A Nova Aliança à Luz da Morte de Jesus: Reconciliação com Deus pela Esperança

0

Neste mundo, a morte é inevitável e, por isso, é necessário que intervenha em relação ao testamento. Porém, o que muitos não sabem é que a morte de Cristo foi a chave para que pudéssemos obter a reconciliação com Deus. Neste artigo, vamos discutir como a morte de Cristo serviu como mediador de um novo testamento e como isso nos trouxe esperança, confiança e reconciliação com Deus. Por meio destas verdades, veremos como Deus nos amou tanto que nos deu o seu próprio Filho para nos salvar.

Mensagem crista Nova Alianca

Conteúdo

Tabela sobre Nova Aliança

Características da Nova Aliança Descrição
Reconciliação com Deus Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
Confiança em Deus E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;
Ministério da Nova Aliança O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
Amor de Deus Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
Sangue de Cristo Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
Testamento Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.

A Bíblia e o Novo Testamento

A Bíblia é a Palavra de Deus, e nela encontramos a história da humanidade, a vontade de Deus para nós e muitas passagens importantes que nos ajudam a compreender a mensagem de Deus. Uma dessas passagens é o Novo Testamento, que é a parte da Bíblia que conta a história de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Nesse Novo Testamento, encontramos passagens como as citadas acima, que nos mostram a importância do sangue de Cristo para a nossa salvação. Em Efésios 2:11-13, lemos que antes de nos unirmos a Cristo, estávamos distantes de Deus, sem esperança e sem Deus no mundo. No entanto, agora, através do sangue de Cristo, somos reconciliados com Deus e temos a esperança de salvação.

Além disso, em Hebreus 9:16-22, vemos que o sangue de Cristo é a força por trás do novo testamento, que nos dá a promessa da herança eterna. O sangue de Cristo nos purifica das obras mortas e nos dá a capacidade de servir ao Deus vivo. Por fim, em Hebreus 10:4-18, vemos que o sangue de Cristo nos dá a confiança necessária para nos aproximarmos de Deus.

Portanto, a partir das passagens bíblicas acima, podemos entender o quanto o sangue de Cristo é importante para nossa salvação. Ele nos dá a esperança da vida eterna com Deus e nos purifica do pecado. Além disso, nos dá a confiança de que somos aceitos por Deus. Por isso, devemos nos alegrar e louvar a Deus pelo sacrifício de Cristo, que nos dá a salvação.

Salmo Nova Alianca

A Nova Aliança

A Palavra de Deus compartilha com todos nós, a nova Aliança estabelecida por Deus em Cristo. O Novo Testamento foi prenunciado por Jesus na noite em que foi traído, e formalmente consagrado quando Jesus se ofereceu como propiciação pelos nossos pecados em Seu próprio sangue. Este foi o momento em que o Antigo Testamento foi paulatinamente suplantado e a Nova Aliança foi estabelecida.

Símbolos presentes na Nova Aliança

Na Nova Aliança, Deus nos ofereceu perdão de nossos pecados e uma nova vida na presença de Cristo. Esta Aliança é simbolizada pelo sangue de Cristo que foi derramado por nós, representado pelo cálice partido, e também pela lã purpúrea e hissopo usado para aspergir o sangue de Cristo. Além disso, o antigo testamento também nos mostra o sacrifício de animais como símbolo de purificação.

Personagens e motivos na Nova Aliança

Os personagens principais da Nova Aliança são Deus e Seu Filho, Jesus Cristo. A motivação do Novo Testamento é restaurar o relacionamento entre Deus e os seres humanos, através da reconciliação que foi possível através do sacrifício de Cristo. Também é possível ver a misericórdia, o amor e a graça de Deus através do sacrifício de Seu Filho.

Pontos de vista na Nova Aliança

O ponto de vista cristão é que Jesus nos dá a oportunidade de viver uma nova vida na presença de Deus. A Nova Aliança também nos mostra que Deus tem um propósito para nós e que Ele nos ama tanto que nos deu Seu próprio Filho para a reconciliação e salvaguarda. É também um chamado para que aceitemos a nova vida que Deus nos oferece, afastando-nos do pecado e vivendo de acordo com Sua vontade.

Versículos e alusões na Nova Aliança

Versículos bíblicos e alusões presentes na Nova Aliança incluem: Romanos 5:8-9, Romanos 5:8-11, Romanos 3:24-25, Hebreus 10:16-17, Hebreus 8:6-13, I Coríntios 11:25, Mateus 26:28. Estes versículos nos mostram que a Nova Aliança é possível através do sacrifício de Cristo e que Deus nos oferece Seu perdão e restauração de nossa aliança com Ele.

Metáforas presentes na Nova Aliança

Uma das principais metáforas, presentes na Nova Aliança, é a de Deus, como nosso Pai celestial. Esta imagem nos mostra que Deus nos ama tanto que nos deu Seu Filho, Jesus Cristo, para nos salvar, e que sua graça e misericórdia são inesgotáveis. Outra metáfora presente na Nova Aliança é Deus como nosso noivo, nos mostrando de forma poética o profundo amor que Ele tem por nós.

Ambientação na Nova Aliança

A Nova Aliança foi estabelecida no contexto das Escrituras, e todos os relatos bíblicos nos mostram a profundidade e a verdade desta Aliança. É uma Aliança de amor, misericórdia e perdão, que nos dá a chance de viver uma vida bem-aventurada e cheia de significado. Esta Aliança nos dá a oportunidade de vivermos uma vida de obediência e adoração ao nosso Deus Pai celestial.

Pergunta 1: O que é a Nova Aliança?


Resposta: A Nova Aliança é o acordo de Deus com os seres humanos, estabelecido pelo sacrifício de Jesus Cristo. É o término usado para descrever o relacionamento entre Deus e os Seus filhos, onde Deus nos oferece seu amor incondicional, misericórdia, perdão e salvação.

Pergunta 2: Quais são as características da Nova Aliança?


Resposta: A Nova Aliança é estabelecida no sangue de Cristo, que nos dá perdão e salvação. É um acordo de amor entre Deus e os seres humanos, onde Ele nos ama incondicionalmente, nos perdoa e nos salva.

Pergunta 3: Como a Nova Aliança é diferente da antiga?


Resposta: A antiga aliança era baseada na lei e na obediência às leis de Deus. A Nova Aliança é baseada no amor e no sacrifício de Jesus Cristo, que nos dá a salvação e o perdão.

Pergunta 4: Quais são os benefícios da Nova Aliança?


Resposta: Os benefícios da Nova Aliança são o amor incondicional de Deus, o perdão dos nossos pecados, a salvação e a vida eterna.

Pergunta 5: O que significa o sangue de Cristo na Nova Aliança?


Resposta: O sangue de Cristo é o sacrifício que Ele fez para nos dar o perdão dos nossos pecados e para nos oferecer a salvação. É o símbolo do amor de Deus por nós e da sua vontade de nos salvar.

Leave A Reply

Your email address will not be published.