A Semana Santa é um dos tradicionais “feriadões” esperados por todo brasileiro. Como o próprio nome deixa claro, a data faz referência a uma celebração cristã e, de fato, para quem vive esse momento, ela dura exatamente uma semana. Quer saber o significado dessa data e o que representa cada dia celebrado? Confira a seguir!
Conteúdo
O que é a semana Santa e quando é celebrada?
A Semana Santa é uma data religiosa que faz referência aos últimos dias de Jesus Cristo na terra. Ela começa no Domingo de Ramos, passa pela Sexta-feira Santa da crucificação e se encerra no Domingo de Páscoa.
Não existe uma data fixa no calendário para a Semana Santa, que acontece sempre entre março e abril. Ela é definida pela Igreja e leva como base o calendário lunar, de modo que a Quinta-feira Santa aconteça sempre na primeira lua cheia da primavera no hemisfério norte, logo outono no Brasil.
Tríduo pascal
O Tríduo Pascal é o período, dentro da Semana Santa, mais importante para os fiéis católicos. Esse é o nome dado ao período entre a Quinta-feira e o Domingo, que marca o fim da Quaresma e o início do período pascal.
Qual o significado da Semana Santa
A Semana Santa é um período sagrado para os cristãos. Nele, são vivenciados os últimos passos de Jesus Cristo na terra, que passa pela sua morte e ressurreição.
Ele é um momento marcado pela abstinência, caridade, penitência e, principalmente, pela crença na vida eterna.
Significado dos dias de celebração na semana Santa
A Semana Santa, no geral, possui um significado importantíssimo para a Igreja Católica Romana, pois é a data mais importante no calendário litúrgico. Dentro desse período, os cristões vivenciam oito dias completos até a chegada da Páscoa. Cada um deles possui um significado específico e aqui você confere cada um deles:
Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos é o primeiro dia da Semana Santa e é lembrado pela igreja em tom festivo. Ele representa, segundo a Bíblia, a chegada de Jesus em Jerusalém, quando foi recebido com ramos de palmeiras.
Neste dia é comum os fiéis decorarem as igrejas com ramos das mais diversas plantas, assim como segurá-los em mãos.
Segunda-feira Santa
A segunda-feira Santa, segundo a bíblia, representa o momento em que Jesus realiza curas no templo de Jerusalém e expulsa pessoas que faziam negócios no local sagrado. É um período de espera e preparação para o Tríduo.
Terça-feira Santa
Já a terça-feira simboliza dois momentos muito importantes para a igreja e para o decorrer da semana. Foi neste dia que Jesus fez a previsão de sua morte e anunciou aos apóstolos. Além disso, Cristo também fez a profecia do Juízo Final.
Quarta-feira Santa
Esse dia também é conhecido entre os fiéis como Quarta-feira de Trevas. É o dia que antecede o início do Tríduo Pascal e quando a igreja prepara-se para o dia da Paixão. Foi na quarta que Judas traiu Jesus em troca de dinheiro.
Quinta-feira Santa
A Quinta-feira Santa representa o início do Tríduo e, portanto, o fim da Quaresma. Ele é marcado por momentos simbólicos, como o lava-pés e a Santa Ceia. Foi neste dia que, após reunir-se com os apóstolos, Cristo foi preso.
Sexta-feira Santa
Conhecida popularmente como Sexta-feira da Paixão, é um dos momentos mais esperados da Semana Santa, pois simboliza os momentos finais de Cristo na terra, desde o caminho ao Calvário até a Crucificação.
Esse é um dia de jejum, reflexão e oração para os cristãos. Na Igreja Católica Romana é o único dia que não acontece missa e comunhão, apenas a celebração da paixão.
Sábado Santo
Sábado Santo, ou Sábado de Aleluia, é voltado para a meditação e espera pela ressurreição do Senhor, marcada pela Vigília Pascal. É neste dia que, tradicionalmente, acontece a malhação de Judas, quando queimam um boneco que simboliza o apóstolo que traiu Jesus.
Domingo de Páscoa
O Domingo é quando finalmente acontece a Páscoa do Senhor e sua ressurreição para a vida eterna. É um momento festivo, de alegria para os fiéis, que dura cerca de 50 dias: o tempo pascal.
Quais alimentos consumir na semana Santa?
Na tradição da Semana Santa é comum comer, ou simplesmente evitar, alguns alimentos específicos. Conhece algum desses alimentos? Citamos aqui alguns exemplos mais famosos.
Bacalhau
O bacalhau é o principal prato da semana santa. Essa tradição surgiu pois evita-se comer carne vermelha neste período. O peixe, então, aparece como uma excelente opção, além de ser um elemento sempre presente na bíblia.
Massa
Comer massas, especialmente o pão, também é uma atitude comum durante a Semana Santa. Ele simboliza, em diversas passagens, o corpo de cristo, além de ser o mesmo alimento partilhado na Santa Ceia.
Arroz
O arroz de coco é uma especiaria muito procurada também durante esse período A tradição, no entanto, é muito mais brasileira e não possui forte relação religiosa. Outras variedades de arroz também são preparadas para esse momento.
Qual alimento evitar na semana Santa?
Durante a Semana Santa, em dias específicos, é comum evitar alguns tipos de alimento e, até mesmo, realizar períodos de abstinência e jejum. Especificamente, os cristãos evitam comer carne vermelha durante esse momento, dando preferência para peixes, como o bacalhau, ou ovos. É recomendado também evitar o consumo de bebidas alcoólicas no período, com exceção do vinho.
Em síntese, a Semana Santa é um período muito importante para os cristãos, pois simboliza os principais ensinamentos da Bíblia e da Igreja, como a ressurreição e a esperança da vida eterna. É um momento voltado, especialmente, para os fiéis, mas que faz parte da vida de toda a população, que incrementa elementos dessa tradição em suas vidas.