O santo terço

0

Hoje vamos aprender um pouco sobre o que é e como pode ser realizado o Santo Terço, a forma pela qual a oração espiritual pode crescer e demonstrar seu poder em sua verdadeira forma.

Conteúdo

Aprendendo a rezar o Santo Terço

Vamos ao passo a passo que preparamos para você que deseja aprender a forma correta de como fazer a oração do Santo Terço, é um passo a passo bastante simples, não tem como errar.

  • Para recitar o Rosário com verdadeiro proveito deve-se estar em estado de graça ou pelo menos ter a firme resolução de renunciar o pecado mortal.
  • Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz e em seguida rezar o Credo.
  • Na primeira conta grande, recitar um Pai Nosso.
  • Em cada uma das três contas pequenas, recitar um Ave Maria.
  • Recitar um Glória antes da seguinte conta grande.
  • Anunciar o primeiro Mistério do Rosário do dia e recitar um Pai Nosso na seguinte conta grande.
  • Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar um Ave Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.
  • Recitar um Glória depois das dez Ave Marias. Também se pode rezar a oração de Fátima.
  • Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória enquanto se medita o mistério.
  • Ao se terminar o quinto mistério o Rosário costuma ser concluído com a oração da Salve Rainha.

Agora que você conhece este passo a passo, vamos aprender um pouco mais sobre como esta oração é realizada e quais são as palavras de poder utilizadas em cada momento da oração.

Orações do Santo Rosário – O Terço

Começamos esta oração com o Sinal da cruz e realizamos as seguintes palavras de fé.

Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oferecimento do Terço: Em seguida vamos fazer o oferecimento do terço que trás de forma completa a nossa fé para o momento presente.

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Creio em Deus: Agora vamos para a oração do Creio em Deus, uma parte importante do terço pois mostra nossa devoção ao Salvador.

Ceio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Pai-Nosso: O Pai Nosso é a parte intermediaria do nosso terço, um momento de demonstrar a oração e a fé de forma completa.

Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria: Na Ave Maria pedimos pela proteção da Santa Mãe, uma proteção maior que todas as outras e cheia de poderes protetivos especiais.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Glória ao Pai: Por fim damos glória ao Pai, o nosso criador e dono de toda a verdade, ele que pode controlar nosso destino.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém
Jaculatória
Óh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Tudo pronto, agora vamos a próxima parte do terço que vai crescer ainda mais em seu espirito.

Agradecimento do Terço

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha….

Salve Rainha: Vamos dar um salve, uma onda de energias positivas e agradecimentos para nossa rainha.

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém

ROGAI POR NÓS SANTA MÃE DE DEUS PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO! AMÉM.

Esta é uma parte da oração que vai buscar muito do seu poder, mas que precisa de concentração.

Mistérios do Santo Terço

Vamos começar agora mesmo com os mistérios, uma forma de demonstrar nosso crescimento espiritual.

1º Mistério: O anjo anuncia a Maria que ela será Mãe do filho de Deus

Contemplamos a anunciação do anjo Gabriel à Nossa Senhora e a encarnação do verbo de Deus em seu ventre. “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra” – aqui vemos em Maria o despojamento, a humildade, o amor a Deus e a entrega de si mesma.

Meditação: Hoje o Senhor nos chama dar o sim para Jesus; nascer em nosso coração em nossa vida, dar sentido à nossa vida terrena e acolher o plano de Deus para nossa salvação.

2º Mistério: Maria visita sua prima Izabel, idosa que está grávida de João Batista

Contemplamos a visitação de Nossa Senhora à Santa Isabel. “E partindo às pressas foi às montanhas ficar com sua prima que já de idade avançada estava grávida”…. Isabel a saúda: Tu és bendita.. como posso merecer que a MÃE do meu Senhor venha me visitar, quando adentrastes pela porta a criança saltou em meu ventre. Maria responde: “Minha Alma glorifica o Senhor… Meu espírito exulta em Deus Meu Salvador!”

A humildade e a entrega de si mesma em favor dos mais necessitados; hoje Deus nos chama a trabalhar em sua vinha, sair de nosso conforto e procurar os que estão necessitados; não só de pão, mas de amor, apoio e do conhecimento da palavra do Senhor.

3º Mistério: Jesus nasce em uma gruta, em Belém.

Contemplamos o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo em Belém. Um Deus tão grande e poderoso vem até nós… o verbo de Deus se faz carne, sai da sua divindade e se torna um pobre mortal semelhante a nós em tudo, menos no pecado.

Jesus nos mostra que nada que temos ou possuímos, nesse mundo importa, comparado àquilo que há de vir… o mais importante: a vida eterna. O orgulho de um anjo que queria ser Deus gerou o pecado. E o salário do pecado é a morte… …a humildade é a chave de toda a nossa salvação, a pureza de coração, a entrega sincera a Deus é a obediência, e o salário da obediência é a vida eterna. Pois todo aquele que crer em mim mesmo que morra eu o ressuscitarei.

E chegamos ao fim dos mistérios desta oração, agora podemos encerrar o terço e receber as graças divinas em nossa vida.

Aprendizado sobre a fé em primeiro lugar!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como rezar esta forma de demonstração de fé e quer encontrar uma fonte infinita de conhecimento espiritual, fique atento ao Arquivo Gospel e descubra tudo o que precisa para manter sua fé crescendo.

Leave A Reply

Your email address will not be published.