Novena A Imaculada Conceição

0

Celebrada todos os anos no mês de dezembro, Nossa Senhora Imaculada Conceição é o refúgio dos pecadores, protetora contra os inimigos visíveis e invisíveis. Neste texto você aprenderá a novena dedicada a Imaculada Conceição e também compreenderá a origem do título atribuído à santa pela Igreja Católica.

Quem é a Imaculada Conceição?

Um dos dogmas da Igreja Católica é o da imaculada conceição. Por meio dele, a igreja declarou que a Virgem Maria foi preservada da mancha do pecado original desde o início de sua existência, por meio da graça de Deus.

Quem é a Imaculada Conceição?
Quem é. Fonte/Reprodução: original.

O próprio anúncio do anjo Gabriel quando saúda Maria diz que ela é cheia de graça (Lc 1,26-38). O termo “cheia” que foi utilizado, quer dizer que Nossa Senhora tem a graça em plenitude e, em síntese, esse sempre foi o entendimento da Igreja.

Para confirmar tal verdade, o Papa Pio IX o proclamou dogma da Imaculada Conceição em 8 de dezembro de 1854, com a constituição apostólica Ineffabilis Deus (que traduzido do latim significa Deus inefável).

Por que o nome Imaculada Conceição?

Como visto antes, o termo Imaculada Conceição faz referência à Virgem Maria. Quer dizer que desde todo o sempre, Nossa Senhora foi preservada da mancha do pecado por meio da graça divina em virtude de Jesus Cristo, que seria gerado em seu ventre.

Apesar de ter sido fixado como dogma apenas em 1854, a Igreja acreditou nessa verdade como é possível comprovar por meio de vários escritos.

Por que o nome Imaculada Conceição?
Imaculada conceição e sua história. Fonte/Reprodução: original.

Durante uma de suas aparições à Santa Bernadette Soubirous, em Lourdes (França), Nossa Senhora revelou que é a Imaculada Conceição, e ratificou o que foi declarado pelo Papa Pio IX quatro anos antes.

Assim, um dos títulos de Maria é o de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, cuja solenidade é celebrada anualmente no dia 8 de dezembro.

Orações a Imaculada Conceição

Existem algumas orações a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, mas é possível destacar ao menos três.

A primeira delas é a que é utilizada na Missa da solenidade de Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro. Veja abaixo.

“Ó Deus, que preparastes uma digna habitação para o vosso filho pela imaculada conceição da virgem Maria, preservando-a de todo pecado em previsão dos méritos de Cristo, concedei-nos chegar até vós purificados também de toda culpa por sua materna intercessão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

Essa oração resume a Imaculada Conceição e recorda o motivo de Maria ter sido preservada do pecado.

Há também uma oração um pouco maior, que fala um pouco mais do título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e ainda recorda as palavras do Anjo Gabriel no momento da saudação. Veja a seguir.

“Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: Ave Maria, cheia de graça; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vós chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós.”

Com essa prece, o fiel pede a intercessão da Imaculada Conceição para vencer as tentações e fugir do pecado.

A terceira oração que é possível destacar é bem maior. Essa lembra de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Nossa Senhora.

“Imaculada Conceição, puríssima filha de São Joaquim e de Sant’Ana, vós fostes educada em um lar santificado pelas bênçãos de Deus Todo Poderoso, que vos limpou da mancha original, a fim de que em vosso ventre se fizesse carne Seu Filho muito amado, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Maria Virgem Santíssima, Mãe de Deus e dos homens, ouvi a prece (fazer o pedido) e arrependido(a) de meus pecados, eu vos dirijo humildemente, confiante em vosso amor, em vossa bondade.

Senhora da Conceição, refúgio dos pecadores, lançai vosso olhar misericordioso sobre o meu lar, cobrindo com vosso puríssimo manto esta casa, defendendo-a dos ataques dos inimigos, visíveis e invisíveis, amparando meu marido (ou minha mulher), meus filhos, infundindo paz, contentamento, alegria nos corações de todos os meus entes queridos.

Guiai os meus filhos pela senda do bem, da virtude, da honestidade, mantendo-os fiéis aos ensinamentos de Vosso Divino Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, preservando-os do pecado, dos vícios, da má conduta, inspirando-lhes o amor ao trabalho.

Senhora da Conceição, nunca se ouviu dizer que fosse desamparado quem houvesse implorado vosso auxílio. Tenho fé que também não serei desamparado(a), que ouvires a minha prece e que lançareis sobre meu lar às bençãos que vos suplico.

Imaculada Conceição, ouvi o meu apelo. Santíssima Virgem Maria, atendei-me. Mãe de Deus, amparai-me a mim e a todos os de minha família.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós. (repetir três vezes).”

Por meio dessa oração, o cristão pede a intercessão de Nossa Senhora da Imaculada Conceição para a abertura dos caminhos e evitar o pecado.

Quando devo fazer a novena a Imaculada Conceição?

A novena de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é feita sempre nove dias antes da celebração da solenidade da Virgem Maria sob este título. Ao ter em vista que o dia é 8 de dezembro, a novena tem início em 30 de novembro.

Novena a Imaculada Conceição

O esquema principal da novena de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é o mesmo visto nas demais novenas: uma oração inicial, orações diárias e uma oração final.

A oração inicial e final devem ser ditas em todos os dias da novena enquanto as demais orações estão divididas para cada dia, com um tema específico a ser meditado.

Oração inicial da novena

A novena a Nossa Senhora da Imaculada Conceição tem início com esta oração inicial.

“Deus vos salve, Maria, cheia de graça e bendita mais que todas as mulheres, Virgem singular, Virgem soberana e perfeita, eleita por Mãe de Deus e preservada por Ele de toda culpa desde o primeiro instante de sua Concepção.

Assim como por Eva nos veio a morte, assim nos vem a vida por ti, que pela graça de Deus tens sido eleita para ser Mãe do novo povo que Jesus Cristo tem formado com seu Sangue.

A ti, puríssima Mãe, restauradora da caída linhagem de Adão e Eva, viemos confiantes e suplicantes nesta novena, para rogar que nos concedas a graça de sermos verdadeiros filhos teus e de teu Filho Jesus Cristo, livres de toda mancha de pecado.

Confiantes, Virgem Santíssima, que haveis sido feita Mãe de Deus, não somente para vossa dignidade e glória, senão também para salvação nossa e proveito de todo o gênero humano.

Confiantes que jamais se tem ouvido dizer que um somente de quantos tem acudido a vossa proteção e implorado vosso socorro, tem já sido desamparado.

Não me deixeis, pois, a mim tampouco, porque se me deixais me perderei;

Que eu tampouco quero deixar a vos, antes bem, cada dia quero crescer mais em vossa verdadeira devoção.

Alcançai-me principalmente estas três graças:

A primeira, não cometer jamais pecado mortal;

A segunda, um grande apreço da virtude cristã,

A terceira, uma boa morte.

Além disso, dai-me a graça particular que vos peço nesta novena (faça o pedido).”

Após rezar e fazer o pedido, deve-se seguir para a oração do dia.

Oração para o primeiro dia

O primeiro dia da novena pede a graça de ser um bom cristão, visto na oração abaixo:

“Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como preservaste Maria do pecado original em sua Imaculada Conceição e concedeste a nós o grande benefício de nos livrarmos dele por meio do Teu Santo Batismo, assim te rogamos, humildemente, que nos dês a graça de sermos sempre bons cristãos, regenerados em Ti, nosso Deus Altíssimo.”

Concluída a oração do primeiro dia, faz-se uma breve meditação e depois a oração final.

Oração para o segundo dia

No segundo dia o fiel pede a intercessão da Imaculada Conceição para evitar os pecados mortais. Veja a seguir:

“Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como preservaste Maria de todo pecado mortal em toda a sua vida e a nós concede tanto a graça para evitá-lo quanto o Sacramento da confissão para remediá-lo, assim te rogamos, humildemente, pela intercessão de Tua Mãe Imaculada, que nos dês a graça de jamais cometer pecado mortal, e, se tão terrível desgraça acontecer, a de sair dele o antes possível por meio de uma boa confissão.”

Depois de meditar por alguns instantes, é feita a oração final.

Oração para o terceiro dia

Evitar os pecados veniais é o tema central do terceiro dia da novena a Imaculada Conceição. Confira a oração:

“Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como preservaste Maria de todo pecado venial em toda a sua vida e pedes a nós que purifiquemos mais e mais a nossa alma para sermos dignos de Ti, assim te rogamos, humildemente, pela intercessão de Tua Mãe Imaculada, que nos dês a graça de evitar os pecados veniais e de procurar e obter a cada dia mais pureza e mais delicadeza de consciência.”

Concluída a meditação, o dia é finalizado com a oração respectiva.

Oração para o quarto dia

Aqui se pede a intercessão da Imaculada Conceição para conseguir domar as paixões e combater as más inclinações.

“Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como livraste Maria da inclinação ao pecado e lhe deste perfeito domínio sobre todas as suas paixões, assim te rogamos, humildemente, pela intercessão de Maria Imaculada, que nos dês a graça de ir domando as nossas paixões e destruindo as nossas más inclinações, para podermos servir-Te com verdadeira liberdade de espírito, superando as nossas imperfeições.”

Ao finalizar o quarto dia, deve ser feita a oração final da novena.

Oração para o quinto dia

O quinto dia pede que, pela intercessão de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Jesus aumente no fiel o amor pelas graças divinas. Veja abaixo como é a oração:

“Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como, desde o primeiro instante de sua Concepção, Tu deste a Maria mais graça que a todos os santos e anjos do céu, assim te rogamos, humildemente, pela intercessão de Tua Mãe Imaculada, que nos inspires singular apreço pela Divina Graça que nos concedeste com o Teu Sangue e nos permitas aumentá-la sempre mais com as nossas boas obras e com a recepção dos Teus Santos Sacramentos, em especial o da Comunhão.”

Depois de meditar, é feita a oração final da novena.

Oração para o sexto dia

No sexto dia, o olhar se volta para o aumento dos dons e virtudes.

“Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como, desde o primeiro momento, deste a Maria, com toda a plenitude, as virtudes sobrenaturais e os dons do Espírito Santo, assim te suplicamos, humildemente, pela intercessão de Tua Mãe Imaculada, que nos dês a abundância desses mesmos dons e virtudes, para podermos vencer toda tentação e realizarmos muitos atos de virtude à altura da nossa profissão da fé cristã.”

Em seguida, faz-se a conclusão do dia com a oração final.

Oração para o sétimo dia

Nesta data, o fiel pede auxílio da Imaculada Conceição para viver a castidade.

“Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como deste a Maria, entre todas as demais virtudes, a exímia pureza e castidade pela qual é chamada Virgem das virgens, assim te suplicamos, pela intercessão de Tua Mãe Imaculada, que nos concedas a dificílima virtude da castidade, que tantos conservaram mediante a devoção à Virgem Santíssima e graças à Tua proteção.”

Depois da meditação é hora de fazer a conclusão com a oração final.

Oração para o oitavo dia

No penúltimo dia, o cristão declara que é melhor perder tudo do que ofender o filho da Virgem Maria ao cometer pecados. Veja abaixo:

“Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como deste a Maria a graça de uma ardentíssima caridade e amor a Deus sobre todas as coisas, assim te rogamos, humildemente, pela intercessão de Tua Mãe Imaculada, que nos concedas um sincero amor a Ti, ó Deus, Senhor nosso, nosso Bem verdadeiro, nosso Benfeitor, nosso Pai, e que prefiramos tudo perder a ofender-Te com um só pecado.”

Como de costume, após a medicação, é feita a oração final da novena da Imaculada Conceição.

Oração para o nono dia

No último dia, o fiel pede que a Imaculada Conceição interceda no momento de sua morte.

“Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como deste a Maria a graça de ir para o Céu e ser nele colocada no primeiro lugar depois de Ti, nós Te suplicamos, humildemente, pela intercessão de Tua Mãe, Maria Imaculada, que nos concedas uma boa morte; que recebamos bem os últimos sacramentos; que expiremos sem mancha alguma de pecado na consciência e que cheguemos ao Céu, para sempre desfrutar da Tua companhia e da de nossa Mãe, com todos os que foram salvos.”

Ao concluir a meditação, é feita a oração conclusiva.

Oração final (para todos os dias da novena)

Para concluir cada dia da novena de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, o fiel deve fazer a oração abaixo.

“Bendita seja a tua pureza e eternamente seja bendita, pois todo um Deus se compraz em tão graciosa beleza! A ti, celestial Princesa, Virgem Santa Maria, ofereço neste dia a minha alma, vida e coração. Olha-me compassiva; não me deixes, minha Mãe!

Rezar três Ave-Marias.

A tua Imaculada Concepção, ó Virgem Mãe de Deus, anunciou alegria ao universo!

Oremos: Ó Deus, que, pela Imaculada Conceição da Virgem Maria, preparaste morada digna para o Teu Filho, nós Te rogamos que, assim como pela previsão da morte do Teu Filho a livraste de toda mancha, assim concedas a nós, pela sua intercessão, chegar a Ti limpos de todo pecado. Pelo mesmo Senhor nosso, Jesus Cristo. Amém.”

Após finalizar a oração, é feito o Sinal da Cruz.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, basta seguir o exemplo da Virgem Maria e pedir a intercessão dela fazendo essa novena.

Leave A Reply

Your email address will not be published.