Oração Glória a Deus nas alturas

0

Oração Glória a Deus nas alturas, ou Gloria in excelsis Deo, é um lindíssimo hino antigo de louvor e adoração proclamado desde a antiguidade nas reuniões de liturgia cristã até a celebração da Santa Missa dos dias de hoje.

Por isso, vale muito a pena conferir a história ou origem da Oração Glória nas Alturas

O famoso Glória a Deus nas alturas serve para ser entoado, cantado ou rezado nas Liturgias Dominicais, Festas e demais Solenidades presididas pelo bispo. É interessante acompanharmos um pouco sobre o que a Oração Glória nas alturas carrega de importante.

A origem da Oração Glória nas Alturas é, na verdade, desconhecida em relação a seu autor. Ela faz parte do conjunto de Salmos auto fabricados, ou hinos inspirados no testemunho e estudo teológico dos primeiros pais na fé.  

Com o tempo, as comunidades pegaram o costume de cantar a Oração Glória a Deus nas alturas em suas liturgias. 

Segundo a Eucologia (ciência que estuda a origem das orações) foram identificadas cerca de três versões da oração Glória a Deus nas alturas, muito conhecidas entre os séculos II e III.O costume  das comunidades antigas era cantá-la na oração da manhã. 

Mas só a partir do período entre os séculos V e XI que a oração Glória a Deus nas alturas passou a fazer parte das Missas, em primeiro lugar, como muitos provavelmente já sabiam, na Liturgia solene do Natal.

Posteriormente, entrou nas Solenidades, mas somente com a presença de um Bispo para presidir, e então, nas Missas dominicais.

Continue com a leitura para entender mais profundamente a grandeza desta oração clássica de louvor e adoração.

Significado da Oração Glória a Deus nas alturas

Confira a seguir uma breve explicação das divisões principais que encontramos na Oração Glória a Deus nas alturas Hino e o porque do louvor:

O início do Hino com a conhecida oração Glória a Deus nas Alturas é um trecho da lembrança dos anjos na noite em que nasceu nosso Senhor, conforme relata o livro de Lucas. 

Expressa a primeira manifestação, se assim podemos dizer, da Glória de Deus diante da humanidade. Essa Glória representa a vinda de Jesus ao mundo, pelo santo mistério.

Significado da Oração Glória a Deus nas alturas
Oração gloria deus. Fonte/Reprodução: original.

Neste louvor e adoração perfeita que temos na oração Glória a Deus nas alturas,  deixa todos maravilhados com a Missa porque a Igreja se une ao Verbo Eterno que veio à Terra pela vontade do Pai. 

É o momento em que a Igreja se une, reconhece seu louvor interno e se junta ao louvor supremo.

Quando Jesus Cristo veio à terra, as escrituras expressam que Ele era a personificação do amor. Não há maneira mais perfeita  de celebrar seu anúncio de nascimento do que com a oração Glória a Deus nas alturas.

Em outras palavras, o amor que ali nasceu e foi posto numa manjedoura, agora vive dentro de cada um de nós.

Oração Glória a Deus nas alturas

Enfim, vejamos de forma integral como estas expressões são cantadas direcionadas ao Verbo Eterno de Deus, Jesus Cristo. Eis a oração Glória a Deus nas alturas na versão mais atualizada possível:

“GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS!

E paz na terra aos homens de boa vontade.

Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai onipotente.

Nós vos louvamos.

Nós vos bendizemos.

Nós vos adoramos.

Nós vos glorificamos.

Nós vos damos graças, por vossa imensa glória.

Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito.

Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai.

Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Vós que tirais o pecado do mundo,

acolhei a nossa súplica.

Vós que estais à direita do Pai,

tende piedade de nós.

Só vós sois Santo.

Só vós sois Senhor.

Só vós o Altíssimo, Jesus Cristo.

Com o Espírito Santo,

Amém!”

Você pode notar, após aprender o significado da oração Glória a Deus nas alturas e ler a oração em si, que as saudações iniciais têm seu clímax com o objetivo principal de chamar os fiéis para contemplarem o mistério da Trindade.

É maravilhoso como ela cria um oásis entre tempo e espaço a respeito da Criação para manifestar o pleno amor e revelação aos cristãos.

Faça a oração Glória a Deus nas alturas pela noite, já no começo de suas devoções antes de dormir. Lembre-se que o intuito em seu coração deverá, primeiramente, ser um agradecimento. 

Além de muita tranquilidade e segurança, por proferir um hino tão precioso e aclamado desde a antiguidade, a oração Glória a Deus nas alturas renova nossa coragem para seguir em frente! 

Oração Glória a Deus nas alturas em Latim 

Agora que você aprendeu a versão oficial no português, vale a pena conferir abaixo como uma oração de grande tradição na Igreja é no original, no Latim:

“Gloria in excelsis Deo,

Et in terra pax hominibus bonae voluntatis.

Laudamus te,

Benedicimus te,

Adoramus te,

Glorificamus te,

Gratias agimus tibi

Propter magnam gloriam tuam,

Domine Deus,

Rex caelestis,

Deus Pater omnipotens.

Domine Fili unigenite Jesu Christe,

Domine Deus,

Agnus Dei,

Filius Patris,

Qui tollis peccata mundi,

Miserere nobis.

Qui tollis peccata mundi,

Suscipe deprecationem nostram.

Qui sedes ad dexteram Patris,

Miserere nobis.

Quoniam tu solus sanctus,

Tu solus Dominus,

Tu solus altissimus,

Jesus Christe,

Cum sancto Spiritu,

In gloria Dei Patris.

Amen.”

Anteriormente, dissemos que seu autor é desconhecido, porém, a oração Glória Deus nas alturas no latim é tradicionalmente incumbida à Santo Hilário de Poitiers, que provavelmente a aprendeu enquanto estava no Oriente.

Uma interessante análise é que o hino latino da oração Glória a Deus nas alturas usa a palavra “excelsis” no lugar da palavra grega “ὑψίστοις” – hypsístois (o mais alto) encontrado em Lucas 2:14. Já São Jerônimo usou “altissimis”  em sua tradução para esse sentido. 

Só que perto da conclusão, mesmo assim, temos “tu solus Altissimus” (somente Tu, o Altíssimo).

Louvor e adoração: Oração Glória a Deus nas alturas 

O louvor que aqui fazemos análise significa homenagem e exaltação que oferecemos. Ou seja, damos Glória a Deus.

Por sua vez, Glória é maior por grandeza, honra alcançada pelas virtudes e  características excepcionais.

Está aí o nível de importância da oração Glória a Deus nas alturas, principalmente sob a perspectiva do canto.

Os fiéis se reúnem na ocasião, elevam o coração em louvor e adoração.

Finalmente, o Hino de Louvor registrado na oração Glória a Deus nas alturas é um louvor completo, que passou por diversas traduções na história da Igreja e da missa.

Louvor e adoração: Oração Glória a Deus nas alturas 
Louvor. Fonte/Reprodução: original.

Certamente, você tenha se deslumbrado em saber um pouco sobre uma das mais antigas orações cantadas e como a dita oração Glória a Deus nas alturas carrega importantes significados tanto para o português quanto para o latim.

Não é maravilhoso poder fazer parte de um canto que passou por muitas gerações e momentos litúrgicos?

Que a santa obra da Liturgia da Santa Missa nunca pare e que você fiel leitor prossiga em conhecer e proclamar o louvor e adoração contidos na oração Glória a Deus nas alturas para celebrar com sua comunidade.

Leave A Reply

Your email address will not be published.