Por que a quaresma se inicia na quarta feira de cinzas?

1

Você sabe qual é a ligação entre a quaresma e a quarta-feira de cinzas? Você sabe qual é a importância dessas duas datas para a religião cristã como um todo? Veja a seguir porque essas datas são tão importantes, e o que elas significam.

Conteúdo

O que é a quaresma e qual o seu objetivo?

A quaresma é um período de quarenta dias no qual os fiéis se dedicam a penitências, jejum e a um estilo de vida um pouco mais ascético e focado no divino.

O que é a quaresma e qual o seu objetivo?
Fonte/Reprodução: original.

A intenção da quaresma é nos lembrar da vida de Jesus, bem como nos santificar por meio das ditas penitências e jejuns, além de nos preparar para a ressurreição de Jesus na Páscoa.

Quanto tempo dura a quaresma?

O período quaresmal tem a duração de quarenta dias. Essa duração tão específica vem do simbolismo do número quarenta na Bíblia, que aparece em momentos marcantes como os quarenta dias do dilúvio e os quarenta dias de jejum que Cristo realizou no deserto.

Quando surgiu a quaresma?

A quaresma surgiu no Primeiro Concílio de Niceia, no ano de 325 d.C. Os concílios, dentro do catolicismo, nada mais são do que reuniões realizadas pelos bispos para debater assuntos importantes relativos à fé cristã. No Concílio de Niceia, além da instituição oficial do período quaresmal, foi estabelecida a data da Páscoa por meio do estudo bíblico e do estudo do calendário judaico, além de também ter sido estabelecido o Credo Niceno como profissão da fé cristã.

Qual a história da quarta-feira de cinzas?

A quarta-feira de cinzas vem de um costume judaico antigo de cobrir a cabeça com cinzas em sinal de penitência. As cinzas, por se tratarem de um material fino, frágil, que desaparece com facilidade, são um símbolo de penitência e da própria efemeridade da vida. Cobrir a cabeça com cinzas é um lembrete de que do pó viemos, e ao pó voltaremos, e que as coisas deste mundo são passageiras.

Por que a quaresma se inicia na quarta-feira de cinzas?

Porque isso mostra nosso arrependimento diante de Deus. Ao marcarmos nossas testas ou o topo de nossas cabeças com cinzas, mostramos a Deus que nos arrependemos de nossos pecados, bem como nos lembramos de que um dia morreremos e nos encontraremos diretamente com Ele.

O que é o tempo de jejum e abstinência na quaresma?

Assim como as cinzas, o jejum e a abstinência são maneiras de mostrarmos arrependimento, e mais do que isso: são uma forma de nos santificarmos. Ao longo da história cristã, vemos diversos santos praticando penitências (muitos praticavam penitências árduas, como São Jerônimo, que batia repetidamente no próprio peito com uma pedra), uma vez que a mortificação do corpo é uma forma de elevar o espírito e rejeitar os pecados da carne.

Quais religiões seguem a quaresma?

O período quaresmal é observado somente por igrejas cristãs, sendo algumas delas a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, as Igrejas Ortodoxas Orientais, a Igreja da Inglaterra, as igrejas luteranas, bem como diversas outras denominações.

O período quaresmal é de suma importância para todos os cristãos. Ele nos lembra do sofrimento e da tentação de nosso senhor, mas também nos lembra que ao final deste período, Cristo há de ressuscitar e confirmar a nossa fé. Portanto, aproveite esse momento para refletir e se aproximar ainda mais de Deus.

1 Comment
  1. […] de agradecer e pedir, uma oração para quarta-feira pode ser o momento ideal para pedir orientação para decidir um momento muito importante de sua […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.