Repreensão do malfeitor |
Um dos malfeitores repreendeu o outro, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, est

Refletindo sobre as passagens bíblicas
A primeira passagem bíblica que identificamos é João 15:13: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”. Esta passagem nos ensina a verdade fundamental do amor cristão: dar a vida por aqueles a quem amamos. É um amor que vai além do que é humanamente possível. É aquele que Jesus nos ensinou quando ele deu sua vida por nós na cruz. É um amor que devemos ter uns pelos outros e que nos leva a servir ao próximo.
A segunda passagem bíblica que identificamos é Mateus 26:26-28: “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha”. Esta passagem nos ensina sobre a importância da Santa Ceia. É na Santa Ceia que lembramos da morte de Jesus e de seu sacrifício por nós e nos comprometemos a seguir seu exemplo de amor e serviço. É na Santa Ceia que nos unimos uns aos outros como irmãos e irmãs em Cristo.
A terceira passagem bíblica que identificamos é Romanos 6:9-10: “Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele. Porque, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus”. Esta passagem nos ensina sobre a ressurreição de Cristo. A ressurreição de Jesus é nosso maior motivo de esperança, pois significa que a morte não tem o último dizer e que a vida eterna é possível. É por isso que podemos viver com confiança e alegria, porque sabemos que, por meio de Jesus, a vida eterna é nossa.
A quarta passagem bíblica que identificamos é João 10:11: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas”. Esta passagem nos ensina sobre o amor, o cuidado e o serviço de Jesus como nosso pastor. Jesus nos mostrou o amor incondicional de Deus ao dar sua vida por nós. Ele é o bom pastor que nos guia ao redor das armadilhas e nos protege dos nossos inimigos. É por isso que devemos seguir seus passos e viver de acordo com os ensinamentos de Jesus.
Essas são apenas algumas das passagens bíblicas que podem nos ajudar a compreender melhor o amor e o cuidado de Deus por nós. Que possamos nos aproximar mais de Deus e amar uns aos outros como ele nos amou.

A Morte de Jesus – Uma Experiência Única e Profunda
A morte de Jesus é um evento único e profundo que nos ensina tantas coisas sobre quem é Ele e a sua importância na salvação de todos nós. A Palavra de Deus nos mostra que Jesus deu a sua vida por nós, para nos salvar dos nossos pecados, e que Ele foi obediente até mesmo à morte, e morte de cruz. Foi assim que Jesus aprovou a nós a Sua grande amor e sacrifício para nos salvar.
Símbolos e Personagens
A morte de Jesus está repleta de símbolos e personagens que nos ajudam a compreender melhor o significado do Seu sacrifício. Por exemplo, o vinagre e o hissopo são símbolos do sofrimento de Jesus; a túnica sem costura é um símbolo da unidade de Deus como Pai, Filho e Espírito Santo; as menções aos cães e os malfeitores que estavam pendurados ao lado de Jesus são símbolos da humanidade perdida; e as figuras da mãe e da irmã de Jesus são símbolos do Seu amor para com todos nós. Além disso, existem também personagens importantes como o centurião e os soldados, que ficaram profundamente impressionados com o que viram e ouviram no Calvário.
Motivos, Prenúncios e Ambientação
A Palavra de Deus nos mostra que houve um grande número de motivos, prenúncios e ambientações em torno da morte de Jesus. Por exemplo, o tremor de terra, o rasgamento do véu do templo, a ressurreição dos santos e a escuridão no céu são alguns dos prenúncios que anunciam que algo importante está acontecendo. Além disso, o fato de Jesus ter exclamado “Eloí, Eloí, lamá sabactâni?” (Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?) e de ter dito “Está consumado” (ou seja, a missão de Jesus foi completada) foram alguns dos motivos que nos mostram que a Sua morte foi um evento único. Por fim, a grande multidão reunida no Calvário, bem como a atmosfera de dor e tristeza que cercava o evento, nos dão uma ideia do impacto da morte de Jesus.
Versículos, Alusões e Pontos de Vista
Os versículos também nos ajudam a compreender a morte de Jesus melhor. Por exemplo, versículos como “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos” (João 15:13), “O Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos” (Isaías 53:6) e “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16) nos ajudam a compreender o profundo significado da Sua morte. Além disso, também há numerosas alusões à morte de Jesus, como a descrição da Sua

FAQ sobre a Morte de Jesus Cristo
1. Por que Jesus morreu?
Jesus morreu para nos salvar de nosso pecado. Ele deu a sua vida por nós e nos reconciliou com Deus através de sua morte.
2. Como Jesus morreu?
Jesus foi crucificado, tendo sido pregado na cruz com as mãos e os pés. Seu corpo foi ferido e moído pelas nossas transgressões. Ele foi obediente à morte, e morreu na cruz.
3. Quais são os benefícios da morte de Jesus?
Através da morte de Jesus, nós somos perdoados de nossos pecados e temos a vida eterna. A morte de Jesus nos reconciliou com Deus, e nos deu a esperança da salvação.
4. O que aconteceu quando Jesus morreu?
Quando Jesus morreu, tremeu a terra, e muitos santos foram ressuscitados. O véu do templo se rasgou ao meio, e o centurião e os guardas que estavam presentes tiveram grande temor.
5. O que Jesus disse antes de morrer?
Antes de morrer, Jesus disse: “Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”. Ele também disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”.
|