No início do tempo, o Senhor Deus tinha prometido ao Seu povo um Salvador. O anjo Gabriel foi enviado para Nazaré para anunciar a uma jovem virgem chamada Maria que ela conceberia e daria à luz o Filho de Deus. Como prova de Sua fidelidade, Deus cumpriu Seu propósito e Jesus nasceu. Este artigo abordará a profecia do nascimento de Jesus, desde a promessa de Deus até a realização da profecia. Veremos como Deus cumpriu a Sua palavra por meio de Maria e José, e como Jesus é o Salvador prometido.
Conteúdo
Tabela sobre Nascimento
Características
Descrição
Nascimento
Aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
Humildade
Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.
Receber
E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe.
Nascer de novo
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Reino dos céus
Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.
Nascido de Deus
Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
Louvor
Pois tu, Senhor, me alegraste pelos teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos.
Anjo Gabriel
E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
Aflição
A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo.
Espírito Santo
E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
Nome
30 Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. 31 E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus
Reflexão Bíblica
Passagem 22 – Isaias 7:14
Esta passagem nos mostra a profecia de Isaias sobre o nascimento de Jesus. O nome Emanuel, que significa Deus conosco, é um símbolo da presença de Deus entre nós. É um lembrete de que Deus está conosco, nos dando esperança e amor. Devemos nos lembrar desta profecia todos os dias e lembrar que Deus está conosco em todas as circunstâncias.
Passagem 23 – Mateus 1:23
Esta passagem mostra o momento em que o anjo do Senhor apareceu a José e lhe disse para não se preocupar com o fato de Maria estar grávida. O anjo lhe disse que o nome do menino seria Jesus, que significa “Salvador”, pois ele salvaria o seu povo dos seus pecados. Esta passagem nos mostra que Jesus foi enviado por Deus para nos salvar. Precisamos lembrar desta mensagem todos os dias e permitir que a presença de Jesus nos ajude a nos tornarmos melhores pessoas.
Passagem 24 – Lucas 2:7
Esta passagem nos conta o momento em que Jesus nasceu. Maria deu à luz o seu filho e o chamou de Jesus. Esta passagem nos lembra da importância do nascimento de Jesus e como ele nos trouxe esperança e amor. Devemos nos lembrar desta passagem todos os dias e nos alegrar com a presença de Jesus em nossas vidas.
Passagem 25 – Mateus 18:4
Esta passagem nos mostra a humildade de Jesus. Ele nos ensinou que devemos nos tornar como crianças para entrar no Reino dos Céus. Esta passagem nos lembra que devemos nos tornar humildes e nos abaixar para que possamos receber a bênção de Deus. Precisamos nos lembrar desta passagem todos os dias e nos lembrar que a humildade é uma das maiores virtudes que podemos ter.
Nascimento de Jesus: um sinal do Senhor
A Profecia
O Senhor deu um sinal a seu povo: uma virgem daria à luz um filho que seria chamado EMANUEL, que significa “Deus conosco” (Mateus 1:23). Jesus cumpriu esta profecia, e Mateus 1:21-25 narra como isso aconteceu.
A Preparação
De acordo com Mateus 1:18-20, Maria foi visitada, enquanto desposada com José, por um anjo do Senhor, que a informou que ela conceberia um filho do Espírito Santo. José foi então instruído a não repudiar Maria.
O Nascimento
Após a virgem Maria dar à luz seu filho, Jesus, ela foi abençoada por Simeão e Ana (Lucas 2:25-38). Jesus cumpriu várias profecias, incluindo o salmo 22:9-10, que diz “Abrería eu a madre, e não geraria? diz o Senhor; geraria eu, e fecharia a madre? diz o teu Deus”. O salmo 22:22 também foi cumprido, dizendo “Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe.”
O Significado
O nascimento de Jesus é um símbolo do amor e da graça de Deus. Jesus nasceu para nos salvar dos nossos pecados e nos levar ao reino dos céus (João 3:3-7). Nosso Senhor nos encoraja a nos tornarmos humildes como Jesus, pois a humildade é a maior de todas as virtudes (Mateus 18:1-6).
O nascimento de Jesus também ilustra o amor incondicional de Deus por nós. Deus nos criou da nada e nos amou mesmo antes de nos formarmos (Jeremias 1:5; Salmos 22:10-11). Ele nos abençoou desde o ventre materno (Lucas 1:41), e nos ama incondicionalmente desde o momento em que nascemos (Salmos 22:9-10).
Conclusão
O nascimento de Jesus é um sinal de Deus para nós. É um símbolo de seu amor e graça incondicional. Que possamos lembrar-nos disso todos os dias. Que possamos nos tornar humildes como Jesus e permitir que Deus nos use para fazer maravilhas. Amém.
Pergunta 1: O que a Bíblia diz sobre o nascimento de Jesus?
Resposta: A Bíblia diz que o nascimento de Jesus foi anunciado a Maria por um anjo do Senhor, que disse que ela conceberia e daria à luz um filho, e que seu nome seria Jesus. O grande sinal, anunciado por Isaías, era que “a virgem conceberia e daria à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel”. Além disso, a Bíblia também fala sobre a importância de se tornar humilde como Jesus, bem como sobre a honra de receber em seu nome um menino como Jesus.
Pergunta 2: Qual é o simbolismo do nascimento de Jesus?
Resposta: O nascimento de Jesus é um símbolo de humildade, pois ele nasceu como um bebê humilde e vulnerável. O nascimento de Jesus também simboliza a esperança de que Deus está conosco, pois o nome Emmanuel significa “Deus conosco”. Por fim, o nascimento de Jesus simboliza a cura e a salvação dos pecados dos seus seguidores, pois Deus enviou seu Filho para salvar o mundo.
Pergunta 3: O que a Bíblia diz sobre a maternidade de Maria?
Resposta: A Bíblia diz que Deus conheceu Maria desde antes de ela nascer, e que a santificou antes mesmo que ela saísse da barriga de sua mãe. A Bíblia também diz que Deus cuidou de Maria enquanto ela estava no ventre, e que a abençoou quando ela deu à luz seu filho.
Pergunta 4: O que significa nascido de Deus?
Resposta: Nascido de Deus significa que alguém nasceu novamente do Espírito Santo e agora está vivo para servir a Deus. Significa que alguém nasceu de novo com um novo coração dedicado a Deus. Esta pessoa é guiada pelo Espírito Santo e vive em obediência à vontade de Deus.
Pergunta 5: O que a Bíblia diz sobre o nascimento de uma criança?
Resposta: A Bíblia diz que o nascimento de uma criança é motivo de alegria para Deus e para os seres humanos. É um milagre divino que deve ser celebrado com louvor, ações de graças e salmos. A Bíblia também diz que uma mulher que dá à luz se esquece da sua aflição após o nascimento da criança, porque ela tem alegria de ter um filho neste mundo.