Pregação para jovens requer do ministrante uma boa dosagem de conhecimento bíblico, habilidades para conectar história, emoção, energia, visão do acontece na atualidade e uma indiscutível vida de intimidade com Deus!
Conteúdo
O que é pregação para jovens
É interessante que você saiba antes de tudo que uma pregação para jovens, requer um preparo muito especial do preletor antes de ministrá-la. Então, quer saber que preparação é essa? Se está disposto vamos lá!
“Pregar” é sinônimo de : causar, motivar, atiçar, gerar, motivar, ocasionar, provocar, puxar… Nesse contexto é a forma de trazer uma mensagem motivadora, dando esperanças para aqueles que necessitam se erguer, tornando-se valorosos para Deus e para o próximo.
Entende-se que pregação para jovens é a exposição de um texto da Bíblia Sagrada, interpretado no contexto do povo daquela época e comparado ao momento em que se vive hoje. Se for utilizada desta forma, os ouvintes conseguirão encontrar nelas, saídas para situações que os levaram ao desespero, apatia pela vida, frustrações e paralisação de seus projetos.
A exposição da Palavra de Deus de forma correta, tráz luz e entendimento.
Quais os motivos para escolher uma Pregação para jovens
Entre os motivos para se escolher uma pregação para jovens está o fato de que a juventude é composta por um público, o qual deixou para traz a infância onde os pais decidiam tudo por eles. Seus atos não eram completamente de sua responsabilidade. O sustento e a vida deles era provido por seus genitores, os quais respondiam por toda sua forma de viver
No início da juventude é comum a sensação de desamparo e angústia. Isto acontece devido as responsabilidades que já sabem, terão que enfrentar pela frente. O jovem se vê em uma condição na qual não é mais criança, contudo, não se tornou um adulto completo ainda.
Muitos jovens se sentem inseguros por terem que lidar com situações que requerem experiencias e estrutura suficiente para vencer. Portanto, a pregação para jovens precisa ser elaborada com a capacidade de:
- Causar reflexão e necessidade de posicionamento perante as dificuldades
- Motivar o jovem em sua jornada na busca pelo sucesso
- Gerar novas expectativas e vontade de vencer
- Motivar a continuar a caminhada em busca de vitória
- Ocasionar situações para que saiam da zona de conforto e se mobilizem
- Provocar mudanças e crescimento na vida espiritual e material
Qual a idade do jovem brasileiro
O trecho do artigo que você irá ler a seguir, foi colhido no site de telefonia da vivo e mostra a idade do jovem no Brasil considerada perante a lei:
“Uma lei federal de 2002 criou o Dia Nacional da Juventude, comemorado no dia 12 de agosto. Mas não há um consenso sobre qual é a idade do jovem brasileiro.“
Parte dos especialistas considera que a juventude vem depois da adolescência, ou seja, dos 19 aos 29 anos. Já o órgão oficial de estatísticas, o IBGE, define como jovem a população dos 15 aos 24 anos. Segundo ele, estamos falando de cerca de 34 milhões de pessoas em todo o país.
Em dia 13 de julho de 2010, o Congresso promulgou a então chamada PEC da Juventude, hoje transformada em Emenda Constitucional n° 65.
Essa lei alterou a Constituição Federal, incluindo o jovem entre os grupos cujos direitos fundamentais são reconhecidos e destacados por artigos da Carta, assim como as crianças, adolescentes, idosos, mulheres e indígenas.(Fonte)
Embora o jovem perante a lei esteja nessa faixa etária, no que diz respeito a pregação da Palavra de Deus, qualquer pessoa que sinta jovem poderá assimilar a mensagem:
” Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam -Isaías 40:31″
Quem são os preletores de pregação para jovens
Existem diversos preletores capacitados a fazerem pregações para jovens, no entanto, alguns se destacam pelo fato de se dirigirem a eles de forma que os envolva. Dentre os muitos que pregam pelo Brasil e mundo afora estão:
- Lucinho Barreto
- David Leonardo
- Thiago Brunet, dentre outros
Lembrando que o fato de fazerem pregação para jovens, não exige necessariamente que um pregador seja “jovem”cronológicamente, mas, que tenha um espirito jovem, ou habilidades para pregar aos jovens.
Como iniciar a pregação para jovens
Assim que receber o convite para realizar uma pregação para jovens, busque se preparar da melhor forma possível. Primeiro, deverá buscar a Deus em oração, pois somente o Espírito Santo consegue por meio de sua Palavra dar a interpretação correta e convencer o ouvinte.
Lembre-se que um bom vendedor pode até comercializar uma grande quantidade de seu produto, no entanto, o que irá garantir seu sucesso de venda é a aprovação do público. Só após experimentar a mercadoria decidirão se ela realmente é boa. O comprador apenas repete a compra se o produto lhe atende as expectativas.
Trazendo essa ilustração para o mundo do pregador, diríamos que, ainda que o orador saiba falar muito bem e tenha aulas de homilética, hermenêutica e outras coisas mais, somente conseguirá de fato impactar seu público, se for uma pessoa de oração e intimidade com Deus.
Não existe substituição para a ação do Espírito Santo. Por esse motivo, é possível diferenciar a pregação de uma pessoa que realmente serve a Deus, de outra que não o serve.
Ao receber o microfone para a ministração, primeiramente o preletor deverá agradecer a Deus pela oportunidade de estar ali. Em sequência, agradeça aos responsáveis pelo evento, abrangendo a todos quanto lembrarem pelo convite recebido para ministrar no evento.
Lembre-se que a gratidão, reconhecimento e fineza no tratamento poderá não só abrir portas, mas, como deixá-las permanentemente abertas.
Prepare-se para transmitir a mensagem com unção, a fim de que faça efeito na vida daqueles que o ouvirão.
Esboço de uma pregação para jovens
Esteja a par do tema escolhido na pregação para jovens. Caso o responsável pelo convite já ter um tema específico, você deverá estudá-lo e pedir a Deus a mensagem em cima dele. Se for você mesmo quem irá decidir o tema, peça a Deus orientação para elaborá-la da melhor forma possível.
Como exemplo traremos logo abaixo, o esboço de uma pregação para jovens, que poderá ser válida para você. Caso não queira usar o mesmo tema, basta substitui-lo e construir em cima do esboço uma nova pregação para jovens.
Introdução: Pregação para jovens – José Governador do Egito
Esteja a par do tema escolhido na pregação para jovens. Caso o responsável pelo convite já ter um tema específico, você deverá estudá-lo e pedir a Deus a mensagem em cima dele. Se for você mesmo quem irá decidir o tema, peça a Deus orientação para acertar a mensagem.
faça a Leitura do texto bíblico para a igreja. No caso da pregação usada como exemplo, o texto chave está em Gêneses 41 verso 41 a 44. O título da mensagem que se reporta a José governador do Egito, poderá variar para: “Uma tribulação que traz salvação”
Você poderá usar, paralelo ao versículo chave, o verso que está em 2 Coríntios 4:5 com tema: “A leve e momentânea tribulação e o peso de Glória”.
Pergunte ao público: Você sabe por que não acreditam em seus sonhos?
Em resposta lhes diga: É porque não são eles que sonharam! Mas você precisa acreditar, trabalhar, crer e suportar as humilhações, até que chegue ao lugar que foi reservado para você!
Libere o povo para que se assente, e dê prosseguimento a pregação.
Desenvolvimento – Explicação do texto
Para o um impacto maior é bom que você leia em casa, toda história de José, que parte do capitulo 37 de Gêneses até o capitulo 47. é claro que o tempo talvez não dê para você dar detalhes, mas, se ler em casa, saberá os pontos principais da história e poderá contá-la de forma reduzida.
Veja mais sobre o assunto aqui
Argumentação: Pregação para jovens
Ponto 1- A momentanea tribulação de josé
Comente que, o fato de ser honesto, respeitoso e amorozo não o priva de passar por sofrimentos e ser alvo de inveja. Fale das preferências de Jacó por José e a ira de seus irmãos por esse motivo e sua ida para o Egito.
Aquele que nasce com uma marca especial dada por Deus se diferencia sempre dos demais. Existe luz e entendimento nele que o faz ser diferente, brilhante e ter sabedoria para resolver diversas situações.
Mas, a perseguição feita para pessoas que são escolhidas por Deus, não terminarão em tragédia, pois a leve e momentanea tribulação, fará com que chegue depressa, ao local que Deus deseja abençoa-lo.
Ponto 2 – A chegada de José no Egito e sua servidão
Nesse momento poderá mostrar o caminho difícil de José, até chegar ser o melhor servo na casa de Potiffar, custou a José, disciplina, honestidade, dedicação, sabedoria para tratar os outros servos e fazer com que trabalhassem com prazer, por isso, tudo ali prosperava.
Um ponto muito comum de se comentar na história de José é que o moço possuía uma beleza interna e externa tão grande, que o fazia desejável a tal ponto de fazer sua senhora querer estar com ele no leito.
José a resistiu pelo fato de saber que se entregasse a ela, estaria não apenas violando uma ordem de seu senhor, o qual o proibiu de tocá-la,mas ainda pecaria contra Deus.
Ficar longe de Deus significava para José ficar desprotegido, por isso, suportou calunia e falsas acusações, mas, sabia que mais cedo ou tarde Deus o iria socorrer. Quem é fiel e tem a marca da benção, prospera onde for. Até a vida dos prisioneiros mudou com a chegada de José ali.
Ponto 3 – Pregação para jovens- A virada na vida de José
No ponto 3, fale da virada na vida de José, a partir do momento que interpretou o sonho do copeiro. Poderá dar uma pausa, e levar o público a refletir. Poderá, portanto, pedir aos jovens que perguntem a si mesmos, qual a virada desejam ter em suas vidas?
Você poderá contar, a experiência de um milagre vivido, ou mesmo, um testemunho que ouviu de alguém, o qual funcionará como impulsionamento.
Conclusão da pregação para jovens
É na conclusão portanto, que geralmente, que ocorrem as reações emotivas. Nela você fará, a comparação dos tópicos desenvolvidos, e os interpretará à luz da bíblia. Por isso é necessário oração, para que o efeito seja poderoso, em uma verdadeira pregação para jovens.
Fale que a pureza, o temor de Deus e o caminho reto, jamais serão esquecidos por Deus.
Exercícios com o texto: Pregação para jovens
Para auxiliá-lo na pregação nada melhor do que um questionário para reforçar a memória.
- Quem foi o pai e a mãe de José
- Quantos irmãos ele teve
- Como José chegou ao Egito
- Quem foi o servo de Faraó responsável por José ir a presença do rei do Egito
- Quantos anos José governou o Egito?
- Com quem José se casou?
- Como livrou o mundo de perecer
Fim
E então, gostou do texto de pregação para jovens? Se te agradou e auxiliou nas pesquisas, visite outros textos, continue nos acompanhando no site do Demonstre, pois traremos muito mais, para compartilhar com vocês.
Um abraço e até breve