A Fidelidade de Deus em Êxodo 17: Testemunho de Sua Misericórdia

0

No capítulo 17 do livro do Êxodo, encontramos uma passagem bíblica muito significativa que nos ensina sobre a fidelidade de Deus e a Sua proteção. Nesta passagem, vemos que Deus guia Seu povo, mesmo diante das dificuldades e desafios. O povo de Israel estava sedento no deserto, e eles clamaram a Deus para que lhes desse água. Deus, em Sua misericórdia, ouviu o clamor de Seu povo e providenciou água para eles. Além disso, Deus também deu a Moisés a tarefa de liderar o povo em sua guerra contra o inimigo Amaleque, e Moisés foi capaz de vencer a guerra com a ajuda de Deus.

Esta passagem nos ensina que, mesmo quando nos encontramos em meio às dificuldades, Deus está sempre presente para nos ajudar. Ele nos ouve quando clamamos a Ele, e nos protege de nossos inimigos. Portanto, devemos sempre nos lembrar que Deus é fiel e nos ama. Ele nos dará forças para enfrentar todas as dificuldades que possam surgir em nossas vidas e nos guiará para que possamos alcançar a vitória.

Salmo Exodo 17

Conteúdo

Tabela sobre Êxodo 17

Personagem Lição
Moisés Ouvir a Deus e confiar Nele em meio às dificuldades.
Povo de Israel Evitar a murmuração e a desobediência.
Josué Ter coragem e fé para enfrentar os inimigos.
Arão e Hur Ajudar e apoiar o líder com lealdade.
Amaleque A resistência a Deus não prospera.

Êxodo 17

1 Depois toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas
suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acampou em Refidim; não havia
ali água para o povo beber.

2 Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés
lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor?

3 Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse:
Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos
filhos, e ao nosso gado?

4 E clamou Moisés ao Senhor, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me
apedrejará.

5 Então disse o Senhor a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos
anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.

6 Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a
rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos
olhos dos anciãos de Israel.

7 E chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de
Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou
não?

8 Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim.

9 Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra
Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na
minha mão.

10 E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés,
Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro.

11 E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas
quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.

12 Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram
debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos,
um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o
sol se pôs.

13 E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada.

14 Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e
relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de
Amaleque de debaixo dos céus.

15 E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA.

16 E disse: Porquanto jurou o Senhor, haverá guerra do Senhor contra Amaleque de
geração em geração.

Mensagem crista Exodo 17

Êxodo 17 – Refidim

O povo de Israel partiu do deserto de Sim, conforme a ordem do Senhor, e chegou a Refidim, onde não havia água para beber. Os filhos de Israel começaram a se queixar a Moisés, pedindo-lhe água. Moisés, então, pediu ao Senhor o que deveria fazer. O Senhor lhe ordenou que levasse alguns anciãos e a vara com que batera no rio e que batesse na rocha, para que saísse água para o povo beber. Moisés assim fez e o povo bebeu. O lugar foi chamado Massá e Meribá, pois lá o povo tentou ao Senhor, perguntando se Ele estava no meio deles ou não.

Amaleque e a guerra contra Israel

Amaleque veio e pelejou contra Israel em Refidim. Moisés ordenou a Josué que escolhesse homens e pelejasse contra Amaleque. Moisés subiu ao cume do outeiro, com Arão e Hur, para ajudá-lo. Quando Moisés erguia a sua mão, Israel ganhava a peleja, mas quando ele abaixava a mão, Amaleque ganhava. Por isso, Arão e Hur ajudaram Moisés, sustentando suas mãos, até que o sol se pôs. Josué desfez Amaleque e seu povo, ao fio da espada. O Senhor ordenou a Moisés que registrasse isso para memória futura. Moisés construiu um altar e o chamou de “O Senhor é minha bandeira”, pois Deus havia jurado guerra contra Amaleque de geração em geração.

Reflexão

Esta passagem nos ensina que o Senhor está sempre presente, mesmo quando nos sentimos desamparados, como o povo de Israel em Refidim. Deus ouve e responde às nossas orações e nos ajuda a passar por nossas provações. Como Deus ajudou Moisés e o povo de Israel a vencer Amaleque, Ele nos dará forças para vencermos nossos inimigos espirituais. Se nos unirmos a Jesus e colocarmos nossa confiança Nele, seremos vitoriosos. Como Moisés construiu um altar para lembrar essa vitória, também devemos nos lembrar de todas as bênçãos e vitórias que Deus nos dá.

Êxodo 17

No Êxodo 17, a congregação dos filhos de Israel saiu do deserto de Sim e acampou em Refidim. Porém, não havia água para o povo beber, então o povo contendeu com Moisés e disse: “Dá-nos água para beber”. Moisés clamou ao Senhor, que lhe disse para tomar alguns dos anciãos de Israel e bater na rocha para que dela saíssem águas, e assim foi feito. Então, Amaleque veio pelejar contra Israel em Refidim, e Moisés ordenou a Josué que escolhesse homens e pelejasse contra Amaleque. Moisés, Arão e Hur subiram ao cume do outeiro, enquanto Moisés levantava as mãos, Israel prevalecia, mas quando ele abaixava as mãos, Amaleque prevalecia. Então, para sustentar as mãos de Moisés, Arão e Hur puseram uma pedra debaixo dele, assim, Josué desfez a Amaleque e ao seu povo, ao fio da espada. Por fim, o Senhor ordenou a Moisés para escrever isso para memória num livro, para que se soubesse que o Senhor haveria guerra contra Amaleque de geração em geração.

FAQ:

O que aconteceu no Êxodo 17?

No Êxodo 17, a congregação dos filhos de Israel saiu do deserto de Sim e acampou em Refidim, porém não havia água para o povo beber. Então, o povo contendeu com Moisés, que clamou ao Senhor, que lhe disse para bater na rocha para que dela saíssem águas. Em seguida, Amaleque veio pelejar contra Israel em Refidim, e Moisés ordenou a Josué que escolhesse homens e pelejasse contra Amaleque. Josué desfez a Amaleque e ao seu povo ao fio da espada. Por fim, o Senhor ordenou a Moisés para escrever isso para memória num livro, para que se soubesse que o Senhor haveria guerra contra Amaleque de geração em geração.

Qual foi a ordem do Senhor para Moisés?

A ordem do Senhor para Moisés foi para tomar alguns dos anciãos de Israel e bater na rocha para que dela saíssem águas, para que o povo pudesse beber. Também disse para Moisés escrever isso para memória num livro, para que se soubesse que o Senhor haveria guerra contra Amaleque de geração em geração.

Quem desfez a Amaleque e ao seu povo ao fio da espada?

Josué desfez a Amaleque e ao seu povo ao fio da espada.

Leave A Reply

Your email address will not be published.