Lucas 16 – 4 lições de uma só vez

Lucas 16 nos traz lições de grande importância para aqueles que desejam uma vida próxima de Deus. Nesse capitulo teremos pelo menos 4 exemplos de condutas que perduram em nossos dias.

Lucas 16 - 4 lições de uma só vez
Lucas 16 -4 lições de uma só vez

Os textos bíblicos, embora escritos há milhares de anos, sempre conseguem nos alcançar na atualidade. Se deseja saber quais e como se interpretam as mensagens de Lucas 16, nos acompanhe no texto, e se enriqueça de conhecimento com mensagens de Temas Cristãos.

Motivos para ler Lucas 16

Sabemos que toda Palavra de Deus, sem exessão é pura e traz conhecimento. Em Lucas 16 você encontrará o parecer de Jesus pelo menos em 4 situações diferentes, vejamos quais são:

  • Acerca da infidelidade na administração dos bens alheios
  • No que diz respeito aos avarentos com capa de espiritualidade
  • O conceito de Jesus com respeito ao divórcio
  • A falta de sensibilidade pelo sofrimento do outro, e o resultado que isso conduz o homem após sua morte

Não existe no mundo situação a qual Deus não veja, e nos deixe sem uma posição de sua parte

Lucas 16 do 1 ao 10 – O administrador infiel

Abaixo temos uma das parábolas do Senhor Jesus,na qual faz questão de mostrar o procedimento de um funcionário corrupto:

1 E dizia também aos seus discípulos: Havia um certo homem rico, o qual tinha um mordomo; e este foi acusado perante ele de dissipar os seus bens.

2 E ele, chamando-o, disse-lhe: Que é isto que ouço de ti? Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo.

3 E o mordomo disse consigo: Que farei, pois que o meu senhor me tira a mordomia? Cavar, não posso; de mendigar, tenho vergonha.

4 Eu sei o que hei de fazer, para que, quando for desapossado da mordomia, me recebam em suas casas.

5 E, chamando a si cada um dos devedores do seu senhor, disse ao primeiro: Quanto deves ao meu senhor?

6 E ele respondeu: Cem medidas de azeite. E disse-lhe: Toma a tua obrigação, e assentando-te já, escreve cinqüenta.

7 Disse depois a outro: E tu, quanto deves? E ele respondeu: Cem alqueires de trigo. E disse-lhe: Toma a tua obrigação, e escreve oitenta.

8 E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz.

9 E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.

10 Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito.

Prova de fidelidade – Lucas 16: 11 a 13

11 Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras?

12 E, se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso?

13 Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

Jesus reprova os fariseus -Lucas 16: 14 a 17

14 E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas estas coisas, e zombavam dele.

15 E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.

16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.

17 E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.

Jesus fala sobre o divórcio – Lucas 16:18

18 Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido, adultera também.

Dennis Allan comenta sobre o assunto. Embora o assunto seja delicado, não podemos distorcer as escrituras.

O autor menciona que existem pessoas as quais, ao tentarem alterar o significado do ensinamento bíblico limitam sua aplicação em modos em que Deus não o restringiu. Ele nos dá exemplos de restrições artificiais:

  • Ocasionalmente, alguém tentará excluir mulheres do ensinamento de Cristo, devido ao uso de pronomes masculinos (Lucas 16:18; Mateus 5:32; 19:9). Jesus esclareceu especificamente este ponto em Marcos 10:11-12, onde ele afirma o mesmo princípio visto das perspectivas masculinas e femininas.
  • Excluindo não cristãos. Outros excluem não cristãos do ensinamento de Cristo, sugerindo freqüentemente que 1 Coríntos 7:10-16 significa que Jesus não se dirigiu aos não cristãos. Além de ser uma interpretação insustentável, esta posição coloca os não cristãos numa situação difícil.
  • Se Jesus não lhes falou, eles continuam sob a mesma lei básica dada a todos os homens em Gênesis 2, onde não há menção a qualquer motivo para divórcio e novo casamento

     O casamento foi destinado por Deus e tem sido sempre governado por ele. Ainda que não aceitamos, isso somente sugere nosso entendimento impróprio  quanto a vontade de Deus (Isaías 55:8-9). Ele sempre tem razão e sempre busca nossos melhores interesses (Dennis Allan )

O rico e o mendigo – Lucas 16: 19 parte1

19 Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.

20 Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;

21 E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.

22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.

23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.

24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

O rico e o mendigo – Lucas 16: 25 parte 2

25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.

26 E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.

27 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,

28 Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.

29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.

30 E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.

31 Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

Video com estudo sobre Lucas 16

Veja como em poucas palavras Augustos Nicodemos comenta a parábola do rico e Lázaro

Fim

Se você gostou do texto de Lucas 16 e quer saber mais sobre passagens bíblicas continuem nos seguindo. Deixe seu comentário, compartilhe, e fique sempre com a gente!

Um grande abraço e até breve!

Sobre

Besoul is fascinating about clothes, happy living and beauty! We want you to share our interests and find something you might love from your heart. We regularly post news and blogs to make you happy!
© 2019 Site feito pelo grupo B20.