No capítulo 12 do livro do Levítico, encontramos importantes ensinamentos sobre a purificação da mulher que tivera um filho ou uma filha. Esta passagem nos mostra a importância que Deus atribuiu à limpeza espiritual, que é representada aqui pela limpeza física. O Senhor estabeleceu uma série de disposições para que a mulher que tivesse um filho ou uma filha se purificasse, como a circuncisão do menino no oitavo dia, e a imunidade da mulher durante as semanas necessárias para a purificação. Além disso, Deus determinou que a mulher trouxesse um cordeiro para o holocausto e um pássaro ou uma rola para a propiciação do pecado. Estes rituais nos ensinam sobre a santidade e a pureza que Deus exige de nós, e sobre a necessidade de nos aproximarmos Dele para sermos purificados e nos reconciliarmos com Ele.
Conteúdo
Tabela sobre Levítico 12
Personagem | Lição |
---|---|
Moisés | Obedecer às leis de Deus e seguir as instruções que Ele nos dá. |
Filhos de Israel | A importância de seguir as leis de Deus, mesmo que elas possam parecer difíceis ou desconfortáveis. |
Mulheres | Respeitar as leis de Deus e seguir os procedimentos de purificação estabelecidos por Ele. |
Sacerdote | O papel importante que os sacerdotes desempenham na manutenção da lei de Deus. |
Levítico 12
1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um
menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua
enfermidade, será imunda.
3 E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.
4 Depois ficará ela trinta e três dias no sangue da sua purificação; nenhuma
coisa santa tocará e não entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua
purificação.
5 Mas, se der à luz uma menina será imunda duas semanas, como na sua separação;
depois ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificação.
6 E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação por filho ou por filha,
trará um cordeiro de um ano por holocausto, e um pombinho ou uma rola para
expiação do pecado, diante da porta da tenda da congregação, ao sacerdote.
7 O qual o oferecerá perante o Senhor, e por ela fará propiciação; e será limpa
do fluxo do seu sangue; esta é a lei da que der à luz menino ou menina.
8 Mas, se em sua mão não houver recursos para um cordeiro, então tomará duas
rolas, ou dois pombinhos, um para o holocausto e outro para a propiciação do
pecado; assim o sacerdote por ela fará expiação, e será limpa.
Refletindo sobre a Passagem Bíblica
Versículo 1
O Senhor falou a Moisés para que ele transmitisse a mensagem aos filhos de Israel.
Versículo 2
Se uma mulher der à luz um menino, ela será considerada imunda por sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade.
Versículo 3
No oitavo dia, o menino deverá ser circuncidado.
Versículo 4
Após a circuncisão, a mulher ficará imunda por trinta e três dias. Nenhuma coisa santa deverá ser tocada por ela e ela não poderá entrar no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação.
Versículo 5
Se a mulher der à luz uma menina, ela será considerada imunda por duas semanas, assim como nos dias da separação. Após isso, ela ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificação.
Versículo 6
Quando forem cumpridos os dias da sua purificação, seja por filho ou por filha, a mulher deverá trar um cordeiro de um ano para holocausto e um pombinho ou uma rola para expiação do pecado diante da porta da tenda da congregação, ao sacerdote.
Versículo 7
O sacerdote fará a propiciação e a mulher será limpa do fluxo do seu sangue, de acordo com a lei.
Versículo 8
Se a mulher não tiver recursos para um cordeiro, ela poderá tomar duas rolas ou dois pombinhos, um para o holocausto e outro para a propiciação do pecado. O sacerdote por ela fará a expiação e ela será limpa.
A partir desta passagem bíblica, é possível perceber o cuidado que o Senhor tem com as mulheres. Ele estabeleceu regras para a purificação delas, entendendo que elas precisam de um tempo para se recuperar após o parto. Além disso, o Senhor também entende que nem todas as mulheres têm recursos para adquirir um cordeiro, e assim permite que elas possam oferecer duas rolas ou dois pombinhos como propiciação do pecado. Esta passagem bíblica nos ensina a ter compaixão e cuidado com as mulheres e a entender que são seres especiais que merecem nossa atenção e respeito.
Levítico 12
O que diz o Levítico 12?
O Levítico 12 traz instruções aos israelitas sobre o procedimento de purificação das mulheres após o parto, de acordo com a lei de Moisés. Se a mulher der à luz um menino, ela ficará imunda por sete dias e, no oitavo, será circuncidado. Em seguida, ela ficará 33 dias no sangue de sua purificação e só então poderá entrar no santuário. Se a mulher der à luz uma menina, ela ficará imunda por 14 dias e, em seguida, 66 dias no sangue de sua purificação. Para finalizar o processo de purificação, a mulher deve oferecer um cordeiro de um ano como holocausto, e um pombinho ou uma rola para expiação do pecado no santuário. Se a mulher não tiver recursos para oferecer um cordeiro, ela pode oferecer dois pombinhos ou duas rolas.
O que significa o Levítico 12?
O Levítico 12 mostra que os israelitas deviam seguir a lei de Moisés para a purificação das mulheres após o parto. Esta lei indica que Deus é santo e deseja que os israelitas vivam de acordo com Seus padrões. Além disso, este capítulo revela o profundo respeito que Deus tem pela mulher e o cuidado que Ele tem com ela.
FAQ sobre Levítico 12
Pergunta 1: O que é o Levítico 12?
Resposta: O Levítico 12 é um capítulo da Bíblia que contém instruções para a purificação das mulheres após o parto, de acordo com a lei de Moisés.
Pergunta 2: Quanto tempo uma mulher deve ficar em seu sangue de purificação, se ela der à luz um menino?
Resposta: Se ela der à luz um menino, ela ficará imunda por sete dias e, no oitavo, será circuncidado. Em seguida, ela ficará 33 dias no sangue de sua purificação.
Pergunta 3: Quanto tempo uma mulher deve ficar em seu sangue de purificação, se ela der à luz uma menina?
Resposta: Se ela der à luz uma menina, ela ficará imunda por 14 dias e, em seguida, 66 dias no sangue de sua purificação.
Pergunta 4: Que tipo de oferta deve ser feita para a purificação de uma mulher após o parto?
Resposta: Para finalizar o processo de purificação, a mulher deve oferecer um cordeiro de um ano como holocausto, e um pombinho ou uma rola para expiação do pecado no santuário. Se a mulher não tiver recursos para oferecer um cordeiro, ela pode oferecer dois pombinhos ou duas rolas.