Novena A São Miguel Arcanjo Pela Purificação Da Fé

0

São Miguel Arcanjo é, sem sombra de dúvida, uma das figuras mais conhecidas das religiões cristãs. Conhecido como o guerreiro que lidera o exército celestial, milhares de cristãos recorrem a ele para pedir ajuda em suas causas diariamente, mas você sabe a história dele? Sabia que nem todos o veem como um anjo? Vejamos a seguir a origem de São Miguel, e como realizar uma novena a ele. 

Quem era São Miguel Arcanjo?

São Miguel Arcanjo é o líder dos exércitos celestiais e comandante dos anjos, e o príncipe da Igreja Católica. Ele é conhecido por ser o patrono dos militares e dos marinheiros, e é comumente invocado para livrar alguém de um perigo, ou para acalmar tempestades. 

Quem era São Miguel Arcanjo?
Quem era. Fonte/Reprodução: original.

Ele é representado como um homem de porte físico atlético, vestindo uma armadura, empunhando uma espada, e tendo grandes asas em suas costas. Na Bíblia, ele é mostrado como um protetor e também é mostrado liderando as hostes celestiais no Juízo Final.

Qual era a origem de São Miguel Arcanjo?

As primeiras menções a São Miguel Arcanjo vem da Bíblia. Seu nome, Miguel, significa algo como: “Quem como Deus?”, uma pergunta cuja resposta é: “Ninguém como Deus”. Alguns santos e videntes já relataram visões de coros de anjos no céu louvando a Deus com um cântico dessa mesma pergunta e dessa mesma resposta.

As primeiras menções a São Miguel Arcanjo estão no Antigo Testamento, mais especificamente, no livro de Daniel, onde ele é mencionado como um grande protetor, e é dito que haveria um período onde ele se ergueria para proteger ao seu povo. Ele é mencionado posteriormente no livro de Josué também, e no Novo Testamento também é mencionado em alguns livros, como o livro de Apocalipse e a epístola de Judas. 

Mas afinal, qual é a origem dele? Quem seria ele? 

Para os católicos e os ortodoxos, Miguel seria um arcanjo criado por Deus para liderar os anjos e também guiar o povo de Deus, e esta também era a visão dos cristãos primitivos. Para os primeiros protestantes, as Testemunhas de Jeová e os Adventistas, São Miguel seria Jesus Cristo antes da encarnação. Os mórmons, por sua vez, creem que Miguel é Adão. 

Nos manuscritos do Mar Morto, um conjunto de textos apócrifos de um antigo grupo de judeus, Miguel é mencionado como sendo Melquisedeque ascendido aos céus, e que ele combateria Satanás no fim dos tempos. 

Por fim, para algumas religiões afro-brasileiras, São Miguel Arcanjo é sincretizado com o orixá Exú. Essa sincretização poderia vir do fato de que os anjos e arcanjos nada mais são que os mensageiros divinos, e Exú, por sua vez, é o mensageiro dos orixás, e o orixá que rege as comunicações. Em algumas regiões ele é também sincretizado com Oxóssi, o orixá guerreiro que protege as matas e os animais. 

Ato de fé a São Miguel Arcanjo

Vejamos agora como realizar o ato de fé a São Miguel Arcanjo, que é uma forma de pedir a proteção dele e declarar fidelidade a Deus.

Eu creio firmemente que há um só Deus.

Eu creio em um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, que dá o Céu aos bons.

Creio em Jesus Cristo, filho único de Deus, que morreu para nos salvar e nos ressuscitar.

Creio no Espírito Santo santificador.

Senhor peço a graça da purificação da minha fé.

Da maldade do vício, purificai-me Senhor.

Do pecado e do erro, purificai-me Senhor.

Das ciladas do inimigo, purificai-me Senhor.

De uma fé descomprometida, purificai-me Senhor.

Da preguiça de rezar, purificai-me Senhor.

Da distância do Sacramento da Confissão, purificai-me Senhor.

Da preguiça da oração purificai-me Senhor.

São Miguel Arcanjo defendei-me do poder das trevas, livrai-me das tentações, fortalecei-me nas decisões.

São Miguel Arcanjo, chefe dos exércitos dos anjos, nesta batalha contra o inimigo ide à minha frente.

Eu renuncio a todas as superstições.

Ó Deus eu renuncio ao ocultismo e à magia.

Eu renuncio à idolatria.

Eu renuncio a todo sentimento do mundo que me leva ao pecado, injustiça, avareza, egoísmo, cobiça, inveja e ciúme.

Senhor mandai Teu Arcanjo Miguel levar a uma purificação da minha fé. Que as águas do meu batismo sejam tocadas pelo Arcanjo Miguel e meu batismo seja reavivado. Senhor afastai-me do inimigo e comprometei-me com Teu Filho Jesus.

Peço Senhor por estas pessoas cujos nomes também coloco sob a proteção do Arcanjo Miguel:

(diga os nomes das pessoas agora)

Amém.

Agora, vejamos como realizar a novena de São Miguel Arcanjo. 

Novena a São Miguel Arcanjo

A novena de São Miguel Arcanjo é uma devoção a São Miguel para pedir a ele graças, bençãos e proteção. Antes de começar, faz-se o sinal da cruz e se diz em seguida: “Deus, vinde em meu auxílio. Apressai-vos, senhor, em socorrer-me!” E então, em seguida, reza-se a oração apropriada ao dia da novena.

Primeira graça

Assim reza-se a primeira graça.

Nós vos pedimos, oh! São Miguel, em união com os santos Serafins, de acender em nossos corações o Santo Amor de Deus, e de nos dar o desprezo e o desgosto pelos falsos prazeres do mundo.

Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

Vejamos agora como rezar a segunda graça.

Segunda graça

Assim reza-se a segunda graça.

Nós vos pedimos humildemente, oh! Príncipe da Jerusalém Celeste, e Chefe dos Querubins, de vos lembrar de nós, sobretudo quando formos assaltados pelas sugestões do inimigo infernal.

Vitoriosos de satanás, pelo nosso socorro, fazei de nós um sacrifício oferecido ao Senhor.

Vejamos agora como rezar a terceira graça.

Terceira Graça

Assim reza-se a terceira graça.

Nós vos suplicamos devotamente, oh! glorioso Campeão do Paraíso e Chefe dos tronos, de jamais permitir que nós, vossos fiéis, sejamos oprimidos pelos espíritos maus do inferno e pelas enfermidades.

Vejamos agora como rezar a quarta graça.

Quarta graça

Assim reza-se a quarta graça.

Prostrados humildemente diante de vós, nós vos rogamos, oh! grande Ministro de Deus, em união com as Dominações, de defender a Cristandade, em todas as ocasiões, e em particular o Soberano Pontífice, aumentando sua felicidade, assim como as graças que lhe são concedidas nesta vida e a glória na outra.

Vejamos agora como rezar a quinta graça.

Quinta graça

Assim reza-se a quinta graça.

Nós vos rogamos, oh! Santo Arcanjo, em união com as Virtudes, de livrar vossos servos das mãos de seus inimigos, conhecidos e desconhecidos, dos falsos testemunhos, das discórdias, de libertar a nossa Pátria e, em particular, nossa cidade da fome, das epidemias, da guerra, dos tumultos, terremotos e tempestades, que o dragão infernal tem o costume de suscitar para nos prejudicar.

Vejamos agora como rezar a sexta graça.

Sexta graça

Assim reza-se a sexta graça.

Nós vos conjuramos, oh! Chefe das Milícias Angélicas, e vos rogamos juntamente com as Potestades, de prover às nossas necessidade, às de nossa cidade, dando fecundidade à terra, concórdia e paz aos chefes cristãos.

Vejamos agora como rezar a sétima graça.

Sétima graça

Assim reza-se a sétima graça.

Nós vos pedimos, oh! Primaz dos Arcanjos, em união com os Principados, de vos dignar nos livrar, a nós vossos servos, assim como o nosso país e a nossa cidade das enfermidades corporais e sobretudo espirituais.

Vejamos agora como rezar a oitava graça.

Oitava graça

Assim reza-se a oitava graça.

Nós vos pedimos, oh! São Miguel, em união com o Coro dos Anjos, de cuidar de nós nesta vida, e, no momento da morte, de nos assistir na hora da nossa agonia, sobretudo, no instante de entregar a alma, a fim de que, vencedores de satanás, possamos usufruir convosco, da bondade Divina, no santo Paraíso.

Vejamos agora como rezar a nona graça.

Nona graça

Assim reza-se a nona graça.

Enfim, nós vos rogamos, oh! glorioso Chefe, defensor da Igreja militante e triunfante, de vos dignar, juntamente com os Coros dos Anjos, de nos guardar e defender vossos fiéis, as nossas famílias e aqueles que se recomendaram às nossas orações, a fim de que, levando com o vosso socorro uma vida pura, possamos eternamente usufruir da contemplação de Deus, convosco e com todos os Santos Anjos.

Vejamos agora a oração a ser feita a fim de obter as graças.

Para obter as graças

Assim reza-se a oração para obter as graças.

Glorioso São Miguel Arcanjo, o primeiro entre os Anjos de Deus, guarda e protetor da Igreja Católica, lembrando de que Nosso Senhor vos confiou a missão de velar pelo seu povo, em marcha para a vida eterna, mas rodeado de tantos perigos e ciladas do dragão infernal, eis me prostrado a vossos pés, para implorar confiantemente o vosso auxílio, pois não há necessidade alguma em que não possais valer.

Sabeis a angústia porque passa a minha alma. Ide junto a Maria, nossa Mãe muito amada, ide a Jesus e dizei-lhe uma palavra em meu favor, pois sei que eles nada vos podem recusar. Intercedei pela salvação da minha alma e, também agora, por aquilo que tanto me preocupa.

(Dizer, como quem conversa, o que desejamos)

E se o que peço não é para glória de Deus e bem da minha alma, obtende-me paciência e que eu me conforme com a vontade divina, pois sabeis o que é mais do agrado de Nosso Senhor e Pai.

Em nome de Jesus, Maria e José, atendei-me.Amém.

Rezam-se nove glórias em ação de graças por todos os dons concedidos por Deus a São Miguel, e aos Nove coros de Anjos.

Agora, por fim, vejamos a oração final a ser recitada em todos os dias da novena.

Oração final

Assim reza-se a oração final da novena.

Oh! Deus todo poderoso e eterno, que para a salvação do gênero humano enviastes, milagrosamente, a Vossa Igreja o Vosso Gloriosíssimo Príncipe, o Arcanjo São Miguel, concedei-nos o seu socorro salutar e a sua ajuda eficaz contra todos os nossos inimigos, a fim de que, nossa partida deste mundo, obtenhamos de comparecer à presença de Vossa Divina e Santa Majestade.

Por Jesus Cristo, nosso Senhor.Amém.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, para que não pereçamos no dia do Juízo.

Em seguida reza-se: Um Pai-Nosso a São Miguel, um Pai-Nosso à São Gabriel, um Pai-Nosso à São Rafael e um Pai-Nosso ao nosso Anjo da Guarda.

Lembre-se que esta oração deve ser recitada ao final de todos os dias da novena.

A importância de São Miguel Arcanjo para todas as religiões cristãs não pode ser medida. Independente de ser visto como um ente distinto de Deus ou de ser visto como uma pré-encarnação de Cristo, ele é o protetor da humanidade, o guardião do povo de Deus, e é aquele que atirará Satanás ao Inferno. Portanto, sempre que estiver se sentindo atormentado, recorra a São Miguel Arcanjo e ele há de ajudá-lo.

Leave A Reply

Your email address will not be published.