Novena da Medalha Milagrosa: o que é e como fazer?

2

A novena da Medalha Milagrosa é sem a menor sombra de dúvida uma das devoções mais populares entre os fiéis católicos, e sua eficácia é assegurada por muitos devotos que alegam já ter recebido inúmeras graças e inúmeros milagres por meio dessa devoção. 

Conheçamos agora um pouco mais sobre a própria medalha, como ela surgiu, e também sobre essa devoção, sobre como ela surgiu e como você pode realizá-la adequadamente.

O que é uma novena e por que fazer?

São períodos de nove dias em que um fiel faz um determinado conjunto de orações em homenagem a Deus ou a algum santo. Essa maneira de orar tem por objetivo mostrar devoção a Deus ao santo, e costuma-se fazê-la na necessidade de obter alguma graça ou benção. 

O que é uma novena e por que fazer?
Por que fazer a novena. Fonte/Reprodução: original.

É uma prática mais comum dentro da Igreja Católica, embora algumas religiões como a Umbanda e o Voodoo pratiquem-na também.

Fazê-las é uma ótima opção para todos que desejam obter alguma graça ou mesmo apenas estabelecer uma maior conexão com o divino.

O que é a Medalha milagrosa?

Trata-se de uma medalha devocional da Virgem Maria. Em um dos versos ela mostra a Virgem de pé, esmagando a serpente, o que simboliza o poder de Maria e a vitória dela sobre o diabo. Os raios por ela emanados simbolizam as graças e milagres que por meio dela Deus realizará na vida dos fiéis, e a frase “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós” é um claro pedido de intercessão. 

O que é a Medalha milagrosa?
O que é medalha milagrosa. Fonte/Reprodução: original.

No outro verso temos uma cruz em cima de um travessão e um M, o que é uma junção da cruz de Cristo e do M de Maria, mas também representa a reencenação do calvário que é realizada em toda missa. 

As doze estrelas representam os doze apóstolos e as doze tribos de Israel, e os dois corações mostrados são os Sagrados Corações de Jesus e Maria, sendo o coração com espinhos o de Cristo, e o coração transpassado pela espada o de Maria.

Qual a origem da novena da Medalha milagrosa?

Ela surgiu como forma de mostrar devoção a Nossa Senhora por meio da Medalha Milagrosa. Esta, por sua vez, não se sabe exatamente quando surgiu, mas foi tornada uma devoção pública no ano de 1876. A medalha teria sido recebida por uma religiosa chamada Catarina Labouré diretamente das mãos da Virgem Santíssima. 

Maria pediu a ela que cunhasse outras medalhas idênticas, lhe assegurando que quem quer que as usasse receberia graças especiais. Assim, a jovem levou a medalha até o bispo, que mandou criar réplicas, surgindo assim a devoção à Medalha Milagrosa (que recebeu esse nome de forma espontânea dos fiéis que, usando-a, receberam graças e milagres).

Novena da medalha milagrosa

Vejamos agora como se deve realizar de maneira adequada esta devoção.

1° Dia

Se inicia o primeiro dia:

1º Aparição – Contemplamos a Virgem Imaculada, em sua primeira aparição a Santa Catarina Labouré. A piedosa noviça guiada por seu Anjo da Guarda é apresentada a Imaculada Senhora. Consideremos sua inefável alegria. Seremos também felizes, como Santa Catarina, se trabalharmos com ardor na nossa santificação.

Súplica a Nossa Senhora – Ó Imaculada, Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe ao contemplar-nos de braços derramando graças sobre os que vos pedem cheios de confiança na Vossa poderosa intercessão inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas numerosas culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor durante esta Novena as nossas prementes necessidades…( um instante de silêncio ). 

Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa este favor que confiantes vos solicitamos para maior glória de Deus, engrandecimento do Vosso nome e bem de nossas almas e para melhor servirmos ao Vosso Divino Filho, inspirai-nos um profundo ódio ao pecado e dai-nos a coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Amém – Rezar 03 Ave-Marias.

Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.

Oração Final

Oração final:

Santíssima Virgem, eu creio e confesso vossa santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, a caridade, a obediência à castidade, a santa pureza de coração, de corpo e de espírito a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte. Amém.

Finaliza o primeiro dia.

2° Dia

Iniciando o segundo dia:

Lágrimas de Maria – Contemplemos Maria, chorando sobre as calamidades que viriam sobre o mundo, pensando que o Coração de seu Filho seria ultrajado, a cruz escarnecida e seus filhos prediletos perseguidos. Confiemos na Virgem compassiva e também participaremos no fruto de suas lágrimas.

Finaliza o segundo dia.

3° Dia

Iniciando o terceiro dia:

Proteção de Maria – Contemplemos nossa Imaculada Mãe, dizendo em suas aparições a Santa Catarina: ” Eu mesma estarei convosco, não vos perco de vista e vos concederei abundantes graças. Sede para mim, Virgem Imaculada, o escudo e a defesa em todas as necessidades.

Finalizando o terceiro dia de oração.

4° Dia

4 dia de oração:

2º Aparição – Estando Catarina Labouré em oração a 27 de novembro de 1830, apareceu-lhe a Virgem Maria, formosíssima, esmagando a cabeça da serpente infernal; nesta aparição vemos seu desejo imenso de nos proteger sempre contra o inimigo de nossa salvação. Invoquemos a Imaculada Mãe com confiança e amor!

Se finaliza o quarto dia de oração.

5° Dia

Quinto dia de oração:

As Mãos de Maria – Contemplemos, hoje, Maria, desprendendo de suas mãos raios luminosos. “Estes raios, disse ela, são a figura das graças que derramo sobre todos aqueles que me pedem e aos que trazem com fé minha medalha”.

Não desperdicemos tantas graças! Peçamos com fervor, humildade e perseverança, e Maria Imaculada no-las alcançará.

Finalização do quinto dia de oração.

6° Dia

Sexto dia de preces:

3º Aparição – Contemplemos Maria, aparecendo à Santa Catarina, radiante de luz, cheia de bondade, rodeada de estrelas, e mandando cunhar uma medalha, prometendo a todos que a trouxerem com devoção e amor, muitas graças. Guardemos fervorosamente a Santa Medalha e como escudo, ela nos protegerá nos perigos.

Finalizando o sexto dia de oração.

7° Dia

Se inicia o setimo dia de preces:

Súplica – Ó Virgem Milagrosa, Rainha excelsa, Imaculada Senhora, sede meu refúgio nesta terra, meu consolo nas tristezas e aflições, minha fortaleza e advogada na hora da morte.

Finaliza o sétimo dia de oração.

8° Dia

Oitavo dia da novena:

Súplica – Ó Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa, fazei que esses raios luminosos que irradiam de vossas mãos virginais, iluminem minha inteligência para melhor conhecer o bem, e abrazem meu coração com vivos sentimentos de fé, esperança e caridade.

Se finaliza o oitavo dia de novena.

9º Dia

Nono dia de novena:

Súplica – Ó Mãe Imaculada, fazei que a cruz de vossa Medalha brilhe sempre diante de meus olhos, suavize as penas da vida presente e me conduza à vida eterna.

Ultimo dia da novena.

Quando devo fazer a novena da Medalha milagrosa?

Esta devoção pode ser realizada sempre que você sentir a necessidade de obter alguma graça, ou mesmo quando simplesmente sentir vontade de agradecer a Deus e a Virgem Maria por alguma graça alcançada, ou simplesmente agradecer pela proteção de ambos. 

Não há nenhum tipo de regra ou regulação quanto ao período em que a devoção deve ser realizada, ficando inteiramente a encargo do fiel decidir quando e se quer realizar.

Não é sem razão que a devoção a esta poderosa medalha é uma das mais populares do mundo. Muitos fiéis alcançaram e continuam a alcançar graças pela intercessão da Virgem Maria através do uso da medalha, portanto, se você precisa de uma graça, apele para nossa querida mãe e ela irá ajudá-lo.

2 Comments
  1. […] a tarde é um momento em que as pessoas saem para se divertir com a família ou tem um momento […]

  2. […] concluir cada dia da novena de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, o fiel deve fazer a oração […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.