Onde é possível solicitar uma Certidão de Batismo?

0

Uma Certidão de Batismo consiste em uma formalização do batizado realizado em uma Igreja Católica. Após a cerimônia, toda pessoa batizada deve solicitar a Certidão de Batismo para atestar o rito realizado na Igreja. 

A Certidão de Batismo é uma espécie de documento emitido pela própria Igreja. Todos devem recebê-lo, não apenas crianças batizadas, adultos que ingressam ao catolicismo também recebem. Entenda como solicitar a Certidão de Batismo e quais informações fornecer.

Conteúdo

Como posso solicitar um Certificado Batismal?

Ao solicitar o batizado de uma pessoa, a Certidão de Batismo já começa a ser preparada pela própria igreja. Sendo assim, o documento é entregue no momento do rito nas mãos dos pais e padrinhos. 

No caso de segunda vida, a Certidão de Batismo deve ser solicitada na mesma Igreja onde ocorreu o batismo. É preciso que a pessoa dirija-se até a secretaria paroquial desse edifício e informe os dados solicitados.

Como posso solicitar um Certificado Batismal?
Solicitando. Fonte/Reprodução: original.

Esse documento é importante para quem deseja preservar as tradições. Além do intuito religioso, a Certidão de Batismo é utilizada também para confirmar o local e o momento do nascimento, assim como antigamente.

Qualquer pessoa que seja batizada em uma Igreja Católica tem direito a uma Certidão de Batismo. Crianças e adultos devem recebê-lo ao final do rito como forma de atestar o batizado e outras informações sobre o indivíduo. 

Quanto tempo levará para processar um pedido?

A primeira via da Certidão de Batismo é entregue no mesmo dia do batizado. Por isso, sua impressão é feita um dia anterior ao rito, sem a necessidade de espera e prazos. Agora, no caso da segunda via da Certidão de Batismo, é necessário que a pessoa aguarde por sua nova emissão.

Não é possível definir um prazo mínimo de espera, já que cada igreja usa seus próprios critérios para defini-lo. Por isso, é preciso se atentar às informações que são compartilhadas no momento da solicitação da Certidão De Batismo.

Quanto custa solicitar uma Certidão Batismal?

A igreja inclui a solicitação da Certidão de Batismo no preço que é cobrado pela realização do rito. Normalmente, a taxa é de R$60, que deve ser paga diretamente na Secretaria da Paróquia. 

Para solicitar a segunda via da Certidão de Batismo ou atualização do documento, a taxa cobrada é de no máximo R$ 25. Esses valores podem variar conforme a localização e a Igreja escolhida para o Batismo.

Que informações devo fornecer para solicitar um Certificado Batismal?

Para que a Certidão de Batismo seja impressa da maneira correta, é preciso que alguns dados pessoais sejam informados. Para que a igreja consiga atestar definitivamente o rito, é preciso informar nome completo, filiação, local e data do nascimento, nome correto da igreja escolhida para o batismo e o número de registro. Essas informações também valem para a solicitação de uma segunda via.

Posso solicitar uma Certidão Batismal online?

Solicitar uma Certidão de Batismo online vai depender da Igreja escolhida. Atualmente, algumas igrejas disponibilizam plataformas online que realizam esse tipo de processo online. 

Com esse fim, é preciso procurar pelo site oficial e realizar o envio dos dados requisitados para o e-mail da paróquia responsável. Desse modo, será possível dar início à solicitação da Certidão de Batismo sem sair de casa.

Geralmente, para que a solicitação seja feita, é preciso enviar as informações pessoais, como o nome completo, data de nascimento e outras informações que ficam a cargo da própria igreja informar. 

É preciso lembrar que nem todas as igrejas fazem este trabalho de modo online. Na maioria dos casos, a solicitação da Certidão de Batismo deverá ser feita de maneira presencial na secretaria paroquial.

Leave A Reply

Your email address will not be published.