Gênesis: O princípio

Genesis é o primeiro livro da bíblia. Nele encontramos a formação da terra e se todos os seres viventes. O livro de Gênesis traz detalhes da obra prima de Deus como respostas principalmente para cristãos e judeus.

Gênesis o princípio

Se ainda não conhece o livro de Gênesis, ou deseja saber um pouco mais sobre o princípio de todas as coisas, o Reino de Deus  com muito carinho traz alguns detalhes para você, portanto, fique conosco!

Gênesis: O princípio

Quem quando criança nunca deitou no chão para contemplar as nuvens? Ou ainda, pediu para alguém o levar até o monte mais próximo para tocar o céu?

Somos curiosos por natureza e sempre estamos à procura de respostas para todos os fenômenos que ocorrem durante nossa vida. Contudo, muitos de nós partimos desta vida, sem ter a certeza absoluta do que acontecerá do outro lado.

As teorias são criadas para amenizar nossa sede de saber. Após pesquisas, buscas por documentos, relatos e outras coisas mais, elaboram-se possíveis explicações para os fenômenos mais questionáveis.

A Bíblia existe para isso! Ela possui tudo para responder as perguntas da humanidade, e o livro de Gênesis é seu primeiro livro.

Ele serve de forma perfeita como introdução a todo conteúdo. A palavra “Gênesis”, do grego geneseos, significa “origem” ou “fonte”. Essa palavra traduz o hebraico bereshith, que é a primeira palavra do livro. Essa palavra hebraica significa “no princípio”.

Quem é o autor e qual a data do livro de Gênesis ?

Embora não existam dados que assegurem por certo quem foi o autor original de Gênesis, a tradição judaica e a tradição cristã aceitam Moisés como autor desse livro.

Gênesis no principio criou Deus o ceus e a terra

Contudo, alguns questionam sua autoria, pois acreditam que Gênesis foi escrito após a época de Moisés, enquanto outros defendem que o livro foi escrito antes dele.

De acordo com a Bíblia, foi Moisés o autor do livro de Gênesis.

Como era costume do povo judeu passar os feitos de Deus para seus decendentes como mostra Deuteronômio 6:7 ao17, por certo tinha relatos que vinham dos antepassados, e o mais importante:

  • Ele recebeu a palavra inspirada pelo Espírito de Deus
  • Possivelmente teve revelações especiais da parte do Senhor sob determinados pontos e sua orientação durante a escrita.
  • Por certo, como era um homem instruido e foi educado no Egito, pode ter reunido registros escritos e tradições orais na composição dessa obra.

Isso explica como ele relatou acontecimentos que ocorreram antes de seu tempo. Um exemplo disto é a expressão “estas são as gerações de”.

Esta expressão comum em Gênesis pode ser traduzida como “estas são as histórias por”.

Com relação a uma data, não é possível determinar com exatidão o ano em que o livro de Gênesis foi escrito. A data mais aceita entre os estudiosos para a composição de Gênesis é algo em torno de 1400 a.C.

Mas isso não significa que o livro como o conhecemos ficou pronto nessa data. Certamente o livro de Gênesis passou por algumas atualizações posteriores. Saiba mais sobre quem escreveu Gênesis.

Para quem o livro de Gênesis foi escrito?

Conegero acredita que o livro de Gênesis foi escrito para o povo de Israel. A finalidade era encorajá-los durante o difícil período do êxodo.

O Eterno pode criar de acordo com sua vontade

Os israelitas estavam deixando o seu passado no Egito e partindo para conquistar a terra prometida pelo Senhor.

Por isso o livro de Gênesis explica verdades fundamentais ao povo de Israel. Ele relata a criação de todas as coisas, o início da história da humanidade e a origem do próprio provo de Israel.

O livro de Gênesis mostra como Deus escolheu os israelitas para um relacionamento exclusivo com Ele. ( Daniel Conegero)

Os propósitos do Livro de Gênesis

Por certo, os principais propósitos do livro de Gênesis são:

  • Revelar a soberania de Deus na criação do universo.
  • Ensinar ao povo de Israel sobre os propósitos eternos de Deus.
  • Explicar a origem da humanidade e do pecado.
  • Relatar como foi a vida dos patriarcas do povo de Israel.
  • Revelar o início da história da redenção, apresentando um conceito totalmente monoteísta.
  • Gênesis fala de um único Deus, Soberano e Criador de todas as coisas ( Daniel Conegero)

Conheça o livro de Gênesis- Cap.1 verso 1 a 10

1.No princípio, Deus criou o céu e a terra.

2.A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam­ o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.

3.Deus disse: “Faça-se a luz!”. E a luz foi feita.

4.Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.

5.Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o primeiro dia.

6.Deus disse: “Faça-se um firmamento entre as águas, e separe ele umas das ou­tras”.

7.Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam debaixo do firmamento daquelas que estavam por cima.

8.E assim se fez. Deus chamou ao firmamento céu. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o segundo dia.*

9.Deus disse: “Que as águas que estão debaixo do céu se juntem num mesmo lugar, e apareça o elemento árido”. E assim se fez.

10.Deus chamou ao elemento árido terra, e ao ajuntamento das águas mar. E Deus viu que isso era bom.

Gênesis- Cap.1 verso 11 a 20

11.Deus disse: “Produza a terra plan­­tas, ervas que contenham semente e á­r­vores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie e o fruto contenha a sua semente”. E assim foi feito.

12.A terra pro­duziu plantas, ervas que contêm semente segundo a sua espécie, e árvores que produzem fruto segundo a sua espécie, contendo o fruto a sua semente. E Deus viu que isso era bom.

13.Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o terceiro dia.

14.Deus disse: “Façam-se luzeiros no firmamento do céu para separar o dia da noite. Que sirvam eles de sinais e marquem o tempo, os dias e os anos,

15.e resplande­çam no firmamento do céu para iluminar a terra”. E assim se fez.

16.Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para presidir o dia e o menor para presidir a noite; e fez também as estrelas.

17.Deus colocou-os no firmamento do céu para que iluminassem a terra,

18.presidissem o dia e a noite, e separassem a luz das trevas. E Deus viu que isso era bom.

19.Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o quarto dia.

20.Deus disse: “Pululem as águas de uma multidão de seres vivos, e voem aves sobre a terra, debaixo do firmamento do céu”.

Gênesis- Cap.1 verso 21 a 31

21.Deus criou os monstros mari­nhos e toda a multidão de seres vivos que enchem as águas, segundo a sua espécie, e todas as aves segundo a sua espécie. E Deus viu que isso era bom.

22.E Deus os abençoou: “Frutificai – disse ele – e multipli­cai-vos, e enchei as águas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra”.

23.Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o quinto dia.

24.Deus disse: “Produza a terra seres vivos segundo a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo a sua espécie”. E assim se fez.

25.Deus fez os animais selvagens segundo a sua espécie, os animais domésticos igualmente, e da mesma forma todos os animais, que se arrastam sobre a terra. E Deus viu que isso era bom.

26.Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra”.

27.Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.

28.Deus os abençoou: “Frutificai – disse ele – e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra”.

29.Deus disse: “Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento.

30.E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda a erva verde por alimento”. E assim se fez.

31.Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o sexto dia.”

O Gênesis explicado na visão judaica

Veja que interessante, o primeiro capitulo de Gênesis estudado sob a percepção de um judeu

Fim

Se gostou de conhecer o primeiro capitulo de Gênesis, continue conosco, e teremos muito mais para compartilhar com você! O Reino de Deus se alegra em espalhar a boa mensagem de esperança que existe na Palavra de Deus!

Um abraço, breve teremos mais!

Sobre

Besoul is fascinating about clothes, happy living and beauty! We want you to share our interests and find something you might love from your heart. We regularly post news and blogs to make you happy!
© 2019 Site feito pelo grupo B20.