Construindo um Lar Seguro com a Sábia Sabedoria: Mulheres Comandando seu Futuro Familiar

0

Todas as mulheres desejam construir um lar seguro e acolhedor para sua família. No entanto, só a mulher sábia consegue alcançar esse objetivo. A Bíblia afirma que “Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos” (Provérbios 14:1). Neste artigo, examinaremos como as mulheres podem usar seu discernimento para construir uma casa forte e estável para sua família.

Mensagem crista Mulher

Conteúdo

Tabela sobre Mulher

Características Exemplos
Sábia E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele
Virtuosa Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.
Rixosa e irritadiça É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça.
Enganosa Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.
Maldizente Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
Moderada Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.

A mulher sábia edifica a sua casa

A passagem que fala sobre a mulher sábia edificando a sua casa é encontrada em Provérbios 14:1, onde lemos: “Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.”

Esta passagem nos ensina que as mulheres devem ter sabedoria para administrar suas vidas e suas famílias. A sabedoria é aqui vista como a habilidade de tomar decisões prudentes e ter um bom senso. Esta virtude é essencial para que as mulheres possam construir um lar feliz e saudável onde possam criar seus filhos com amor, sabedoria e graça.

A passagem nos ensina também que as mulheres devem ser prudentes ao tomar decisões, pois uma decisão imprudente pode levar ao fracasso e à destruição. Portanto, é importante que as mulheres busquem sempre o conselho de Deus e se esforcem para seguir os Seus caminhos.

As mulheres que serviam a Jesus

A passagem que fala sobre as mulheres que serviam a Jesus é encontrada em Lucas 8:2-3, onde lemos: “E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.”

Esta passagem nos ensina que as mulheres devem ser fieis ao seu Senhor e servi-Lo com todos os seus bens. Esta passagem nos mostra que as mulheres que seguem a Jesus não são apenas aquelas que pregam a Palavra, mas também aquelas que O servem com seus bens.

A passagem também nos ensina que as mulheres devem servir a Jesus com alegria, pois Ele vê o coração e recompensa aqueles que O servem com amor e devoção. Além disso, esta passagem nos mostra que o serviço ao nosso Senhor não é apenas um dever moral, mas também uma grande oportunidade de servir ao nosso Senhor com alegria.

As mulheres idosas

A passagem que fala sobre as mulheres idosas é encontrada em Tito 2:3-5, onde lemos: “As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.”

Esta passagem nos ensina que as mulheres idosas devem ser exemplos de santidade para as mulheres mais jovens. Elas devem viver de acordo com a Palavra de Deus e ensinar as jovens a fazer o mesmo. Elas devem ensinar as jovens a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa e sujeitas a seus maridos.

A passagem também nos ensina que as mulheres idosas devem viver de acordo com a Palavra de Deus, pois isso ajudará a garantir que a Palavra de Deus não seja blasfemada. Portanto, é importante que as mulheres idosas vivam de acordo com os ensinamentos da Palavra de Deus para que possam ser bons exemplos para as mulheres mais jovens.

Salmo Mulher

Estudo Bíblico sobre Mulher

Introdução

O presente estudo bíblico tem por objetivo abordar os temas, símbolos, personagens, motivos, prenúncios, ambientação, versículos, alusões, pontos de vista, metáforas presentes na passagem bíblica acima, que fala sobre Mulher. Queremos refletir sobre essa passagem como um padre da igreja católica, aconselhando e conversando com os fiéis, de forma simples, positiva e cristã, com uma linguagem religiosa em português do Brasil (PT-BR).

Personagens

Nessa passagem encontramos grandes personagens, começando por Jesus Cristo, que andava de cidade em cidade, anunciando o evangelho do reino de Deus, acompanhado de doze discípulos. Entre eles estavam algumas mulheres que haviam sido curadas de enfermidades e de espíritos malignos, como Maria Madalena, Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e outras servindo-o com seus bens.

Símbolos e Motivos

Na passagem, temos ainda símbolos e motivos como a sábia mulher que edifica a sua casa e a tola que a derruba com as próprias mãos, que simbolizam a importância de toda mulher de agir com sabedoria e seguir os mandamentos de Deus.

Outros símbolos são a costela de Adão que foi usada para formar a mulher, mostrando a dignidade dada por Deus, e a mulher graciosa que guarda a honra como os violentos guardam as riquezas, simbolizando a importância de praticar a virtude e preservar a honra.

Versículos

No livro de Efésios 5.22-24, encontramos versículos que nos orientam no relacionamento entre marido e mulher. O versículo 22 diz que as mulheres devem ser sujeitas a seus maridos, enquanto o versículo 24 diz que os maridos devem coabitarem com elas com entendimento, dando-lhes honra como sendo vaso mais fraco.

Pontos de Vista

A Bíblia nos ensina que a mulher é uma criatura digna de respeito, pois foi criada à imagem de Deus. Ela deve ser tratada com honra, amor e compreensão, pois é o parceiro de seu marido, e seu comportamento deve ser exemplar, mostrando o temor ao Senhor e praticando a virtude.

Alusões e Prenúncios

O livro de Provérbios tem alusões e prenúncios importantes sobre mulher. No capítulo 31, versículo 10 diz que “É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça”. No versículo 25 diz que “a mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos”.

Ambientação

Durante o ministério de Jesus, os discípulos estavam em constante viagem pregando o evangelho a diversas pessoas. Jesus chamou algumas mulheres para serem seus seguidores, curou muitas delas de enfermidades e espíritos malignos. Ele ensinou a seus discípulos sobre o papel da mulher na sociedade, sobre o relacionamento entre marido e esposa, incentivando-os a tratarem as mulheres com respeito e dignidade.

Metáforas

No livro de Provérbios, a mulher virtuosa é comparada à uma coroa para seu marido, e a mulher má é comparada à podridão nos ossos de seu marido. Também é dito que é melhor morar numa terra deserta do que com uma mulher rixosa e irritadiça. Essas metáforas nos mostram o quão importante é o papel da mulher na família e na sociedade e o quanto ela deve ser respeitada.

Conclusão

Em conclusão, a Bíblia nos ensina que toda mulher deve ser tratada com respeito e dignidade. Elas devem praticar a sabedoria, o temor ao Senhor, o amor aos seus maridos e aos seus filhos, e ser fiel e boa dona de casa. Seguindo esses princípios, elas podem contribuir para um ambiente de amor e paz na família e na sociedade.

Pergunta 1: Como a mulher pode edificar sua casa?


Resposta: A mulher sábia edifica a sua casa com prudência, amor ao seu marido e a seus filhos, moderação, castidade, bondade e obediência.

Pergunta 2: Quem acompanhava Jesus em suas pregações?


Resposta: Algumas mulheres acompanhavam Jesus em suas pregações, tais como Maria Madalena, Joana, mulher de Cuza, Suzana e outras mulheres que o serviam com seus bens.

Pergunta 3: Quais são as características da mulher sábia?


Resposta: A mulher sábia é séria no seu viver, não caluniadora, não dada a muito vinho, mestra no bem, ensinando as mulheres novas a serem prudentes, amarem seus maridos e seus filhos, moderadas, castas, boas donas de casa e sujeitas a seus maridos.

Pergunta 4: O que diz a Bíblia sobre a mulher?


Resposta: A Bíblia diz que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem, que a mulher graciosa guarda a honra como os violentos guardam as riquezas, que a mulher virtuosa é a coroa do seu marido e que é melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça.

Pergunta 5: Quais são as características de uma esposa segundo a Bíblia?


Resposta: Segundo a Bíblia, uma esposa deve ser honesta, não maldizente, sóbria, fiél em tudo e sujeita ao seu marido, para que a palavra de Deus não seja blasfemada.

Leave A Reply

Your email address will not be published.