mesmos, mas de Deus. Ele comprou o nosso corpo por um bom preço e, como tal, devemos glorificá-lo no nosso corpo e no nosso espírito. Um prenúncio presente na passagem é o sangue de Jesus como porta de entrada no santuário de Deus. Isso é um prenúncio porque ainda não tinha acontecido, mas Jesus já estava a falar sobre isso.

Ambientação

O ambiente da passagem é contido nas palavras de Jesus, no momento em que Ele ensina os discípulos sobre o seu amor e como devemos nos relacionar com Deus. Ele nos ensina que o nosso corpo é o templo de Deus, que devemos entrar no santuário de Deus com um verdadeiro coração, com inteira certeza de fé e com o corpo lavado com água limpa. Ele também nos ensina que devemos guardar a Sua palavra e que, se o fizermos, Ele virá para nós e fará morada em nós.

Versículos, Alusões e Metáforas

Alguns versículos importantes desta passagem são: 1 Coríntios 6:19-20, Efésios 2:19-22 e João 14:23-24. Esse texto também contém alusões ao Antigo Testamento, como a menção a Moisés como fiel servo de Deus. Por fim, a passagem contém metáforas como a comparação do nosso corpo com o templo de Deus e do nosso amor por Jesus com a guarda da Sua palavra.

Ponto de Vista

O ponto de vista desta passagem é o de que o nosso corpo é o templo de Deus e que devemos, então, reverenciá-lo. É nossa responsabilidade glorificar a Deus no nosso corpo, conservando a confiança e a glória da esperança até ao fim. Devemos também guardar a Sua palavra para que Deus possa vir a nós e fazer morada em nós.

Pergunta 1: O que é o templo de Deus?


Resposta: O templo de Deus é o corpo de cada um de nós, pois somos o templo do Espírito Santo que habita em nós, proveniente de Deus.

Pergunta 2: O que significa sermos o templo de Deus?


Resposta: Significa que somos o lugar onde Deus se manifesta e habita. É por isso que devemos nos consagrar ao Senhor e glorificá-lo em nosso corpo e no nosso espírito.

Pergunta 3: Por que é importante cuidar do nosso corpo?


Resposta: É importante cuidar do nosso corpo porque ele é o templo de Deus. Devemos nos esforçar para viver de acordo com os ensinamentos de Cristo e assim glorificar a Deus no nosso corpo.

Pergunta 4: Quais são as consequências de destruir o templo de Deus?


Resposta: As consequências de destruir o templo de Deus são graves, pois Deus o destruirá. Por isso, é importante que nos consagramos a Deus e vivamos de acordo com os seus ensinamentos.

Pergunta 5: Como podemos nos consagrar a Deus?


Resposta: Para nos consagrar a Deus, devemos seguir os ensinamentos de Jesus e viver de acordo com a Palavra de Deus. Além disso, precisamos ter um coração cheio de fé e amor e nos esforçar para ter uma vida santa e agradável a Deus.

Leave A Reply

Your email address will not be published.