Novena De Nossa Senhora Aparecida

0

Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil e uma das devoções marianas mais populares do país. Confira a seguir um pouco da história da santa e como fazer a novena dedicada a ela para alcançar as graças que precisa para sua vida.

História de Nossa Senhora Aparecida

A história de Nossa Senhora Aparecida remonta ao século XVIII. Ela foi encontrada pelos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia em 1717, no rio Paraíba do Sul, em São Paulo. A imagem da santa chegou para eles dividida em dois pedaços: primeiro o corpo e depois a cabeça.

A santa media 36 centímetros de altura e pesava 2,5 quilos. A imagem era referente a Nossa Senhora da Conceição e, como ela surgiu para eles nas águas do rio, lhe atribuíram o nome de Aparecida. Dessa forma, o nome completo dado à santa é Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

História de Nossa Senhora Aparecida
Qual historia. Fonte/Reprodução: original.

Logo após o momento em que os três homens encontraram a santa, aconteceu o primeiro milagre atribuído a Nossa Senhora Aparecida. Eles tinham sido encarregados de conseguir peixes para o banquete que seria ofertado a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar.

Contudo, os três pescadores não haviam conseguido pegar nada. Depois que eles pegaram a imagem de Nossa Senhora Aparecida, as redes ficaram cheias de peixes. Esse relato marca o primeiro milagre da padroeira do Brasil.

A história relata que foi a partir da pesca milagrosa que nasceu a devoção a Nossa Senhora Aparecida, com reuniões todos os sábados para a oração do terço mariano entoação de ladainhas.

Ao todo, são seis os principais milagres atribuídos a Nossa Senhora Aparecida, e a pesca milagrosa o primeiro deles. O segundo ficou conhecido como milagre das velas, onde essas acendiam e apagavam sozinhas durante a reunião para oração.

O terceiro milagre de Nossa Senhora Aparecida foi a intercessão para a cura de uma menina cega que tinha ouvido falar da pesca milagrosa.

Outro milagre muito conhecido foi a quebra das correntes que prendiam o escravo Zacarias, após ele rezar aos pés de Nossa Senhora Aparecida, no santuário dedicado a ela.

Houve ainda o milagre do cavaleiro ateu, um homem que zombava da devoção dos fiéis e que, ao tentar ingressar na igreja de Nossa Senhora Aparecida, viu a pata de seu cavalo ficar colada no chão e o animal imóvel.

O último grande milagre atribuído à intercessão de Nossa Senhora Aparecida foi o salvamento do menino chamado Marcelino que havia se afogado, e tinha apenas três anos, em 1862. Após seus pais rezarem, o menino começou a boiar e seu pai o retirou da água são e salvo.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida

A imagem original de Nossa Senhora Aparecida encontra-se atualmente na basílica que leva o seu nome. A santa apareceu apenas uma vez, em 1717, e desde que foi encontrada pelos três pescadores vários milagres foram atribuídos a ela, além dos seis principais.

Novena a Nossa Senhora Aparecida

Agora que já conhece um pouco mais sobre a história da santa, veja como rezar a novena a Nossa Senhora Aparecida.

Novena a Nossa Senhora Aparecida
Novena. Fonte/Reprodução: original.

Vale lembrar que, como o dia de Nossa Senhora Aparecida é celebrado em 12 de outubro, a novena deve começar nove dias antes, em 3 de outubro.

Oração Inicial (todos os dias)

Para todos os dias da novena, deve ser feita a oração inicial em conjunto com a oração do Espírito Santo. Veja abaixo:

“Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Meu Deus, vinde em meu auxílio.

Senhor, apressai-vos em me socorrer.

Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o vosso espírito e tudo será criado e renovareis a face da Terra.”

Finalizado este trecho, faz-se a segunda parte das orações iniciais.

Oremos

Veja abaixo a segunda parte das orações iniciais.

“Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Oremos a Nossa Senhora Aparecida pedindo graças e proteção

Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida,

Mãe de Deus, Rainha dos Anjos,

Advogada dos pecadores,

refúgio e consolação dos aflitos e atribulados,

Virgem Santíssima, cheia de poder e de bondade,

lançai sobre nós um olhar favorável,

para que sejamos socorridos por vós, em todas as necessidades em que nos acharmos.

Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida,

que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que têm a vós recorrido,

invocado vosso santíssimo nome

e implorado a vossa singular proteção,

fosse por vós abandonado.

Animados com esta confiança,

a vós recorremos.

Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos

e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus.

Preservai-nos de todos os perigos

da alma e do corpo;

dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais.

Livrai-nos da tentação do demônio,

para que, trilhando o caminho da virtude,

possamos um dia ver-vos e amar-vos

na eterna glória, por todos os séculos dos séculos.

Amém.”

Depois de concluídas as orações iniciais, são feitas as meditações de cada dia da novena de Nossa Senhora Aparecida.

Oração final (para todos os dias)

Ao final de cada dia da novena, deve ser feita a oração final, conforme está abaixo:

“Senhora Aparecida, milagrosa Padroeira,

sede nossa guia nesta mortal carreira!

Ó Virgem Aparecida, sacrário do Redendor,

daí à alma desfalecida vosso poder e valor.

Ó Virgem Aparecida, fiel e seguro norte,

alcançai-nos graças na vida, favorecei-nos na morte!

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória.

Nossa Senhora Aparecida rogai por nós.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

Para sempre seja louvado.”

Após fazer a prece, encerra-se o dia da novena a Nossa Senhora Aparecida.

Primeiro Dia

Está é a meditação para o primeiro dia da novena.

“Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem aparecestes nas redes dos três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Como sinal vindo do céu, em vossa cor, vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, apenas filhos muito amados. Diante de vós, embaixadora de Deus, rompem-se as correntes da escravidão!

Assim, daquelas redes, passastes para o coração e a vida de milhões de outros filhos e filhas vossos. Para todos tendes sido bênção: peixes em abundância, famílias recuperadas, saúde alcançada, corações reconciliados, vida cristã reassumida. Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado!”

Concluída a meditação, faça a oração final.

Segundo Dia

Veja abaixo a meditação do segundo dia:

“Os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora Aparecida de suas águas.

Encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a Vila de Guaratinguetá, eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.

Rezemos pela graça da abundância, que nunca nos falta alimento na nossa mesa e caridade que possamos ajudar nossos irmãos mais necessitados.”

Após a meditação, faça a oração final.

Terceiro Dia

Abaixo está o texto da reflexão do terceiro dia da novena de Nossa Senhora Aparecida:

“Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia várias pessoas para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório para a imagem, até que em 1735, o vigário de Guaratinguetá erigiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros. Como o número de fiéis fosse cada vez maior, teve início em 1834 a construção da chamada Basílica Velha.

Em 1929 o Papa Pio XI proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial.

Rezemos pela graça da perseverança na oração, que nunca nos falte tempo para rezar por nós, por nossa família e por nossos irmãos.”

A oração final deve ser feita após a meditação.

Quarto Dia

Confira agora a meditação do quarto dia:

“A noite estava serena, não havida vento algum, estavam em oração na capelinha de Nossa Senhora Aparecida, repentinamente as duas velas que iluminavam a Santa se apagaram. Houve espanto entre os devotos, e Silvana da Rocha, querendo acendê-las novamente, nem tentou, pois elas se acenderam por si mesmas. Este foi o primeiro milagre de Nossa Senhora.

Rezemos pela graça da conversão, que sejamos iluminados pela luz da fé.”

Após a meditação, faça a oração final.

Quinto Dia

A seguir, a meditação do quinto dia da novena:

“Em meados de 1850, um escravo chamado Zacarias, preso por grossas correntes, ao passar pelo Santuário, pede ao feitor permissão para rezar à Nossa Senhora Aparecida. Recebendo autorização, o escravo se ajoelha e reza contrito. As correntes, milagrosamente, soltam-se de seus pulsos deixando Zacarias livre.

Rezemos pela graça do amor de Deus, para que sejamos libertos de tudo que nos impede de praticarmos o bem.”

Depois de refletir, faça prece final.

Sexto Dia

Veja abaixo a reflexão para o sexto dia:

“Um cavaleiro de Cuiabá, passando por Aparecida, ao se dirigir para Minas Gerais, viu a fé dos romeiros e começou a zombar, dizendo, que aquela fé era uma bobagem. Quis provar o que dizia, entrando a cavalo na igreja. Não conseguiu. A pata de seu cavalo se prendeu na pedra da escadaria da igreja (Basílica Velha), e o cavaleiro arrependido, entrou na igreja como devoto.

Rezemos pela graça da liberdade para que sejamos livres para fazer a vontade de Deus.”

Finalizada a meditação, deve ser feita a oração final.

Sétimo Dia

Esta é a meditação para o sétimo dia da novena de Nossa Senhora Aparecida:

“Mãe e filha caminhavam às margens do rio Paraíba, quando surpreendentemente a filha cega de nascença comenta surpresa com a mãe : “Mãe como é linda esta igreja” (Basílica Velha).

Rezemos pela graça da visão perfeita para enxergarmos tudo com olhos de bondade e de amor.”

Depois de meditar você deve fazer a oração final.

Oitavo Dia

A seguir, a meditação do penúltimo dia da novena:

“O Pai e o filho foram pescar, durante a pescaria a correnteza estava muito forte e por um descuido o menino caiu no rio e não sabia nadar, a correnteza o arrastava cada vez mais rápido e o pai desesperado pede a Nossa Senhora Aparecida para salvar o menino. De repente o corpo do menino para de ser arrastado, enquanto a forte correnteza continua e o pai salva o menino.

Rezemos pela graça de sermos salvos das ciladas da maldade e que a bondade inunde o nosso coração.”

Depois de refletir, faça prece final.

Nono dia

Abaixo está o texto da reflexão para o último dia da novena de Nossa Senhora Aparecida:

“Ó viva luz de santidade e exemplo de pureza, Virgem e Mãe, Nossa Senhora Aparecida vós, apenas concebida, já adorastes profundamente a Deus e lhe destes graças. Ah! Senhora, fazei que esta bênção acenda em nosso coração um grande amor para com Deus Pai.

Rezemos pela graça de ver os corações reconciliados, as famílias recuperadas e a vida cristã reassumida, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.”

Feita a meditação você deve rezar a oração final.

Agora que você já conhece a história de Nossa Senhora Aparecida e sabe como rezar a novena dedicada à padroeira do Brasil, basta rezar com fé e pedir a intercessão da Virgem Maria para alcançar as graças que necessita.

Leave A Reply

Your email address will not be published.