Novena de Nossa Senhora do Carmo: como fazer?

2

Nossa Senhora do Carmo é uma santa católica cuja devoção é popular, especialmente pela difusão do escapulário, que além de peça religiosa, tornou-se praticamente um acessório da moda, confeccionado em ouro, prata e pedrarias. No entanto, as origens dessa peça são muito mais humildes e místicas, sendo um sinal da misericórdia e do amor divino.

Mas além do escapulário, há também a Ordem dos Carmelitas, que é uma das ordens religiosas mais antigas do mundo moderno, responsável pela expansão da devoção à Nossa Senhora do Carmo, e uma das principais formas de devoção a ela é a novena da Virgem do Carmo, vejamos mais a seguir.

Conteúdo

Quem é a Nossa Senhora do Carmo?

Nossa Senhora do Carmo (Nossa Senhora do Monte Carmelo) é uma das tipificações da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo. Seu nome foi dado devido ao seu local de aparecimento. 

Qual é a origem de Nossa Senhora do Carmo?

Nossa Senhora do Carmo, como mencionado anteriormente, é a própria Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, Deus encarnado. Ela possui diversas nomeações, de acordo com suas aparições aos fiéis pelos séculos, e o título de Nossa Senhora do Carmo é mais um dos nomes.

Qual é a origem de Nossa Senhora do Carmo?
Imagem de Nossa Senhora do Carmo. Fonte/Reprodução: Wikipédia.

A tipificação de Nossa Senhora do Carmo tem origem no Antigo Testamento, com o profeta Elias, que teve uma visão de uma nuvem, aproximadamente, do tamanho da mão de um homem que fez chover sobre o Monte Carmelo, encerrando um longo e terrível período de seca.

Além disso, ele viu, também, uma jovem de aparência piedosa. Com a revelação do Novo Testamento, entendeu-se que a jovem era a Virgem Maria e, aquela visão do profeta, foi um prenúncio de que Ela traria a salvação ao mundo por meio de seu filho, Jesus, morto pelos nossos pecados.

A ordem dos Carmelitas: o que é?

Devido aos ocorridos mencionados anteriormente, o Monte Carmelo tornou-se um local sacro e ermitões começaram a habitar o local, inspirados pelo profeta Elias, que ali viveu uma vida de contemplação e oração.

Esses ermitões, com o tempo, construíram uma capela em honra a Virgem Maria e fundou-se, de maneira orgânica, a Ordem dos Carmelitas, que recebo, formalmente, sua regra no ano de 1206, aprovada pelo papa Honório III no ano de 1226.

Assim, quando se fundou a Ordem, inspirada por Elias, decidiram ter por padroeira a Santíssima Virgem, também inspirados pela visão do profeta Elias, e desta forma, Nossa Senhora recebeu o título de Nossa Senhora do Carmo graças a sua função de padroeira.

Orações para a Nossa Senhora do Carmo

Vejamos agora algumas orações que podem ser feitas para a Virgem Maria do Carmo.

Oração para todos os dias

Esta oração deve ser recitada em todos os dias da novena.

Nossa Senhora do Carmo, que deixastes o Santo Escapulário como sinal do Vosso amor e proteção. Sois reconhecida como assistência na vida e consoladora amável na hora da morte, eu, vosso filho e devoto, pronto a Vos servir, disposto a Vos amar, me apresento a Vós e nesta Novena faço o meu pedido: (Peça a graça que você necessita).

Nossa Senhora do Carmo, nunca se ouviu dizer que alguém necessitado, tendo recorrido a Vós, tenha ficado desamparado. Com confiança, Mãe do Escapulário, intercedei junto ao Vosso Filho Jesus Cristo, por mim, por aqueles por quem devo rezar sempre e por aqueles que se confiam às minhas orações.

Mãe amável, sede-nos propícia e rogai por nós a Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós.

Mãe do Santo Escapulário, rogai por nós.

Amém.

Vejamos, agora, como realizar o ato de consagração.

Ato de consagração

Assim reza-se o ato de consagração.

Maria, por ser a predileta do Pai, por realizar em ti o Espírito Santo a encarnação da Palavra, por ser exemplo da Igreja onde, depois de Cristo, ocupas o lugar mais alto e, ao mesmo tempo, mais próximo a nós, por ser reconhecida como Mãe de Deus, Mãe de Cristo e Mãe dos homens, porque todos os que acreditam te chamam de bem-aventurada.

Por termos nós, no teu Escapulário, um sinal da tua proteção e união ao Salvador, e um programa de imitação das tuas virtudes. Porque na tua promessa nos ofereces ajuda nos perigos do espírito e do corpo. Acudo a ti, Medianeira universal entre Deus e os homens, e me consagro para honrar-te sob a invocação de Nossa Senhora do Carmo,em obséquio de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Amém.

Vejamos, agora, uma pequena explicação para crianças sobre a imaculada conceição de Jesus.

Para as crianças – “crescendo com Jesus e Maria”

Este pequeno texto mostra como Maria era livre do pecado e como ela foi escolhida para ser a mãe do filho de Deus. Vejamos.

O Anjo anuncia o nascimento de Jesus (Lc 1,26-38)

O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, para falar com uma virgem que era noiva de José, um carpinteiro, descendente do rei Davi. O nome da virgem era Maria. Entrando onde Maria estava o anjo disse:

“Ave cheia de graça, o Senhor está com você ”

Ela assustou-se e pôs-se a pensar o que significariam essas palavras. Disse-lhe então o anjo:

“Não tenha medo, Maria…”

E o anjo lhe contou que ela havia sido escolhida para ser a mãe do Filho de Deus. Ela não entendeu como ficaria grávida, porque não era casada, mas o anjo explicou:

“O Espírito Santo virá sobre você e a força do Altíssimo a envolverá com a sua sombra…”

O anjo também contou sobre Isabel que, mesmo velha, já estava no sexto mês de gravidez:

“A Deus nenhuma coisa é impossível.”

Então Maria disse:

“Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Sua palavra.”

E o anjo afastou-se dela.

Agora, vejamos como realizar uma oração para as crianças.

Oração a Nossa Senhora, pelas crianças

Assim reza-se a oração de Nossa Senhora pelas crianças.

Ó Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe santíssima, abençoai as nossas crianças, que vos são confiadas.

Guardai-as com cuidado maternal, para que nenhuma delas se perca.

Defendei-as contra as ciladas do inimigo e contra os escândalos do mundo, para que sejam sempre humildes, mansas e puras.

Ó Mãe nossa, Mãe de misericórdia, rogai por nós e, depois desta vida, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre.

Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

Vejamos, agora, como fazer uma oração para a Sagrada Família.

Oração à Sagrada Família

Vejamos, agora, como realizar uma oração à Sagrada Família.

Jesus, Maria e José, em Vós, contemplamos o esplendor do verdadeiro amor, a Vós, com confiança, nos dirigimos.

Sagrada Família de Nazaré, tornai também as nossas famílias lugares de comunhão e cenáculos de oração,

escolas autênticas do Evangelho e pequenas Igrejas domésticas.

Sagrada Família de Nazaré, que nunca mais se faça, nas famílias, experiência de violência, egoísmo e divisão: quem ficou ferido ou escandalizado depressa conheça consolação e cura.

Sagrada Família de Nazaré, que o próximo Sínodo dos Bispos possa despertar, em todos, a consciência do carácter sagrado e inviolável da família, a sua beleza no projeto de Deus.

Jesus, Maria e José, escutai, atendei a nossa súplica.

Agora, veremos como consagrar nossa família para Nossa Senhora.

Consagração da família a Nossa Senhora

Assim se faz a consagração da família à Nossa Senhora.

Ó Virgem Imaculada, nós vos consagramos hoje o nosso lar e todos os que nele habitam.

Que a nossa casa seja, como a de Nazaré, uma morada de paz e de felicidade, na prática da caridade no pleno abandono à Divina Providência.

Sede o nosso modelo, ó Maria, regrai nossos pensamentos, nossos atos e toda a nossa vida.

É bem medíocre o tributo do nosso amor, mas vós aceitareis, pelo menos, a homenagem de nossa boa vontade.

[Três Ave Marias]

Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

Por fim, vejamos como realizar uma oração à Virgem Santíssima pelos enfermos.

Oração a Nossa Senhora da Saúde

Assim reza-se a oração à Nossa Senhora pela saúde.

Oh! Manancial de vida! Fonte perene da nossa saúde, grande Rainha dos Céus, Maria, volvei, vos imploro, para mim, o olhar benigno de vossa misericórdia. Livrai-me da mancha de minhas gravíssimas culpas, e com o favor de vossa poderosíssima intercessão, fazei que eu consiga da Divina Majestade, com a salvação de minha alma, a perfeita saúde do corpo e aquela graça da qual tanto necessito e que vos recomendo a fim de que, podendo melhor servir-vos e louvar-vos nesta vida, venha depois, um dia a amar-vos e agradecer-vos para toda a eternidade feliz no Céu.

Não queirais, ó Mãe da Saúde, desprezar as minhas súplicas, mas, benigna, escutai-me, atendei-me e salvai-me. Assim seja.

Rezar Três Ave-Marias

Rezadas com fé e devoção, todas essas orações são capazes de feitos prodigiosos, por isso, tenha fervor ao rezá-las.

A devoção à Virgem do Carmo, popularizada pela Ordem dos Carmelitas, é uma das devoções marianas mais importantes do mundo, ligada a uma das ordens religiosas mais antigas do mundo, e se ela é uma das ordens religiosas mais antigas, se ela perdura, é pela intercessão da Santíssima Virgem do Carmo. 

Ela prometeu imensas graças àqueles que a ela se devotarem, então, lembre-se de pôr os joelhos no chão e orar com fé, e ela há de abençoar a sua vida.

2 Comments
  1. […] Tabela do Salmos 34 é uma lista de dez bênçãos que prometem aos que confiam no Senhor. O Salmo 34 começa com uma oração ao Senhor, pedindo para que Ele ouça o clamor do salmista e o […]

  2. […] amostra de como devemos viver nossas vidas, com alegria, justiça e integridade. Ele nos lembra de honrar a Deus com nossas ações e pensamentos e nos ensina a nos abstermos de más […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.