Novena De São Rafael

0

Você conhece o arcanjo São Rafael? Ele está presente nas três principais religiões abraâmicas, e embora tenha grande importância, muitas pessoas desconhecem seu papel e sua função na salvação dos homens.

No islamismo, ele mostra-se como o responsável pela música celeste, bem como é aquele que anunciará a chegada do fim dos tempos. No judaísmo e no cristianismo, ele traz consigo a cura divina, e expulsa demônios. Ainda sim, isso não é tudo que ele faz e nem é tudo que ele representa. Vejamos mais sobre ele a seguir.

Quem é São Rafael e qual a sua origem?

O nome Rafael vem do hebraico, e seu significado é algo como “cura de Deus” ou “Deus cura”. Ele aparece primeiramente no livro de Tobias e também em alguns livros apócrifos, e é mostrado como um membro da casta dos arcanjos enviado para à Terra para guiar e ajudar Tobias.

Quem é São Rafael e qual a sua origem?
Qual a origem. Fonte/Reprodução: wikipedia.

São Rafael é, como dito, um arcanjo – um dos sete cuja existência é aceita pelas religiões cristãs. Os demais são Miguel, Gabriel, Uriel, Baraquiel, Jegudiel e Sealtiel. Há alguns textos e algumas vertentes judaicas e também cristãs, como certas religiões esotéricas, que aceitam a existência de mais arcanjos, como por exemplo Mitzrael. Entretanto, é mais comum a aceitação da existência de apenas sete arcanjos, como mencionado nos textos bíblicos.

São Rafael é protetor quê?

Nas tradições cristãs e judaicas, São Rafael é considerado o protetor dos médicos e dos profissionais da área da saúde no geral, dos doentes, dos cegos, dos jovens, do amor e dos apaixonados, dos viajantes, dos pastores e também daqueles que sofrem enfermidades mentais.

Ele é chamado principalmente em momentos que precisamos de algum milagre relacionado à saúde, ou momentos em que precisamos da orientação divina antes de tomar uma decisão importante.

Na tradição islâmica, São Rafael é um dos anjos que irá tocar a corneta para anunciar o fim dos tempos e o Dia do Julgamento, e é também o anjo da música e dos idiomas.

O que São Rafael representa?

São Rafael representa a cura, a proteção e também a misericórdia divina. Isso é mostrado principalmente por sua manifestação no livro de Tobias, onde São Rafael aparece para guiar Tobias e auxiliá-lo, bem como expulsar Asmodeus de Sara, permitindo assim que ambos pudessem se casar (motivo pelo qual, como dito, São Rafael é também considerado o protetor dos amantes e dos apaixonados).

O que São Rafael representa?
O que ele representa. Fonte/Reprodução: original.

Como um arcanjo, o Arcanjo Rafael é também um dos mensageiros de Deus, e essa face é vista principalmente quando ele aparece diante de Abraão junto com outros dois anjos antes da destruição de Sodoma e Gomorra.

Oração a São Rafael

Vejamos agora uma oração para pedir a ajuda e a benção de São Rafael em nossas vidas.

São Rafael, guardião da saúde e da cura

peço que vossos raios curativos desçam sobre mim,

dando-me saúde e cura.

Guardai meus corpos físico e mental,

livrando-me de todas as doenças.

Expandi Vossa beleza curativa em meu lar,

meus filhos e familiares, no trabalho que executo,

para as pessoas com quem convivo diariamente.

Afastai a discórdia e ajuda-me a superar conflitos.

Arcanjo Rafael, transformai a minha alma e o meu ser,

para que eu possa sempre refletir a vossa Luz.

Que assim seja. Amém!

Esta oração é muito poderosa para os momentos de verdadeira urgência e necessidade, quando mais do que nunca se precisa da ajuda divina.

Novena a São Rafael

Agora, veremos como realizar uma novena em honra do Arcanjo Rafael. Essa novena pode ser usada para todas as finalidades, mas é especialmente poderosa quando se pede graças de cura e proteção.

Invocação

Começamos esta novena realizando a leitura de Tobias, capítulo nove, versículos de um a sete. Depois, realizamos a invocação ao Arcanjo Rafael.

Oh! Glorioso Arcanjo São Rafael, lembra-te de seus devotos, em todas as partes e sempre peça por nós, ao Filho de Deus.

(Rezar nove vezes o Glória ao pai, em honra dos nove coros angélicos)

Após a invocação, reza-se a ladainha do Arcanjo Rafael.

Ladainha a São Rafael Arcanjo

A ladainha é rezada da seguinte forma:

Senhor, tende piedade de nós

Cristo, tende piedade de nós

Cristo, graciosamente nos escutai

Deus Pai, tende piedade de nós

Senhor, tende piedade de nós

Deus Filho, redentor do mundo,

Tende piedade de nós,

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós

Santa Trindade e Um só Deus, tende piedade de nós

Santa Maria, rainha dos anjos, rogai por nós.

São Rafael, rogai por nós

São Rafael, cheio da misericórdia de Deus, rogai por nós

São Rafael, perfeito adorador do Divino Mestre, rogai por nós

São Rafael, terror dos demônios, rogai por nós

São Rafael, exterminador dos vícios, rogai por nós

São Rafael, saúde dos doentes, rogai por nós

São Rafael, refúgio em nossas necessidades, rogai por nós

São Rafael, consolador dos prisioneiros, rogai por nós

São Rafael, alegria dos tristes, rogai por nós

São Rafael, cheio de zelo para a salvação de nossas almas,

rogai por nós

São Rafael, cujo nome significa cura, rogai por nós

São Rafael, amante da castidade, rogai por nós

São Rafael, açoite dos demônios

rogai por nós

São Rafael, nosso protetor na peste, na fome, na guerra

rogai por nós

São Rafael, anjo da paz e da prosperidade

rogai por nós

São Rafael, repleto da graça da cura,

rogai por nós

São Rafael, guia seguro no caminho da virtude e santificação,

rogai por nós

São Rafael, socorro de todos que imploram a sua ajuda

rogai por nós

São Rafael, que guiou e consolou Tobias em sua jornada,

rogai por nós

São Rafael, aquele que as Escrituras saúdam, como “Rafael o santo anjo

do Senhor foi enviado para curar”,

rogai por nós

São Rafael, nosso advogado, nos salve

Cordeiro de Deus que tirastes os pecados do mundo,

Tende piedade de nós,

Cristo, escutai nossas preces

Tende misericórdia de nós.

São Rafael, rogai por nós a Nosso Senhor Jesus Cristo ,

Agora e na hora de nossa morte. Amém

E por fim, reza-se a oração final.

Oração final

A oração final é rezada da seguinte forma:

Glorioso Arcanjo São Rafael, celeste mensageiro destinado por Deus para nos servir de guia na peregrinação desta vida, para nos defender contra as ciladas do demônio e para curar as enfermidades da nossa alma e do nosso corpo. Nós invocamos vossa poderosa intercessão, seguros de que alcançareis por nós e nossas famílias aquelas graças singulares que dispensastes na santa casa de Tobias.

Bem sabeis piedoso Arcanjo, que nossa viagem do tempo à eternidade, está cercada de perigos, e que o demônio, como leão rugindo, nos persegue para causar profundas feridas em nossas almas, até apagar nelas, se for possível, a luz salvadora da fé. Vinde, pois, em nosso auxílio, e dignais ser nosso inseparável companheiro. 

Dirigi nossos passos ao caminho dos mandamentos divinos fazendo que nossos olhos estejam sempre abertos ao sol da verdade; procurando os remédios mais eficazes para curar e encher de fervor nosso espírito. Ensina-nos, oh! Poderoso arcanjo, a vencer a Satanás com as armas poderosas da oração, da vigilância e da mortificação dos nossos sentidos.

Consolide em nossas famílias o reinado da fé, a prática constante da piedade, o espírito de união e o exercício da santa caridade em favor dos pobres e dos nossos queridos mortos, a fim de que eles recebam do céu abundantes bênçãos que, por mediação vossa derramou Deus sobre o lar de Tobias.

Não nos abandoneis, pois, oh! Santo Arcanjo! Vigiai sempre ao nosso lado para que nossos passos sejam sustentados por vós, todas as vezes que sintamos desfalecidos na penosa e difícil jornada da vida. Nosso Senhor, Deus Todo-poderoso, que estais nos céus, e que é também o vosso, nos há confiado a vossa terna solicitude para que seja nosso guia neste desterro, nosso consultor nas dúvidas e nosso médico nas enfermidades. 

Coroais vossa obra de amigo fiel e condutor seguro, acompanhando nossas almas até as deixar nos braços de seu criador para amar-lhe e bendizer-lhe com vós eternamente. Assim seja.

Bendito e adorado seja o Santíssimo Sacramento do Altar e a Puríssima e Imaculada Conceição de Maria Santíssima, Senhora Nossa, concebida sem mancha de pecado original desde o primeiro instante de seu ser natural. Amém.

E pronto. Esta é a forma adequada de se rezar a novena de São Rafael Arcanjo.

Em momentos de urgência, quando parece que está tudo perdido, podemos confiar que Deus está olhando por nós, que pareça o contrário. O Arcanjo Rafael nos mostra isso quando guia Tobias e ajuda-o a casar-se, bem como ajuda-o a curar seu pai. 

Mesmo que “disfarçado”, Deus está sempre cuidando de nós e se certificando de que tudo corra como deve correr. Por isso, jamais perca sua fé, e independente do quão complicadas as coisas estejam, lembre-se que ele está com você.

Leave A Reply

Your email address will not be published.