O que são os Valores Religiosos?

0

Não há necessidade nenhuma em alcançar ou praticar o fanatismo de uma, ou mais religiões para que a pessoa possa adquirir certos valores religiosos em sua própria vida. A maioria das pessoas não possui uma religião clara, e não conseguem praticar uma vida espiritual ética e moralmente certa.

O que são os valores religiosos?

Os valores religiosos possuem normas e princípios para aconselhar ou orientar ações de pessoas que compartilham a mesma religião. Esses valores religiosos são morais, associados a ensinamentos de doutrina e justificados pela fé. 

O que são os valores religiosos?
Para que serve os valores religiosos. Fonte/Reprodução: original.

Eles podem variar conforme a cultura de uma religião, aquela base de comportamento para seus seguidores. Em dias atuais são guias comportamentais para os humanos, com relações entre pessoas, uma forma de aproximar eles de Deus ou deuses e religiões politeístas. 

Os valores religiosos são um reforço para os comportamentos, características e qualidades desejáveis para os fiéis de cada religião.

Sistemas de valores e tradições religiosas

Cada religião desenvolve seu sistema de valores e possuem tradições, o cristianismo e judaísmo, por exemplo, dominam um desenvolvimento ligado com a ideia de respeito a pureza e leis religiosas. Agora, o budismo, candomblé, umbanda e hinduísmo dominam uma forte ligação com a natureza, esses valores são voltados a harmonia e equilíbrio, contém uma grande relevância.

Exemplos de valores religiosos

Os valores religiosos são marcados por tradições, e essas diferentes tradições religiosas compartilham princípios resultando em valores comuns para todos, como: misericórdia, fé, obediência, amor a Deus, compaixão, devoção, prudência, respeito com o próximo, perseverança, caridade, paz, esperança, bondade, solidariedade e amor.

Características de valores religiosos

Muitos agnósticos e ateus mantêm suas crenças viventes sob princípios espirituais de bem ou de fé. O valor é baseado no respeito, entendimento, perdão para outros e a si mesmo.

Características de valores religiosos
Características. Fonte/Reprodução: original.

Contudo, essas categorias de valores são compartilhadas entre diversas religiões, mesmo divergentes, porém, com os propósitos iguais, a ideia é viver em harmonia.

Não são impostos pela sociedade

Os valores religiosos não agem conforme a interpretação pessoal de cada indivíduo, mas por características pertencentes em textos sagrados ou por autoridades religiosas.

Se assemelham a valores universais

Os valores universais existem para serem compartilhados no campo religiosos, dado que são impostos em livros sagrados e por toda a sociedade ao longo dos anos.

Procuram modificar os maus sentimentos da humanidade

Esses valores buscam a mudança do mal, do egoísmo e todos os anti-valores. Em controvérsia, sempre está em busca de apoio da importância do amor, solidariedade, respeito e bondade, para alcançar uma proximidade maior com Deus ou deuses de sua fé.

Qual a importância dos valores religiosos?

Eles possuem a importância de ajudar absolutamente todos que necessitam, buscam entender e perdoar os pecados de outros, devotos em observar as obrigações e preceitos estabelecidos pela religião.

Exemplos de valores religiosos nas religiões

Empatia é desejo de evitar sofrimento para uma ou demais pessoas, mesmo para desconhecidos. Qualquer pessoa que pratica más ações receberam em troca equivalente a cada uma de suas ações.

Cristianismo

Essas crenças são relativas a fatos de pessoas feitas à imagem de Deus e todos mediante a fé estão sempre unidos ao corpo de Cristo. Para os cristãos, todas as pessoas, independente de classe social ou raça são iguais. Trate outros da maneira que você gostaria de ser tratado.

Islamismo

Modéstia, esse valor é extremamente significativo do Islã. Esse valor está associado a vestimenta dos crentes. Mulheres cobrem completamente seus corpos, com inclusão de seu rosto para satisfazer o valor da modéstia.

Budismo

Compaixão é a chave dos valores religiosos para o budismo, é o centro da religião deles. Esse valor se associa na importância que uma pessoa têm para com outra.

Leave A Reply

Your email address will not be published.