Ezequiel 4: Revelações Divinas Sobre a Iniqüidade!
Como professor de teologia, estamos aqui para refletir a passagem bíblica de Ezequiel 4. Neste capítulo, Deus dá a Ezequiel instruções detalhadas sobre como simbolicamente mostrar o cativeiro de Jerusalém. Deus diz a Ezequiel para tomar um tijolo e gravar a cidade de Jerusalém nele, e para colocar um cerco em volta dela. Ele também diz a Ezequiel para se deitar sobre seu lado esquerdo e carregar a iniqüidade da casa de Israel, assim como para se deitar sobre seu lado direito e carregar a iniqüidade da casa de Judá. Além disso, Deus diz a Ezequiel para comer pão e beber água, mas tudo deve ser feito medindo e ponderando. Deus diz que esses símbolos devem ser usados para mostrar aos filhos de Israel a falta de pão e água que eles sentirão durante o cativeiro. Por fim, Deus diz que isso ajudará a ilustrar as iniqüidades da casa de Israel. Esta passagem bíblica é um lembrete importante de que Deus não tolera nossa iniqüidade, e que devemos buscar a Sua direção para evitar o sofrimento.
Conteúdo
Tabela sobre Ezequiel 4
Personagens principais | Lições a serem aprendidas |
---|---|
Filho do Homem | Devemos nos comprometer com o propósito de Deus e seguir seus mandamentos. |
Casa de Israel | Devemos nos arrepender dos nossos pecados e buscar a Deus com sinceridade. |
Casa de Judá | Devemos ser leais a Deus e obedecer a Sua vontade. |
Jerusalém | Devemos nos esforçar para vivermos em santidade e honrar a Deus em nossas vidas. |
Ezequiel 4
1 Tu, pois, ó filho do homem, toma um tijolo, e pô-lo-ás diante de ti, e grava
nele a cidade de Jerusalém.
2 E põe contra ela um cerco, e edifica contra ela uma fortificação, e levanta
contra ela uma trincheira, e põe contra ela arraiais, e põe-lhe aríetes em
redor.
3 E tu toma uma sertã de ferro, e põe-na por muro de ferro entre ti e a cidade;
e dirige para ela o teu rosto, e assim será cercada, e a cercarás; isto servirá
de sinal à casa de Israel.
4 Tu também deita-te sobre o teu lado esquerdo, e põe a iniqüidade da casa de
Israel sobre ele; conforme o número dos dias que te deitares sobre ele, levarás
as suas iniqüidades.
5 Porque eu já te tenho fixado os anos da sua iniqüidade, conforme o número dos
dias, trezentos e noventa dias; e levarás a iniqüidade da casa de Israel.
6 E, quando tiveres cumprido estes dias, tornar-te-ás a deitar sobre o teu lado
direito, e levarás a iniqüidade da casa de Judá quarenta dias; um dia te dei
para cada ano.
7 Dirigirás, pois, o teu rosto para o cerco de Jerusalém, com o teu braço
descoberto, e profetizarás contra ela.
8 E eis que porei sobre ti cordas; assim tu não te voltarás de um lado para o
outro, até que cumpras os dias do teu cerco.
9 E tu, toma trigo, e cevada, e favas, e lentilhas, e milho e aveia, e coloca-os
numa vasilha, e faze deles pão; conforme o número dos dias que tu te deitares
sobre o teu lado, trezentos e noventa dias, comerás disso.
10 E a tua comida, que hás de comer, será do peso de vinte siclos por dia; de
tempo em tempo a comerás.
11 Também beberás a água por medida, a saber, a sexta parte de um him; de tempo
em tempo beberás.
12 E o que comeres será como bolos de cevada, e cozê-los-ás sobre o esterco que
sai do homem, diante dos olhos deles.
13 E disse o Senhor: Assim comerão os filhos de Israel o seu pão imundo, entre
os gentios para onde os lançarei.
14 Então disse eu: Ah! Senhor DEUS! Eis que a minha alma não foi contaminada,
pois desde a minha mocidade até agora, nunca comi daquilo que morrer de si
mesmo, ou que é despedaçado por feras; nem carne abominável entrou na minha
boca.
15 E disse-me: Vê, dei-te esterco de vacas, em lugar de esterco de homem; e
sobre ele prepararás o teu pão.
16 Disse-me ainda: Filho do homem, eis que eu quebrarei o sustento de pão em
Jerusalém, e comerão o pão por peso, e com ansiedade; e a água beberão por
medida, e com espanto;
17 Para que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se
consumam nas suas iniqüidades.
Ezequiel 4:1-17
O Senhor Deus deu a Ezequiel uma missão específica: tomar um tijolo e gravar a cidade de Jerusalém nele, levantar contra ela um cerco, edificar uma fortificação, levantar uma trincheira, pôr arraiais e aríetes em redor. Além disso, Ezequiel deveria tomar uma sertã de ferro, pô-la por muro de ferro entre ele e a cidade, e dirigir o seu rosto para ela. Esta ação simbolizaria o cerco que Deus imporia a Jerusalém e serviria de sinal à Casa de Israel.
Ezequiel também deveria deitar-se sobre o seu lado esquerdo e pôr sobre ele a iniqüidade da Casa de Israel, para levar sobre si as iniqüidades dos israelitas. O Senhor já tinha estabelecido o número de dias em que Ezequiel deveria deitar-se sobre o seu lado esquerdo: trezentos e noventa dias. Depois disso, Ezequiel deveria deitar-se sobre o seu lado direito e levar a iniqüidade da Casa de Judá durante quarenta dias, um dia para cada ano.
Simbolismo da Comida
O Senhor também ordenou a Ezequiel que preparasse pão com trigo, cevada, favas, lentilhas, milho e aveia. O número de dias que Ezequiel deveria deitar-se sobre o seu lado esquerdo, trezentos e noventa dias, era equivalente à quantidade de dias que ele deveria comer deste pão. Ezequiel também deveria beber água por medida, a sexta parte de um him, de tempo em tempo.
A comida de Ezequiel tinha um simbolismo muito importante. O pão deveria ser preparado sobre o esterco de vacas, em lugar de esterco de homem. Este foi um símbolo da iniqüidade da Casa de Israel, que o Senhor colocou sobre Ezequiel. O Senhor disse que assim os filhos de Israel comeriam o seu pão imundo entre os gentios para onde os lançaria. A comida simbolizava a iniqüidade dos israelitas e o fato de que eles sofreriam as consequências de seus pecados.
Mensagem da Passagem
Esta passagem nos lembra que Deus é justo e que todos nós devemos prestar contas a Ele. Como parte de Sua justiça, Deus julga os pecados dos Seus filhos. A passagem nos mostra que Deus usou Ezequiel para transmitir uma mensagem ao Seu povo. Esta mensagem foi que Ele punirá o pecado, mas também que Ele tem misericórdia e amor por Seu povo.
A passagem nos ensina a nos arrependermos de nossos pecados e a nos lembrarmos de que Deus nos ama. Ao mesmo tempo, nos lembra que devemos viver de acordo com os Seus princípios e leis, pois Ele é justo e nos julgará por nossas ações. Se vivermos de acordo com a Sua vontade, seremos abençoados. Se vivermos em pecado, sofreremos as consequências.
Que possamos nos lembrar desta passagem e buscar a vontade de Deus em nossas vidas. Que possamos nos arrepender de nossos pecados e viver de acordo com os Seus princípios, para que possamos ser abençoados. Amém.
Ezequiel 4: Compreendendo a mensagem de Deus
A profecia de Ezequiel 4 tem por objetivo apresentar à casa de Israel a punição divina por seus pecados. Deus ordena a Ezequiel que tome um tijolo, o coloque diante de si e grave a cidade de Jerusalém. Então, ele deveria erguer um cerco, construir uma fortificação, uma trincheira, arraiais e aríetes para cercar a cidade. Além disso, Ezequiel deveria levar um sertão de ferro e usá-lo como um muro entre ele e a cidade.
Ezequiel também deveria deitar-se sobre seu lado esquerdo e levar sobre si a iniqüidade da casa de Israel por um período de trezentos e noventa dias. Depois disso, ele deveria mudar para seu lado direito e levar a iniqüidade da casa de Judá por quarenta dias. Durante o cerco da cidade, Ezequiel deveria comer e beber em quantidades medidas e preparar o seu pão sobre o esterco do homem.
A mensagem por trás desta profecia é clara: os pecados do povo de Israel terão consequências e Deus está dando aviso disso. Deus está dizendo que o povo de Israel deveria arrepender-se e voltar para Ele.
FAQ – Ezequiel 4
O que é Ezequiel 4?
Ezequiel 4 é uma profecia do Antigo Testamento, na qual Deus ordena a Ezequiel que cercasse a cidade de Jerusalém e levasse sobre si a iniqüidade da casa de Israel.
Qual é o significado de Ezequiel 4?
O significado de Ezequiel 4 é que os pecados do povo de Israel terão consequências e Deus está dando aviso disso. Deus está dizendo que o povo de Israel deveria arrepender-se e voltar para Ele.
O que Ezequiel deveria fazer?
Deus ordenou a Ezequiel que tomasse um tijolo, o colocasse diante de si e gravasse a cidade de Jerusalém. Então, ele deveria erguer um cerco, construir uma fortificação, uma trincheira, arraiais e aríetes para cercar a cidade. Além disso, Ezequiel deveria levar um sertão de ferro e usá-lo como um muro entre ele e a cidade. Ezequiel também deveria deitar-se sobre seu lado esquerdo e levar sobre si a iniqüidade da casa de Israel por um período de trezentos e noventa dias. Depois disso, ele deveria mudar para seu lado direito e levar a iniqüidade da casa de Judá por quarenta dias. Durante o cerco da cidade, Ezequiel deveria comer e beber em quantidades medidas e preparar o seu pão sobre o esterco do homem.
O que Deus está dizendo com essa profecia?
Deus está avisando que os pecados do povo de Israel terão consequências e que o povo deveria arrepender-se e voltar para Ele.