Origem da igreja católica e suas principais orações

1

A Igreja Católica, com seus mais de mil anos, é uma das instituições mais antigas do mundo e a maior igreja cristã. Mas o que ela é? Como surgiu? Quais suas orações principais? Essas e muitas outras questões serão respondidas a seguir. Confira!

O que é a igreja católica?

A Igreja Católica Apostólica Romana é a maior igreja cristã do mundo, com mais de um bilhão de fiéis batizados. Ao contrário do que se pensa, a Igreja Católica não é formada somente por um rito, mas é a junção de mais de vinte outros ritos, que são praticados em outras igrejas que estão em comunhão com Roma.

Em outras palavras, podemos dizer que, de certa forma, a Igreja Católica é a junção de diversas igrejas que estão em comunhão espiritual e doutrinal com Roma.

Qual a origem da igreja católica?

A Igreja Católica, ao contrário do que é comumente difundido, não foi fundada por Constantino, mas sim por Jesus Cristo, o que fica bem claro em São Mateus, 16, 13-19.

“Chegando ao território de Cesareia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: ‘No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?’. Responderam: ‘Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas’. Disse-lhes Jesus: ‘E vós quem dizeis que eu sou?’ Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!’. Jesus, então, lhe disse: ‘Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus’.”

Nesta passagem, Cristo dá a Simão Pedro a primazia, a liderança da Igreja. São Pedro é o primeiro papa da Igreja Católica, e é com a autoridade dada a ele por Cristo que a Igreja surge.

Qual a origem da igreja católica?
Igreja católica e suas histórias. Fonte/Reprodução: original.

É possível traçar toda a linhagem papal, desde os dias de São Pedro até os dias de hoje, em que o número total de papas até o presente é de 266.

A Igreja Católica leva esse nome pois, do grego, católico significa “universal”, portanto, a Igreja Católica é a Igreja Universal. Ela é o corpo espiritual dos cristãos, e o papa é o vigário de Cristo na Terra.

Qual a função da igreja católica?

A Igreja Católica tem por objetivo difundir o cristianismo e guiar os cristãos em matérias morais, doutrinárias e espirituais. O papa lidera a Igreja com o auxílio dos bispos e arcebispos, e os padres diocesanos guiam os fiéis das dioceses de forma mais próxima, ao servir como um guia e um líder espiritual.

Além disso, a Igreja também é a maior instituição de caridade do mundo, ao manter:

  • 142.521 institutos de educação;
  • 5.034 hospitais;
  • 16.627 dispensários;
  • 611 leprosários;
  • 15.518 casas para idosos, doentes crônicos e deficientes;
  • 9.770 orfanatos;
  • 12.082 jardins de infância;
  • 14.391 consultórios matrimoniais;
  • 3.896 centros de educação e reeducação social;
  • 38.256 instituições variadas.

Estima-se que, caso a Igreja deixasse a África, mais de sessenta por cento das escolas e hospitais fechariam.

Além disso, há ainda diversas instituições de caridade que se denominam católicas, entretanto, não recebem suporte direto da Igreja, pois operam de forma independente.

Há também nas diversas dioceses ações de caridade, não sendo incomum serem distribuídos nas igrejas alimentos, agasalhos e outros bens necessários para o bem-estar.

Quais são os serviços oferecidos na igreja católica?

Além da liderança espiritual dos fiéis e das instituições de caridade, a Igreja proporciona os sacramentos (palavra que vem do grego e significa “mistério”), que são considerados sinais sagrados da fé cristã, e aumentam ainda mais a conexão do fiel com Deus. São sete os sacramentos, confira:

  • Eucaristia;
  • Batismo;
  • Matrimônio;
  • Crisma;
  • Confissão;
  • Unção dos enfermos;
  • Ordem.

O sacramento da eucaristia é onde se relembra a Santa Ceia, e onde temos a oportunidade de consumir o corpo real de Cristo por meio da hóstia consagrada. Para os católicos, a hóstia consagrada não é meramente uma representação, mas é o próprio corpo de Cristo, assim como o vinho consagrado é o Seu sangue.

Quais são os serviços oferecidos na igreja católica?
Serviços oferecidos. Fonte/Reprodução: original.

O sacramento do batismo é o sacramento pelo qual somos perdoados do pecado original, e é também onde somos inseridos na vida e na comunidade cristã.

O sacramento do matrimônio é onde se estabelece a união física e espiritual de um casal, e onde se forma uma nova família cristã. Para os católicos, não existe a ideia de divórcio, pois uma vez casados, a única coisa que poderia separá-los é a morte. Entretanto, em certos casos, pode ser constatada a nulidade e a invalidez do casamento.

O sacramento da crisma reafirma o batismo e a fé cristã do crismando, onde ele é ungido com óleo bento na quinta-feira da Semana Santa. Naquele momento, o fiel recebe também os sete dons do Espírito Santo.

O sacramento da confissão é onde o fiel confessa seus pecados a Deus pelo intermédio do padre, e recebe dele o perdão, desde que esteja genuinamente arrependido dos pecados que cometeu.

A unção dos enfermos é o sacramento pelo qual o sacerdote reza e unge os enfermos, na esperança de que Deus os cure e os perdoe. Costuma ser dado aos fiéis que estão próximos de falecer, mas pode ser dado a qualquer um que esteja doente.

Por fim, temos o sacramento da ordem. Ele é dividido em três graus, e é o sacramento pelo qual se recebe o poder e a autoridade para exercer funções e ministérios dentro da igreja, o que o torna um dos mais importantes para a salvação dos fiéis.

Os sacramentos são parte vital da igreja, e todo fiel deve estar em contato com eles. Embora não seja possível para um mesmo fiel receber todos eles devido às diferentes vocações, deve-se sempre estar em contato com os sacramentos que é possível receber, pois é por meio deles que chegaremos à salvação.

Quais as principais orações da igreja católica e como fazer?

A Igreja Católica traz consigo diversas orações para os mais diversos fins. Elas não têm nenhum tipo de poder mágico, mas são formas de suplicar a Deus por ajuda. Vejamos agora as principais orações católicas.

Pai Nosso

O Pai Nosso é a principal oração cristã, ensinada a nós pelo próprio Cristo. Veja como rezá-la:

“Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o Vosso nome, vem a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.”

Passemos agora para a próxima oração, a Ave Maria.

Ave Maria

A oração Ave Maria é um pedido de intercessão à Mãe de Deus. Santa Maria foi a mãe de Jesus, e foi por pedido dela que ele realizou o Seu primeiro milagre.

Isso nos mostra que ela é capaz de interceder por nós, pois que filho gosta de desobedecer a sua amável mãe?

“Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto em Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.”

A próxima é a oração Glória.

Gloria

Esta oração é simplesmente uma adoração, um louvor a Deus.

“Glória Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.”

Confira agora a Oração da Vinda do Espírito Santo

Oração vinda do Espírito Santo

Esta oração visa pedir a vinda do Espírito Santo, ela pede que ele desça até nós e inflame e abençoe os nossos corações.

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.”

Acompanhe gora o Credo.

Credo

O Credo é uma declaração da fé cristã, para mostrar ao mundo tudo em que os católicos creem.

“Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, creio em Jesus Cristo, seu único filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro, dia subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.”

Vejamos a oração Lembrai-vos.

Lembrai-vos

Esta oração, assim como a Ave Maria, visa pedir a intercessão da Virgem Santíssima para que sejamos protegidos e abençoados por Deus.

“Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado, pois, com igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho, e, gemendo sob os pesos dos meus pecados, me prostro a Vossos pés. Não rejeiteis as minhas súplicas. Ó Mãe do Filho de Deus humanado, dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos peço. Amém.”

A próxima oração é Salve Rainha.

Salve Rainha

Esta prece visa louvar a Mãe de Deus por suas virtudes, além de pedir a sua ajuda para que obtenhamos a misericórdia divina.

“Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida e doçura esperança nossa salve! A vós bradamos degredados filhos de Eva. A vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa mãe de Deus, para que sejamos dignos da promessa de Cristo. Amém.”

Vejamos, por fim, uma oração direcionada ao nosso anjo da guarda.

Anjo da guarda

Segundo a crença católica, todo ser humano tem um anjo destinado a protegê-lo e cuidar dele.

“Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador. Se a ti me confiou a piedade Divina, Sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine. Amém”

Esta oração tem por fim pedir ao nosso anjo da guarda que não nos abandone, e que nos auxilie na busca pela salvação.

A Igreja Católica é vista por muitos, graças a uma grandíssima desinformação, como um bicho de sete cabeças. Essa visão não poderia estar mais distante da realidade, afinal, a Igreja Católica foi essencial para o desenvolvimento da civilização ocidental.

Na Idade Média, mais uma vez ao contrário do que se pensa, a Igreja foi essencial para o desenvolvimento científico, onde inúmeras universidades e escolas foram fundadas por ela.

Mesmo a tão temida Inquisição, foi um grande avanço no direito, pois dela surgiu a ideia de um julgamento adequado, de um advogado para defender o acusado, e também foi com a aplicação da ideia de que “na dúvida, julga-se em favor do réu”.

Mesmo que você não seja católico, procure, estude, se aprofunde, e verá que há uma mina de conhecimento histórico e espiritual a espera por você.

1 Comment
  1. […] você tenha se deslumbrado em saber um pouco sobre uma das mais antigas orações cantadas e como a dita oração Glória a Deus nas alturas carrega importantes significados tanto […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.