Legalidades de Alistamento: História e Necessárias Lições do Amor ao Próximo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook

Table of Contents

Ao longo da história, o alistamento tem sido uma prática comum em todas as sociedades, desde a antiguidade até os dias atuais. O primeiro alistamento conhecido foi o decreto de César Augusto, que exigia que todos os povos se alistassem, cada um para sua própria cidade. Este decreto levou José e Maria da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Belém, para se alistarem juntos. Apesar da resistência de Pilatos, Jesus manteve-se firme na sua fé e aconselhou que todos se sujeitassem às ordenações humanas, pois elas vêm de Deus. Além disso, Jesus ensinou que todos devem pagar impostos, mas que a prioridade deve ser o amor ao próximo. Neste artigo, vamos explorar esta importante história de alistamento, bem como as lições que podemos aprender a partir dela.

Mensagem crista Legalidades

Conteúdo

Tabela sobre Legalidades

Legalidades Descrição
Decreto de César Augusto Todo o mundo se alistasse
Presidente da Síria Quirino
Pilatos Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado
Sujeitar-se às potestades superiores Por amor do Senhor
Tributo a César Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
Dracmas Vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti.

Imagem da biblia Legalidades

Passagens Bíblicas

Apesar de todos os desafios e dificuldades que a vida nos apresenta, a Bíblia nos mostra que existe esperança e força para passarmos por elas. Aqui estão algumas passagens bíblicas que nos ajudam a refletir sobre a vida e nos orientam a manter a fé.

Lucas 2:1-5: “E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse. Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.”

Esta passagem nos mostra que Deus nos dá força para enfrentarmos os desafios que a vida nos apresenta. Não importa o quão difícil seja para nós, Deus nos dará a coragem e o apoio necessários para passarmos por eles.

João 19:10-11: “Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.”

Esta passagem nos ensina que, mesmo diante dos maiores desafios, Deus nos dá a graça e o poder para nos mantermos firmes e lembrarmos que nada acontece sem o Seu conhecimento. Deus nos dá a força para enfrentarmos tudo o que a vida nos apresenta.

Mateus 5:25-26: “E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas? Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios?”

Esta passagem nos ensina que, mesmo diante das maiores dificuldades, devemos contar com a ajuda de Deus. A Bíblia nos ensina que devemos ter fé em Deus e confiar que Ele nos ajudará a enfrentar qualquer desafio.

Romanos 13:1-7: “Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo.”

Esta passagem nos ensina que devemos obedecer às autoridades estabelecidas por Deus. Deus nos dá a sabedoria e a força necessárias para cumprirmos nossas obrigações, mesmo diante das maiores dificuldades.

Mateus 17:17-27: “Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não? Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro. E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição? Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.”

Esta passagem nos ensina que Deus nos dá a força para cumprirmos nossas obrigações, mesmo diante das maiores dificuldades. Deus nos dá a sabedoria e a coragem necessárias para enfrentarmos os desafios que a vida nos apresenta.

Ou seja, a Bíblia nos ensina que Deus nos dá a força e a sabedoria necessárias para enfrentarmos os desafios da vida

Salmo Legalidades

Legalidades: Uma Lição de Jesus Cristo

Os seres humanos vivem sob as leis de Deus e da humanidade. Um dos ensinamentos mais profundos de Jesus Cristo era o respeito às leis humanas. Além disso, Jesus nos ensina que é preciso estar em sintonia com o plano divino. A passagem bíblica acima nos mostra que Deus tem um propósito maior para nós: não devemos nos submeter às leis humanas, mas sim às leis de Deus, pois elas são as que nos guiarão para vivermos de acordo com Seu plano.

Símbolos

A passagem bíblica contém muitos símbolos que nos mostram os ensinamentos de Jesus, como a moeda do tributo, os peixes, os reis, a espada, etc. Todos esses símbolos nos mostram que devemos estar sujeitos às leis de Deus, mas também que devemos honrar as leis humanas. Devemos honrar a Deus através da obediência ao governo terreno.

Personagens

O personagem central desta passagem bíblica é Jesus Cristo. Ele nos mostra que devemos honrar a Deus por meio da obediência ao governo humano. Outras personagens importantes são Pilatos, Quirino, José, Maria, Pedro e os cobradores de tributos. Todos eles mostram que devemos honrar as leis humanas, mas que devemos sempre manter nosso foco no plano divino.

Motivos

O motivo principal da passagem bíblica é mostrar que devemos viver de acordo com as leis de Deus. Jesus nos ensina que devemos respeitar as leis humanas, pois elas são o meio para alcançar o propósito divino. A história também nos ensina que devemos nos libertar das amarras humanas e seguir o plano de Deus.

Prenúncios

A passagem bíblica contém alguns prenúncios sobre o que Jesus fará mais tarde. Jesus fala sobre o “último ceitil”, que prenuncia sua própria morte e ressurreição. Ele também fala sobre a necessidade de honrar os governantes humanos, pois eles são ministros de Deus e executam Seu plano. Esses prenúncios nos mostram que devemos honrar as leis humanas, mas que devemos sempre nos lembrar que o plano divino prevalece.

Ambientação

O contexto da passagem bíblica é o tempo em que Jesus viveu, durante a dominação do Império Romano. Foi nesta época que Jesus nos ensinou a honrar as leis humanas, pois elas são instrumentos de Deus para executar Seu propósito. A passagem também nos mostra que devemos viver de acordo com as leis de Deus, pois elas prevalecem sobre as leis humanas.

Versículos

A passagem bíblica contém vários versículos de diferentes passagens das Escrituras que nos mostram o que devemos fazer com relação às leis humanas. Os versículos mais importantes são: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Lucas 20:25), “Toda alma esteja sujeita às potestades superiores” (Romanos 13:1) e “Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não?” (Mateus 22:17). Todos esses versículos nos mostram que devemos honrar as leis humanas, pois elas são instrumentos de Deus para executar Seu plano.

Alusões, Pontos de Vista e Metáforas

A passagem bíblica contém várias alusões, pontos de vista e metáforas que nos mostram o que Jesus quis dizer ao dizer “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. Por exemplo, Jesus usa a metáfora do peixe para nos mostrar que devemos honrar as leis humanas, mas que o plano divino prevalece. Ele também fala sobre a gota de um balde e o pó miúdo das balanças para nos mostrar que as nações são insignificantes perante Deus, e que devemos honrar Seu plano acima de tudo.

Ao estudar a passagem bíblica acima, aprendemos que devemos honrar as leis humanas, pois elas são instrumentos de Deus para executar Seu propósito. No entanto, devemos sempre nos lembrar que o plano divino prevalece sobre as leis humanas. Devemos honrar o governo humano, mas devemos honrar a Deus acima de tudo.

Trecho da biblia Legalidades

O que são as potestades superiores?


As potestades superiores são autoridades governamentais, como o Rei ou o Governador, que foram estabelecidas por Deus.

O que significa “dai a cada um o que deveis”?


Significa que devemos pagar nossas dívidas e impostos, oferecer respeito e honra aos que nos governam, tratar a todos com amor e compaixão, e cumprir nossas obrigações para com Deus e nossos semelhantes.

Como devemos agir perante as potestades superiores?


Devemos obedecer às autoridades governamentais, pois elas foram estabelecidas por Deus. Devemos honrá-las e tratá-las com respeito, pagando os impostos e tributos devidos e honrando as leis estabelecidas.

O que significa Jesus quando diz “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”?


Jesus estava ensinando que devemos cumprir nossas obrigações para com nossas autoridades governamentais, pagando os impostos e tributos devidos. Por outro lado, também devemos servir a Deus, dedicando nossas vidas ao seu serviço.

O que significa “queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela”?


Significa que devemos agir de forma correta e justa, pois isso nos trará honra e louvor das autoridades. Devemos nos esforçar para fazer o bem, pois isso nos garantirá a aprovação e o respeito das autoridades.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook