Orações para crianças: quais são?

0

Apresentar as orações para crianças e ensiná-las a rezar e prestar suas palavras de gratidão é um desejo de muitos pais e avós, os quais também praticam esse hábito. Os familiares geralmente se reúnem com o intuito de dar o exemplo para filhos e netos, bem como transmitir sua fé.

Quando as crianças estão à volta, devemos encontrar a melhor forma possível de se tornarem participantes e atuantes das práticas da Igreja junto a família. Mas nem sempre as orações tradicionais falam diretamente com os pequenos.

É por isso que resolvemos trazer uma compilação de quais são as orações para crianças, que mais expressam com clareza a respeito do amor de Deus para conosco. Confira!

Como ensinar os filhos a fazer orações?

A dificuldade de ensinar nossos filhos a orar, neste caso, está mais relacionada com o desinteresse da criança em rezar.

Às vezes, para ela, é como se não entendesse o significado daquilo, achar monótono e, com isso, em alguns casos, apresentar muita resistência.

Como ensinar os filhos a fazer orações?
Como ensinar. Fonte/Reprodução: original.

No entanto, papais, mamães e avós, saibam que além de ser importante mostrar que vocês possuem uma vida de oração também existem diversas formas intuitivas para facilitar o momento da família com orações para crianças.

Podemos citar 10 maneiras de ensinar os filhos/crianças a orarem:

  1. Preparar um local aconchegante e com amor;
  2. Vídeos sobre educação cristã infantil;
  3. Programas católicos e evangélicos na TV;
  4. Músicas tradicionais da igreja que as crianças amam;
  5. Bíblias para crianças, com desenhos em alto-relevo, ou então, caderninhos de “Pão Diário” infantis;
  6. Incentivá-las a colocar as próprias palavras, inclusive dar a oportunidade delas mesmas iniciarem as orações;
  7. Convide-as para dar um significado neste momento em família;
  8. Orar por algo específico, seja pelo papai e mamãe, coleguinhas de classe, etc;
  9. Repetição das frases das orações para crianças;
  10. Fazer gestos ao orar (tomar como exemplo a oração gestual para ser feita em família que explicamos o passo a passo na publicação Oração da manhã).

Com essas medidas simples, fica mais dinâmico o momento da família apresentar as orações para crianças e dar início a jornada de fé delas.

Orações de proteção divina para crianças

Para começar, separamos algumas orações para crianças que dizem respeito a proteção divina dos pequenos, que os adultos precisam apresentar a elas:

Oração da mãe pelos filhos

Proteger os filhinhos é um instinto natural que toda mãe tem quando notam que as coisas não vão bem. A primeira das orações para crianças, diz exatamente sobre isso:

“Ó Senhor, aceitai sob a vossa proteção os filhos que me destes.

Não permitais que vos ofendam com o pecado: ajudai-os a alcançar o Céu. Salvai também a minha alma e a de meu marido.

E se quiserdes chamar algum dos meus filhos para o vosso serviço, para a salvação dos homens, eu o ofereço desde já com alegria e reconhecimento profundo.

Perdoai, Senhor, as minhas fraquezas e supri as minhas carências, para que possa cumprir o mais dignamente possível a minha missão na família e na sociedade.

Mantende o espírito de fé em toda a minha família, na paz e na unidade do amor, e fazei que nos encontremos unidos na sociedade dos santos, eternamente convosco. Amém.”

Orações para crianças de proteção como esta é mais do que necessário, principalmente por causa de tantos acontecimentos terríveis no mundo, deturpações e violências.

Coloque na presença do Senhor seus filhos e peça ainda mais capacidade para garantir a maior segurança e amor possíveis.

Prece pelas crianças

O futuro é um dos muitos motivos para intercedermos e que pode causar muita preocupação aos pais. Veja esta oração poderosa para profetizar sobre o futuro das crianças:

“Senhor Pai!

Pai que és e sempre foi o maior de todos, olhai por nós.

Tu Senhor, conheces as aflições destes pais preocupados com o futuro dos filhos. Imploramos, afastai nossos pequenos dos males que os ameaçam.

Ajuda-nos a promover a paz e a unidade em nossas famílias, de tal forma que no nosso lar, nossos filhos sempre encontrem seu porto seguro.

Faça com que os filhos queridos sejam admiradores e praticantes do bem.

Que o ideal maior seja o amor, por teu filho amado, Nosso Senhor Jesus Cristo em primeiro lugar, e, depois, por todas as criaturas do mundo.

Com o propósito de união indissolúvel da família, fidelidade permanente ao teu amor generoso e perseverança constante na fé, nós vos pedimos: abençoa Senhor nossos amados filhos e livra-os de todos os males, hoje e sempre. Amém.”

Às vezes, somos incapazes de fornecer o melhor para nossos filhos, mas quando estamos debaixo da graça do Pai, sempre a dizer orações para crianças, não há com o que se preocupar.

Orações para fazer com as crianças

O hábito de orar é a forma mais importante de alimentar o nosso relacionamento, bem como o das crianças, com Deus. Veja mais estes exemplos de orações para crianças, quando precisamos ter mais união no lar e ensinar isto a elas:

Pela família

A prece pela família é a primeira coisa que devemos ensinar, pois são as pessoas que convivem com as criancinhas em casa que passam o cuidado e amor.

Pela família
Como realizar. Fonte/Reprodução: original.

Assim, conheça o que diz dentre as orações para crianças, este exemplo que possui linguagem simples:

“Querido Deus, gosto muito de você.

Gosto do meu papai, da mamãe, dos meus irmãos e de todos os meus amigos.

Deus, obrigado pelos brinquedos, pela escola, pelas flores, pelos bichinhos e por todas as coisas boas e bonitas que você fez.

Quero que todas as crianças conheçam e gostem de você.

Obrigado, Deus, porque você é muito bom.”

Perceba como cada palavra tem um tom simples e que irá atrair a atenção quando você ajudá-las a refletir sobre os que as cercam, em especial a família.

Para ser feliz

Mais um dos tipos de orações para crianças com linguagem fácil delas dizerem e expressarem sua gratidão e desejo de serem felizes junto da família:

“Jesus, eu gosto do senhor, muito obrigado pela vida que o senhor me deu!

Muito obrigado por papai e mamãe e por todas as pessoas que o senhor colocou perto de mim. Jesus, eu estou crescendo não só por fora, para ter um corpo bonito e forte, mas, ajude-me a crescer também por dentro, para ter um coração cheio de bondade.

Jesus, ajude-me a ser feliz, porque eu existo. Jesus, eu gosto do senhor, de todo o coração, eu vou gostar de todo mundo, como senhor gosta de mim. Amém.”

Provavelmente, o mais importante das orações para crianças seja a primeira frase, ou seja, o agradecimento ao Senhor. Com isso, você pode explicar aos pequenos que, para ser feliz, é necessário um conjunto de fatores como cuidar do corpo (o Templo do Senhor) e também amar o próximo.

Orações para crianças fazerem

Devemos ensinar orações para crianças destinadas a Deus Nosso Senhor, que teve seu filho Jesus como o maior defensor das crianças e nos ensina a sermos como elas.

Veja mais 8 orações para crianças fazerem:

Anjo da guarda

A cultura católica tem um bonito costume de ensinar aos pequeninos que podem convidar o anjo da guarda como seu melhor amigo. Para isso, elas precisam aprender como se conectar a ele:

“Santo Anjo do Senhor,

meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina,

sempre me rege, me guarde, me governe e me ilumine.

Amém.”

Preze por esse momento tão precioso com sua criança, de forma que ela possa aprender desde cedo a falar com Deus e seu anjo protetor.

Oração da manhã

Fazer orações para crianças logo quando elas acordam, é a melhor decisão do dia, pois todas as atividades em casa ou na escolinha terão um propósito. Ensine desta forma:

“Pai Santo, neste novo dia agradeço-lhe pela minha vida.

Obrigado por me dar de presente mais uma chance de viver e de ser feliz.

Pai Amoroso, esteja comigo durante todo este dia. Estenda sua mão sobre minha cabeça e me proteja.

Aponte os caminhos que devo seguir. Abençoe também todas as pessoas que eu encontrar.

Que eu esteja atento para ajudar todos os que precisarem de mim. Amém!”

Junto a isso, você deve explicar que a boa noite de sono foi concedida por Deus, bem como o fato de mais um dia de vida para aproveitar com os coleguinhas, a família, novas brincadeiras e aventuras.

Portanto, coloque como prioridade na vida dos seus filhos a oração da manhã para eles começarem bem o dia, com energia e fé, contra qualquer dificuldade.

Oração do perdão

Aprender a perdoar é uma das coisas básicas do Cristianismo. E quando nós mesmos cometemos erros, precisamos clamar para que o Pai Nosso nos faça melhores.

Assim também é com as criancinhas. Nesse sentido, uma forma de fazer orações para crianças é usar as palavras abaixo:

“Meu Papai do Céu, eu andei errando, andei brigando.

Não fiz as coisas direito. Mas, no fundo, eu não gosto de fazer as coisas erradas.

Por isso eu peço desculpa e vou fazer força para não errar de novo, mas fazer tudo bem certo. Amém.”

Embora sejam crianças, elas precisam aprender com seus erros da mesma forma. Com isso, crescerão como seres humanos retos, e de verão levar essa lição de praticar suas orações para toda a vida e ainda saberão fazer o bem.

Oração antes das refeições

As famílias cristãs passam pela tradição da Santa Ceia em suas congregações, sendo que em primeiro lugar uma oração é feita.

Ainda que apenas adultos participem, nossas crianças já podem aprender a abençoar os alimentos seja onde estiverem.

“Eu lhe agradeço, Senhor, pelos alimentos de cada dia.

Agradeço a todas as pessoas que trabalharam para que estes alimentos pudessem chegar até nós.

Obrigado, Senhor, por tanta bondade! Peço que nunca falte alimento à mesa de nenhuma família.

Que sejamos solidários e nunca egoístas, que saibamos dividir nosso pão com os mais necessitados. Amém!”

Mais uma das orações para crianças, desta vez, como forma de agradecer pela fartura, pelas opções em nossa dispensa e pela boa saúde.

Oração para a família

Fazer orações para crianças com o objetivo de abençoar a família e parentes é mais do que necessário. Ensine que é preciso valorizar esse ambiente e as pessoas que acolhem com cuidado e amor gerado pelo Pai que está no céu. Confira:

“Jesus querido, agradeço-lhe pela família que eu tenho.

As pessoas que o Senhor colocou em minha vida são verdadeiros presentes.

Nem sempre as coisas são perfeitas; muitas vezes brigamos, mas nos amamos, e por isso fica fácil perdoar.

Jesus, assim como você tinha uma família e vivia feliz com ela, me ensine a valorizar a minha. Abençoe cada um deles!

Que ninguém fique triste por minha causa. Peço, Jesus, que minha família seja unida, que nada, nem ninguém, possa apagar o amor que sentimos uns pelos outros. Amém!”

Os adultos talvez não percebam, mas as crianças estão atentas a tudo o que acontece no lar e se entristecem quando desentendimentos são frequentes.

Ore com os filhinhos, sobrinhos e enteados essa oração para crianças que certamente toca o coração de Jesus e concede bênçãos pela união da família, perdão, e pelo diálogo que pode transformar a relação de todos.

Oração pelo papai

Selecionamos ainda orações para crianças com duas temáticas familiares: pelo papai e pela mamãe. Acompanhe:

“Senhor, eu lhe agradeço pelo meu pai.

Peço que ele seja abençoado todos os dias.

Senhor, nunca se afaste dele.

Quero sempre meu pai pertinho, cuidando de mim e me ensinando a viver. Senhor, quero ser alegria para meu pai.

Que eu saiba honrá-lo em todos os momentos da minha vida e que o nosso amor seja eterno. Amém!”

A oração da criança pelo seu papai carrega muita emoção e pode ser uma forma de aproximar ainda mais ambos. Por isso, é importante fazê-la quando estão juntos.

Oração pela mamãe

Uma das pessoas mais virtuosas também leva sua vez nesta lista de orações para crianças:

“Agradeço a Deus pela mãe que tenho, agradeço por ter nascido dela.

Agradeço por ela me amar e se preocupar comigo.

Peço, Senhor, que minha mãe seja coberta de bênçãos.

Que ela esteja sempre perto de mim, me protegendo. Senhor, que minha mãe seja sempre feliz, pois a felicidade dela é também a minha.

Eu amo minha mãe e quero amá-la cada vez mais. Amém!”

Orar por alguém, é o mesmo que cuidar. É uma preciosa forma de enviar a Deus uma mensagem que fale o quanto essa pessoa é importante e que peça para tomar conta.

Ensine que as orações para crianças, assim como para adultos, são para pedir que o Senhor faça aquilo que não podemos fazer.

Oração da noite

Por fim, é importante terminarmos os modelos de orações para crianças com uma prece especial:

“Boa noite, Jesus! Meu querido amigo, agradeço-lhe pelo dia que tive.

Agora vou descansar e dormir. Peço que você, meu amigo, abençoe a minha noite e a de todos os meus familiares.

Que eu tenha bons sonhos; afaste da minha noite de sono os pesadelos e os medos.

Amanhã será um lindo dia! Amém!”

Aproveite esse conteúdo abençoado e use estas orações para crianças que você conhece, não somente seus filhos. Nós sabemos que a espiritualidade tem um papel fundamental na nossa caminhada e que educar a criança nesse caminho santo irá conduzi-la a muitas vitórias.

Faça questão de selecionar, copiar e imprimir quantas orações para crianças for necessário e creia no melhor de Deus para sua família.

Leave A Reply

Your email address will not be published.