Sejam Sabedores de Seus Deveres: Honrando a Deus e a Seus Pais como Pais e Filhos

0

Neste artigo, abordaremos a importância de seguir os ensinamentos dos pais e a responsabilidade que os pais têm de educar seus filhos. Estamos vivendo em uma época em que as crianças e adolescentes estão sendo influenciadas por muitas fontes diferentes, e é essencial que os pais ensinem aos seus filhos os princípios bíblicos de honrar a Deus e a seus pais. Discutiremos também os benefícios da obediência dos filhos aos pais e a responsabilidade dos pais de ensinar e corrigir seus filhos.

Mensagem crista Pais e Filhos

Conteúdo

Tabela sobre Pais e Filhos

Pais Filhos
Ouve a instrução de teu pai Sede obedientes a vossos pais no Senhor
Não provoqueis à ira a vossos filhos Honra a teu pai e a tua mãe
Regozija-se o pai do justo Educa a criança no caminho em que deve andar
Cada um morrerá pelo seu pecado Ouve teu pai, que te gerou
A coroa dos velhos são os filhos dos filhos A vara e a repreensão dão sabedoria
Honra a teu pai e a tua mãe A criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe
Ensinarás a teus filhos Obedecei em tudo a vossos pais
Dá boas dádivas aos vossos filhos Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava
Faz uso da vara Apegar-se-á à sua mulher
Exercer piedade para com a sua própria família Obedecei em tudo a vossos pais
Recompensar seus pais O filho sábio alegra a seu pai

Reflexão Bíblica sobre Pais e Filhos

A Bíblia é repleta de conselhos importantes para pais e filhos. O que mais se destaca é o fato de que Deus nos chama a obedecer aos nossos pais, e ao mesmo tempo nos ensina a honrar, amar e cuidar uns dos outros.

Primeiramente, a Bíblia nos ensina que devemos ouvir a instrução de nossos pais e não deixar o ensinamento de nossa mãe (Provérbios 1:8). A Palavra de Deus nos instrui também que não devemos provocar a ira de nossos filhos (Efésios 6:4).

Pais, o Senhor nos chama a criar nossos filhos na doutrina e admoestação do Senhor. É importante que nos dediquemos a educar nossos filhos no caminho que devem andar, pois assim eles nunca se desviarão (Provérbios 22:6).

Devemos honrar a nossos pais mesmo quando eles envelhecem (Provérbios 23:22). No entanto, se achamos que não é bom servir ao Senhor, devemos escolher a quem servir (Josué 24:15).

A Bíblia nos ensina que cada um de nós deve responder a Deus por seus próprios pecados (Deuteronômio 24:16). O que amaldiçoa seu pai ou sua mãe, sofrerá as consequências de sua maldade (Êxodo 21:17).

A honra que devotamos a nossos pais é recompensada com boa saúde, longa vida e bênçãos (Êxodo 20:12; Efésios 6:3). A coroa dos velhos são os filhos dos filhos e a glória dos filhos são seus pais (Provérbios 17:6).

A Bíblia nos ensina que os filhos devem obedecer aos pais no Senhor, pois isso é justo (Efésios 6:1). O Senhor nos chama a dar bons presentes aos nossos filhos, assim como Ele nos dá o Espírito Santo a todos os que o pedem (Lucas 11:13).

A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe (Provérbios 29:15). Devemos ensinar nossos filhos a obedecer à Palavra de Deus e falar da Sua Palavra, assentados em nossa casa, andando pelo caminho, deitando-se e levantando-se (Deuteronômio 6:7).

O amor de Deus nos ensina a não odiar o nosso filho, mas sim a corrigi-lo (Provérbios 13:24). Devemos deixar o nosso pai e a nossa mãe e apegar-nos à nossa esposa (Gênesis 2:24).

Por fim, a Bíblia nos ensina que todos nós devemos cuidar dos nossos, e principalmente dos membros da nossa família (I Timóteo 5:8). Se alguma viúva tiver filhos ou netos, devemos ensiná-los a exercer piedade com a sua própria família e a recompensar seus pais (I Timóteo 5:4).

Em suma, a Bíblia nos ensina a honrar, amar e cuidar uns dos outros. Pais e filhos devem caminhar juntos no amor de Deus, seguindo os Seus ensinamentos. Se obedecermos à Palavra de Deus, seremos abençoados com uma vida longa e feliz.

Salmo Pais e Filhos

A Importância do Relacionamento Entre Pais e Filhos na Bíblia

Símbolos

A Bíblia retrata o relacionamento entre pais e filhos por meio de diversos símbolos. Por exemplo, é descrito que os ensinamentos dos pais são como uma diadema gracioso em cabeça do filho e colares ao seu pescoço. De acordo com o texto, a relação entre pais e filhos é tão preciosa e importante que é descrita como uma joia de grande valor.

Personagens

O texto também apresenta diversos personagens, como o próprio Deus e o profeta Salomão. Esses personagens aparecem em diversos momentos do texto, oferecendo conselhos e ensinamentos. Por exemplo, Deus aconselha os pais a não provocarem a ira de seus filhos e Salomão diz que um filho insensato é a tristeza de sua mãe.

Motivos

O texto também apresenta diversos motivos que devem estar presentes no relacionamento entre pais e filhos. Um deles é a obediência, pois a Bíblia afirma que os filhos devem obedecer a seus pais em tudo. Outro motivo é a recompensa, pois é dito que os pais que corrigem seus filhos com amor serão recompensados por Deus.

Metáforas

O texto também contém diversas metáforas que descrevem o relacionamento entre pais e filhos. Por exemplo, são declaradas que os filhos são como flechas na mão de um homem poderoso e que o relacionamento entre pais e filhos é como uma união entre marido e mulher.

Versículos

Além disso, o texto também oferece diversos versículos que ensinam sobre o relacionamento entre pais e filhos. Por exemplo, a Bíblia diz que os filhos devem honrar seus pais e que os pais devem não irriteis a seus filhos. Outro versículo importante é que Deus trata os filhos que suportam a correção com carinho, como se fossem filhos.

Conclusão

O relacionamento entre pais e filhos é refletido na Bíblia por meio de diversos símbolos, personagens, motivos, metáforas e versículos. Esse relacionamento é tão valioso que é descrito como uma joia de grande valor, e deve estar baseado em obediência, amor, recompensa e correção. Com esses ensinamentos, os pais e filhos poderão aproveitar ao máximo o seu relacionamento e se alegrarão mutuamente.

1. O que a Bíblia diz sobre a relação entre pais e filhos?


A Bíblia ensina que os pais devem amar seus filhos, instruí-los e educá-los segundo os ensinamentos de Deus. Os filhos, por sua vez, devem obedecer a seus pais e honrá-los. O livro dos Provérbios de Salomão diz: “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe; porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço” (Provérbios 1: 8-9).

2. Como os pais devem educar seus filhos?


Os pais devem educar seus filhos no caminho de Deus, ensinando-lhes o que é certo e o que é errado. A Palavra de Deus diz: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22: 6). Além disso, os pais devem ser pacientes e amorosos com seus filhos, para que eles cresçam com um senso de responsabilidade e respeito.

3. O que acontece se um filho não honrar seus pais?


A Bíblia ensina que os filhos devem honrar seus pais. Se um filho não honrar seus pais, isso é um pecado contra Deus e pode trazer consequências desagradáveis. O livro de Deuteronômio diz: “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra” (Deuteronômio 5: 16-17).

4. Quais são os benefícios de ter um bom relacionamento com os pais?


Ter um bom relacionamento com os pais traz muitos benefícios, tanto para os pais quanto para os filhos. Quando os pais estabelecem limites claros e respeitam seus filhos, isso ensina aos filhos como se comportar e como se relacionar com outras pessoas. Além disso, ter um bom relacionamento com os pais ajuda os filhos a se sentirem amados, seguros e apoiados.

5. O que a Bíblia diz sobre a responsabilidade dos pais em relação aos filhos?


A Bíblia ensina que os pais são responsáveis por ensinar aos seus filhos os caminhos de Deus. Os pais devem orar por seus filhos, ensiná-los a amar e servir a Deus, e guiá-los na direção certa. A Palavra de Deus diz: “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (Deuteronômio 6: 7).

Leave A Reply

Your email address will not be published.