O que é a páscoa e qual a sua origem?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
O que é a páscoa e qual a sua origem?

Table of Contents

A Páscoa se tornou uma tradicional comemoração, é como se tivesse se tornado uma cultura popular, ela começou a ser realizada nas religiões, com o intuito de relembrar a crucificação de Jesus e celebrar a ressurreição Dele. A Páscoa se tornou muito popular com o passar dos anos, essa palavra se origina do termo em hebraico “Pessacha”.

Conteúdo

O que é a Páscoa?

Uma importante celebração da igreja cristã para homenagear a ressurreição do salvador Jesus Cristo. Páscoa significa “a passagem”, que está escrita no antigo testamento, tendo como prioridade a libertação do povo israelita da escravidão pelo Egito. Os judeus celebram a conquista da liberdade para seu povo. 

O que é a Páscoa?
Qual a origem. Fonte/Reprodução: original.

No novo testamento, a celebração da Páscoa é a história sobre a passagem da morte para a vida, feita através da ressurreição de Cristo. No calendário cristão, ela é o encerramento da semana santa. Para o catolicismo, essas comemorações têm início na quinta-feira-santa pela missa da ceia do senhor, seguindo da sexta-feira-santa para celebrar a crucificação e após o domingo de Páscoa, que celebra a ressurreição e encerra a comemoração. 

Data da Páscoa

Por decreto do Primeiro Concílio de Nicéia no ano 325 depois de Cristo, a Páscoa se estabeleceu, e começou a ser celebrada no domingo, logo após primeira lua cheia do equinócio, no hemisfério norte é na primavera e no hemisfério sul é no outono. Ela é uma festividade bem móvel, não acontece sempre na mesma data, porém, ocorre dentro de um período entre os dias 22 de março até 25 de abril.

Significado da Páscoa

O significado da Páscoa quer dizer a passagem de Jesus Cristo na terra, no caso, a morte e a ressurreição Dele. Esses rituais da semana santa começam quarenta dias antes, o que ficou conhecido como o Quaresma, é o período dedicado ao jejum, pela passagem de Jesus no deserto, e por todo o sofrimento da crucificação.

O domingo de ramos é o início da semana santa, representa a entrada de Cristo em Jerusalém, a estrada por onde passou era enfeitada por folhas de palmeiras. A sexta-feira é a celebração da morte, o sábado celebram a missa da meia noite a passagem da ressurreição e domingo celebram a Páscoa, onde Jesus apareceu para seus discípulos.

Qual é a origem da Páscoa?

A Páscoa teve sua origem a partir do judeus, então, o cristianismo deu um novo significado para a comemoração. Ela é realizada anualmente na data móvel que comentei anteriormente, os critérios estabelecidos nesta data foram determinados pela igreja católica no século IV depois de Cristo.

Páscoa judaica e a sua tradição

Com a origem na história a partir do povo judeu, a Páscoa é uma festa antiga que realizam pela celebração da libertação do povo hebraico da escravidão e cativeiro no Egito, aproximadamente no ano de 1280 antes de Cristo. Essa festividade se inicia a tarde de todo dia 14 dentro do mês lunar de Nisan, nos tempos antigos eles serviam uma refeição bem semelhante, de quando os hebreus saíram apressados do Egito, o sêder de Pessach.

Páscoa Cristã e suas tradições

No cristianismo a Páscoa é comemorada de diversas formas, e geralmente essas variações ocorrem pelas distintas versões existentes. Essas diferenças são resumidas entre cristãos protestantes, ortodoxos e católicos, porém, os protestantes possuem diferenças. Em nosso país a tradição católica é a mais popular, em consideração a essa religião, no período da semana santa, várias missas são realizadas e muitas encenações da história sobre a morte e ressurreição de Jesus.

Quais são os símbolos da Páscoa e seus significados?

Esses símbolos fazem parte de rituais na semana santa, são parte da representação da Páscoa, que é uma festividade que carrega consigo a esperança para a humanidade e a passagem para novos tempos. A seguir, confira alguns símbolos que fazem parte:

Coelho de Páscoa

Passou a ser parte do símbolo para fertilidade e vida, já que a particularidade dos coelhos é a reprodução em massa. Relacionam ele com a Páscoa na representação de esperança de vida, povos antigos sempre consideraram o coelho como símbolo de fertilidade, por serem os primeiros animais que saem de suas tocas logo na chegada da primavera. Conforme o tempo passou, esses coelhinhos entraram para os costumes na festividade e se tornaram chocolates.

Ramos de palmeira

Com a lembrança da entrada de Jesus em Jerusalém, a semana começa com o Domingo de Ramos, as pessoas colocaram na estrada folhas de palmeira em comemoração de sua chegada. Então hoje, elas são usadas em decorações nas igrejas no período da semana santa, para sinalização de boas-vindas.

Sinos

Importantes símbolos da Páscoa, esses são os sinos. Todos os domingos de Páscoa os sinos tocam em comemoração a festividade, a ressurreição, a esperança, a vida. Eles anunciam a vitória de Jesus sobre a morte.

Pão e vinho

O vinho é o símbolo do Sangue de Cristo e o pão o corpo. Esses elementos são primordiais na santa ceia, quando Jesus e os discípulos celebram a Páscoa judaica, o último evento é feito na quinta-feira-santa, onde iniciam um marco importante da semana santa; o tríduo pascal.

Peixe

O peixe é o símbolo da vida, os apóstolos por serem pescadores, deram sentido a isso, ele foi usado pelos primeiros cristãos. Ele é usado na festividade da semana santa para relembrar os quarenta dias de jejum, onde evitam comer carnes de acordo com os ensinamentos da Quaresma.

Ovo da Páscoa

Presentear pessoas com ovos de páscoa é um costume entre povos Mediterrâneos muito antigos, é a representação do nascimento e vida. No início da primavera bem na época de plantio, os ovos eram presenteados, eles cozinhavam e pintavam para a comemoração durante as festividades, na representação de fertilidade. 

Ovo da Páscoa
Ovo na época da páscoa. Fonte/Reprodução: original.

Esse costume continuou sendo feito pela comunidade cristã, eles pintavam imagens de Maria e Jesus, assim, de forma simbólica representavam o nascimento do Messias. Nos dias atuais, o costume é extremamente delicioso, feito com chocolate e presenteado no domingo de páscoa.

Cordeiro de Páscoa

O cordeiro da páscoa é a lembrança mais antiga sobre a aliança com Deus e o povo judeu do antigo testamento. Nesta época celebravam a páscoa com um sacrifício de um cordeiro, nos ensinamentos cristãos, Jesus Cristo é o cordeiro, o filho que Deus enviou para livrar a humanidade de seus pecados.

Círio Pascal

Com o significado de início e fim decorados em letras gregas ômega e alfa, o círio pascal é uma grande vela, e ela é utilizada durante todas as missas de semana santa. Durante o acontecimento das vigílias pascal é inserido na vela os pontos das chagas, cinco pontos de Cristo na cruz. Acende a vela no sábado de aleluia, e a representação também tem a ver com a ressurreição de Cristo. 

O que é a semana santa?

Nada mais é do que aquela semana, momento ou festividade sagrada para os cristãos. Comemoram a recordação da última semana de Jesus, com início no domingo de ramos e o domingo de páscoa o término, nesse período existe o tríduo pascal, que é o marco mais importante da semana, pois representa a renovação da vida e a salvação da humanidade. 

Essa semana é bem comum os critãos entrarem em modo de revisão de suas ações sobre as de Jesus, tempo em que renovam o compromisso de viver conforme os ensinamentos e renovação de sua fé.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook