Personagens da Bíblia são eternamente lembrados e bem descritos, porém a Bíblia não explica por que eles viviam tantos anos. Na verdade, ela relata apenas um período da história em que se podia passar dos novecentos anos, ou seja, ter uma vida tão longa.
Esse período dos personagens da Bíblia que viviam tantos anos ocorreu no Antigo Testamento, antes do dilúvio causar a destruição da humanidade. Matusalém, por exemplo, um dos personagens da Bíblia, viveu 969 anos.
Mas apesar de não encontrarmos escrito por que os personagens da Bíblia viviam tantos anos, algumas hipóteses são levantadas por quem estudou isso a fundo. Como estas:
- Condições climáticas, ou condições de vida;
- Personagens da Bíblia com genética “perfeita”;
- Propósito divino;
- Parte do plano de povoação.
Hoje, vamos compartilhar com você mais uma matéria especial que vai trazer luz e conhecimento para sua vida. Confira nosso texto sobre por que os personagens da Bíblia viviam muitos anos.
Conteúdo
Quais os personagens da bíblia que mais viveram?
Além de Matusalém, outros personagens da Bíblia tiveram uma vida longa. Isso quer dizer que ao menos 7 personagens da Bíblia viveram mais de 900 anos no Antigo Testamento, enquanto outros chegaram perto disso.
Na lista genealógica que lemos no livro de Gênesis, os 10 personagens da Bíblia que mais viveram foram:
- Matusalém, com 969 anos;
- Jarede, com 962 anos;
- Noé, com 950 anos;
- Adão, com 930 anos;
- Sete, com 912 anos;
- Cainã, com 910 anos;
- Enos, com 905 anos;
- Maalalel, com 895 anos;
- Lameque, com 777 anos;
- Sem, com 600 anos;
Personagens da Bíblia com centenas de anos podia estar relacionado ao modo mais natural possível da vida naquele tempo e, também, a um propósito divino.
Qual personagem da bíblia que mais viveu?
Segundo o texto bíblico sobre personagens da Bíblia viverem tanto, Matusalém viveu 969 anos, e isso fez dele a pessoa mais longeva na história das escrituras:
“E foram todos os dias de Matusalém
novecentos e sessenta e nove anos,
e morreu.” (Gênesis 5:27)
Apesar desse fato, a verdade é que pouco se sabe sobre a vida de um dos personagens da Bíblia que mais viveu. Mas nossa matéria sobre personagens da Bíblia reuniu algumas linhagens.
Quantos filhos teve?
Personagens da Bíblia como Matusalém tiveram filhos para aproveitar tamanha longevidade. Ele tinha 187 anos quando teve Lameque, sendo que depois disso ele ainda viveu seus 782 anos a mais.
Apesar dele ter sido um dos personagens da Bíblia com mais anos vividos, e ter gerado muitos filhos e filhas, o texto bíblico destaca somente a descendência de Lameque.
Assim, o homem que mais viveu na Bíblia foi avô de Noé. Isso significa que a comparação fica ainda mais interessante, já que o mais longevo dos personagens da Bíblia foi o avô de quem sobreviveu ao dilúvio.
Em outros capítulos da bíblia, o nome de Matusalém é citado por causa de sua linhagem (1 Crônicas 1:3). Também aparece no livro do evangelista Lucas, no Novo Testamento, podemos ler que Matusalém foi um dos personagens da Bíblia mencionado como parte da linhagem de Jesus Cristo (Lucas 3:37).
Qual sua história?
Personagens da Bíblia como Matusalém são citadas nas escrituras em capítulos que registram genealogias. Como acontece no livro de Gênesis, onde ele é citado como parte da linhagem de Sete, filho de Adão.
Pela leitura, sabemos que Matusalém era filho de Enoque, outro dos personagens da Bíblia e que ficou conhecido por ser exemplo de fé e andar com Deus. Esse personagem da Bíblia nasceu quando Enoque tinha seus 65 anos e ambos personagens da Bíblia conviveram por trezentos anos, até que Deus tomou Matusalém.
Uma curiosidade dos personagens da Bíblia que viveram centenas de anos é que na lista genealógica que registra as idades deles, Matusalém tinha a maior idade, enquanto que seu pai tinha a menor.
Por que eles viviam tanto?
Personagens da Bíblia e por que eles viviam tantos anos é uma questão interessante. De acordo com o texto de Gênesis 5, antes do dilúvio parecia normal que os personagens da Bíblia vivessem muito mais do que cem anos.
Como já dissemos, a Palavra não explica por que personagens da Bíblia tinham idades tão avançadas no Antigo Testamento. O que ela nos diz, porém, é que as pessoas viviam segundo os propósitos diretos de Deus, a ponto de permitir ter uma vida tão longa além dos novecentos anos.
Alguns estudiosos sugerem que naquela época a forma de se contar o tempo era diferente. No entanto, sabemos que o homem sempre calculou 360 dias. Isso porque correspondia aos ciclos lunares e às estações.
Personagens da Bíblia e por que eles viviam tantos anos pode ser explicado por esse raciocínio. Para se ter uma ideia, cerca de 5.000 a.C. já se utilizava calendários de 365 dias.
Portanto, não importa o tipo de calendário, sendo que os anos sempre foram anos. Assim, dizer que os personagens da Bíblia viviam muitos anos porque se contava o tempo de forma diferente, é algo muito improvável.
Já outros defendem que se tratava de uma forma simbólica ou figurada de descrever por que os personagens da Bíblia viviam tantos anos. Os Personagens da Bíblia tinham idades avançadas, provavelmente não porque representavam a longevidade individual, mas a longevidade de sua dinastia.
Os personagens da Bíblia viviam tantos anos por causa das condições de vida?
Antes do dilúvio, personagens da Bíblia eram de certa forma favorecidos pelas condições naturais. Mas Deus concedeu a esses homens vidas tão longas provavelmente para que o conhecimento divino se espalhasse e fosse preservado na humanidade.
Depois do dilúvio, lemos no Novo Testamento que a expectativa de vida dos personagens da Bíblia declinou rapidamente. Acompanhamos, em Salmos 90, por exemplo, que as idades dos personagens da Bíblia são setenta e oitenta anos.
“Os anos de nossa vida chegam a setenta,
ou a oitenta para os que têm mais vigor;
entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento,
pois a vida passa depressa,
e nós voamos!” (Salmos 90:10).
Seja como for, até mesmo os cientistas concordam que o clima mudou drasticamente no passado e que alterou as condições de vida dos personagens da Bíblia na terra.
A genética perfeita
Nesse mesmo raciocínio de que os personagens da Bíblia viviam muitos anos por causa das condições de vida, diversos estudos apontam a maior pureza no código genético.
Personagens da Bíblia no Antigo Testamento eram parte das primeiras gerações da história humana, e nesse período muitas doenças e debilidades ainda não existiam, ou não se multiplicavam.
Os personagens da Bíblia viviam tantos anos para cumprir o propósito de Deus: povoar a Terra
Sem dúvida, por que os personagens da Bíblia viviam tantos anos, também pode ser explicada à luz do propósito divino de povoar a Terra. Isso quer dizer que mesmo com ótimas condições antes do dilúvio, tudo isso ocorreu por causa da permissão e do propósito de Deus.
Por que os personagens da Bíblia viviam tantos anos segundo o propósito, Deus permitiu que o restante da humanidade se desenvolvesse lá no início de tudo.
Não somente de desenvolvesse, mas também transmitisse o conhecimento de Deus. A escrita ainda não existia, então os personagens da Bíblia anunciavam as boas novas através da tradição oral.
Adão, por exemplo, viveu 930 anos, e, juntamente com seus filhos e seus netos, foram os primeiros personagens da Bíblia a seguir o que Deus disse:
“Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitá-la;
e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus,
e sobre todo animal que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:28)
Personagens da Bíblia no princípio, viveram centenas de anos e levaram o conhecimento de Deus de forma consistente. A partir de Adão e por toda a linhagem humana.
Ou seja, mesmo após a Queda do Homem no Éden, os personagens da Bíblia e a humanidade antiga podiam conhecer o primeiro homem criado por Deus e ouvir dele todas as revelações de Deus.
Por que atualmente não conseguimos viver tanto como os personagens da bíblia?
Por que os personagens da Bíblia conseguiam viver por 200, 500 e até mesmo mais de 700 anos, com lucidez e com saúde? Por que esses personagens da Bíblia durante o Antigo Testamento viviam tanto, enquanto nós, já não temos a mesma vitalidade com 40 ou 50?
Você, querido irmão (ã), já deve ter associado a queda da longevidade dos personagens da Bíblia com a saída de Adão e Eva no Jardim do Éden. É por causa do pecado que a doença vem, que envelhecemos e morremos.
Mas Deus nunca mudou. Ele deseja nos tornar de volta à perfeição e nos dar a vida eterna ao lado Dele:
“Da mesma forma como em Adão todos morrem,
em Cristo todos serão vivificados” (1 Coríntios 15:22).
Personagens da Bíblia no Antigo Testamento estavam mais próximos da perfeição, e é por isso que viviam tantos anos a mais do que nós.
Esperamos que esse texto tenha te iluminado, não com verdades absolutas quanto ao conhecimento da Palavra de Deus e meditações sobre por que os personagens da Bíblia viviam tantos anos. E que possamos viver como os personagens da Bíblia, mesmo em nossos 70 ou 80 anos, sempre fiéis na presença Dele!