Celebrando o Dia dos Pais: Aprendendo com o Filho Pródigo!

0

Vivemos em uma época em que as relações familiares estão cada vez mais desgastadas. Por isso, é importante lembrar que a família é um dos maiores tesouros que temos e que, para manter uma relação saudável, precisamos nos esforçar para cultivar a amizade, o respeito e a gratidão entre nós. Neste artigo, abordaremos a história bíblica do filho pródigo para refletir sobre os sentimentos de amor entre pais e filhos, e o que podemos aprender com ela.

Mensagem crista Dia dos Pais

Conteúdo

Tabela sobre Dia dos Pais

Características Descrição
Compaixão O filho se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
Perdão O pai disse ao filho: “Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.”
Alegria O pai disse aos seus servos: “Trazai depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; e trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos.”
Herança Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.
Castigo Aquele que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga.
Firmeza Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.
Servir a Deus Se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Regozijo Grandemente se regozijará o pai do justo, e o que gerar um sábio, se alegrará nele.
Honra Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Confiança No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos.
Educação Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

As Passagens Bíblicas

A Bíblia Sagrada nos traz inúmeras passagens que nos ensinam sobre a importância dos valores familiares e do amor entre os seres humanos.

Uma das mais lindas histórias de reconciliação entre pai e filho é a encontrada no Evangelho de Lucas 15: 11-24, onde lemos a história do filho pródigo. Neste trecho, vemos como o pai, ao ver o seu filho ainda a distância, se moveu de íntima compaixão e correndo lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.

Outra passagem que trata da família é o Salmo 127: 3-5, onde Deus nos ensina que os filhos são herança do Senhor e o fruto do ventre é o seu galardão.

Outra passagem que trata da educação dos filhos é o Provérbios 22: 6, onde encontramos a recomendação de que vigiemos, estejamos firmes na fé e portemos varonilmente para fortalecer a nossa família.

Também encontramos no livro de Provérbios 13: 24, que o justo anda na sua sinceridade e seus filhos são abençoados por Deus.

E por fim, a passagem mais conhecida e citada quando falamos de família é o Êxodo 20: 12, onde Deus manda honrar ao pai e à mãe para que se prolonguem os nossos dias na terra que Deus nos deu.

Concluímos que a família é um dos maiores presentes que Deus nos deu e que é nosso dever honrá-la e cuidar dela com amor. É através da família que aprendemos a amar e a nos relacionar com o mundo. Que Deus nos ajude a sempre cuidar e amar a nossa família! Amém.

Salmo Dia dos Pais

Dia dos Pais: Uma Lição do Amor de Deus Pai e de Nossos Pais

O Dia dos Pais é a oportunidade perfeita para refletirmos e agradecermos a Deus Pai e a nossos pais terrenos. A Bíblia nos mostra o amor de Deus Pai e o amor de nossos pais, bem como o cuidado que Deus tem com seus filhos e o cuidado que nossos pais devem ter conosco.

O Amor de Deus Pai

A passagem bíblica mais conhecida que ilustra o amor de Deus Pai é a parábola do Filho Pródigo. O versículo 20 mostra a incondicional compaixão de Deus Pai quando o filho se arrepende de seus pecados: “E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.” O versículo 23 mostra o amor de Deus Pai de nos presentear: “E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos.”

O Amor de Nossos Pais

Deus Pai nos ensina também o amor de nossos pais. Os versículos 3 e 4 mostram o amor de nossos pais por nós: “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.” O versículo 5 ensina que nossos pais se regozijam quando nos damos bem: “Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.”

A Orientação de Nossos Pais

Os versículos 6 e 7 ensinam que parte do amor de nossos pais é ensinar-nos a obedecer a Deus: “O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga. Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.” O versículo 8 também nos ensina que nosso amor por nossos pais deve ser maior do que o nosso amor por qualquer outra coisa: “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”

O Regozijo de Nossos Pais

Os versículos 9 e 10 nos ensinam que nosso comportamento traz alegria para nossos pais: “Grandemente se regozijará o pai do justo, e o que gerar um sábio, se alegrará nele. O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele.” O versículo 11 nos ensina que devemos honrar nossos pais: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”

Conclusão

O Dia dos Pais é a oportunidade perfeita para lembrarmos do exemplo do amor de Deus Pai e do amor de nossos pais. O versículo 12 nos incentiva a reverenciar a Deus Pai e a nossos pais: “No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos.” Os versículos 13 e 14 nos ensinam que parte da responsabilidade de nossos pais é nos educar e nos ensinar a obedecer a Deus: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Que Deus Pai e nossos pais nos abençoem e nos ensinem a ser pessoas melhores. Amém.

1. O que é o Dia dos Pais?

O Dia dos Pais é uma comemoração anual celebrada em homenagem aos pais. É comemorado em várias partes do mundo, normalmente no segundo domingo de agosto. A data foi criada para homenagear o papel dos pais na vida de seus filhos, e o seu amor e cuidado em relação à família.

2. Quais são as principais maneiras de comemorar o Dia dos Pais?

Existem muitas maneiras de comemorar o Dia dos Pais. Algumas das principais formas são presentear seu pai com um presente especial, planejar um almoço especial para seu pai, enviar cartões de felicitações para seu pai, e sair para um passeio com seu pai.

3. Como a Igreja Católica comemora o Dia dos Pais?

A Igreja Católica acredita que o Dia dos Pais é um dia especial para honrar os pais e lembrar a eles a importância de sua responsabilidade na criação. É comum que muitas igrejas celebrem o dia com homenagens especiais aos pais, missas, orações e conferências.

4. Quais são as palavras bíblicas relevantes para o Dia dos Pais?

Existem muitas passagens bíblicas que são relevantes para o Dia dos Pais. Algumas delas incluem: Provérbios 22: 6 – “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”; Efésios 6: 4 – “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”; e Salmos 127: 3-5 – “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.”

5. Quais são alguns conselhos bíblicos sobre como ser um bom pai?

A Bíblia oferece muitos conselhos importantes para aqueles que desejam ser um bom pai. Alguns deles incluem: Provérbios 13: 24 – “O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga”; 1 Timóteo 4: 12 – “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos”; e Josué 24: 15 – “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”

Leave A Reply

Your email address will not be published.