Pregação para o Natal

Confira a pregação para o Natal que montamos aqui no Demonstre para que você e todos os seus familiares passem o 25 de dezembro com Deus. Feliz Natal!

Pregação para o Natal, ou seja, falar sobre as comemorações natalícias, é praticamente ressuscitar memórias de infância em grande parte das pessoas, principalmente quando nascemos e crescemos no continente americano.

pregação para o Natal
Pregação para o Natal

Trouxemos hoje, o esboço de uma pregação para o Natal, a qual, se você desejar, poderá compartilhar com sua comunidade, igreja ou família, portanto, vamos lá!

Pregação para o Natal

Natal, em boa parte das percepções humanas, combina com neve; presente; festa, amigo oculto; família…  Mas, o que seria o Natal de verdade? Por que nós, principalmente que habitamos nos países americanos comemoramos? E qual será sua verdadeira mensagem? Vamos descobrir?

O que é o Natal?

O Natal é uma data comemorada principalmente por cristãos, pois trata-se da comemoração da vinda do filho de Deus, Jesus Cristo ao mundo. Por certo, 25 de dezembro não foi a data exata de tal acontecimento, visto que alguns estudiosos, ao asssociarem os sinais atribuidos ao grande evento discordam.

Alegam que, o aparecimento da grande estrela, o fato de pastores estarem no campo e outras evidencias associadas ao nascimento do Messias, diferem das situações climaticas do oriente médio e seus arredores nesta época do ano.

Para alguns pesquisadores, tais sinais poderiam ter acontecido no mês de outubro, enquanto outros preferem defender que seja o Mês de março.

No entanto, o importante quando não se sabe exatamente a data de nascimento de alguém, é comemora-lo, seja qual for o dia ou mês, concordam?

Portanto, convencionou-se que no dia 25 de dezembro seja comemorado pelos cristãos o nascimento de Jesus Cristo na terra. A esse evento atentam os católicos, evangélicos ou espíritas, e todos os que acreditam em Jesus Cristo, sendo que as comemorações mais aquecidas acontecem nas Américas.

Quais os motivos para escolher uma Pregação para o Natal

Escolher uma pregação para o Natal , talvez seja a melhor forma de um líder religioso, seja um padre, pastor ou pregador, trazer para seu fiéis uma reflexão sobre o acontecimento visto pelos cristãos como o mais importante e belo de todos os tempos, o que se trata da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo.

Ele deixou sua glória, a beleza paz e resplendor que o cercava, para experimentar as dores e trabalhos na terra, e entregando aos 33 anos, sua própria vida em sacrifício para nos resgatar para Ele e o Pai.

Quem são os preletores de pregação para o Natal?

Por certo temos grandes pregadores que discorrem sobre os acontecimento natalícios, dentre eles estaria o pastor Leandro B. Peixoto , confiram conosco:

O Natal tem sido combatido por alguns cristãos, que alegam que ele é a festa pagã do culto ao Sol. Estabanamento puro. Escolheu-se esta data, entre outras, porque Cristo é o sol da justiça (Ml 4.6).

Outros combatem a árvore de Natal, dizendo-a vir de culto pagão às árvores. Mas a Bíblia se abre e se fecha com a presença de uma árvore (Gn 3.9 e Ap 22.14). A prática veio de Lutero, que enfeitou uma árvore em seu quintal, para comemorar o Natal.

Aplicações culturais

O cristianismo e a Bíblia expressam as verdades de Deus na cultura existente. Também é hábito adaptar passagens do Antigo Testamento para firmar conceitos. Seguem alguns exemplos.

Aplicamos o nome “Emanuel” a Jesus, mas o Emanuel de Isaías 7.14 é Ezequias, filho do rei Acaz, a quem o profeta se dirigiu; tanto que em Isaías 8.8 o Emanuel está vivo e recebe uma mensagem de Isaías.

A “virgem” de Isaías 7.14 foi aplicada a Maria, mas refere-se, incialmente, à esposa de Acaz, mãe de Ezequias. No entanto, isso não invalida o nascimento virginal de Jesus. O Novo Testamento o afirma (Mt 1.18).

Os quatro títulos aplicados a Jesus, em Isaías 9.6 – “Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” – eram usados na sagração do novo Faraó, no Egito.

O profeta os aplicou a Jesus. Ele é o Messias, mas Deus diz que Ciro é “seu ungido” (Is 45.1), em hebraico, messhyhu, “messias dele”.

Entender o sentido não significa desacreditar

Natal não é festa pagã. Dizer isso é falta de inteligência. Natal é a comemoração do nascimento de Jesus.

Se a data não foi 25 de dezembro, qual é o problema?  A Páscoa, quando se comemora a morte de Cristo, cada ano cai num dia, mas não invalida a morte vicária de Cristo.

A postura de alguns em reinventar e redescobrir o evangelho é prejudicial. Pergunte a um cristão sincero, não desses que estão reinventando o evangelho, o que ele comemora no dia 25 de dezembro. Ele dirá: “O nascimento de Jesus”.

Na falta da data certa, ficou-se com esta. Qualquer outra suscitaria uma crítica de alguém. Que critiquem.

O erro não é comemorar o Natal de Jesus. O erro é esquecer o aspecto espiritual dele. 

Por isso, comemore o Natal. Com gratidão a Deus. Louve-o por seu Filho, Jesus Cristo, nosso Salvador. E ignore a rabugice de outros. Natal é para lembrarmos que Deus se fez homem e habitou entre nós.

Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho

Extraído de pastoral do boletim da Igreja Batista Central de Macapá, 19/12/2010 ( fonte)

Como iniciar a pregação para o Natal

Como toda pregação, anteriormente, o preletor deverá fazer sua oração, preparando-se para transmitir a mensagem com unção, a fim de que faça efeito na vida daqueles que o ouvirão.

Leitura da Biblia e oração são indispensáveis na vida de um bom pregador. Antes de se dirigir para o local da pregação, faça um estudo bem feito, procure o significado das palavras, suas referências e contexto histórico.

Leia e releia a passagem bíblica, pedindo a Deus discernimento de forma correta. Ao receber oportunidade para pregar, primeiro busque sintonia com o público, assim eles o ouvirão melhor.

Comece comentando sobre algo interessante para todos, como por exemplo, a alegria de estarem reunidos para compartilharem de uma data importante… Crie um clima descontraído, porém respeitoso e ganhe a atenção do público.

Esboço de uma pregação para o Natal

Esse é um esboço objetivo, o qual intenciona apenas direcionar a mensagem e ajudar o pregador a se organizar. Contudo, o segredo maior, está na oração e leitura prática da Palavra de Deus. É o Senhor quem dará a revelação da Palavra.

A prática  continua da oração e leitura da bíblia, adicionando estudos e pesquisa, transformam um simples leigo em fenomenal pregador.

Tema – introdução da Pregação para o Natal

Primeiro, após ter já em casa, escolhido o verso chave da pregação, faça a Leitura do texto bíblico para a igreja. Exemplo:

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte; Pai da Eternidade e Príncipe da Paz” (Isaias 9:6)

Sabe-se que o tema aqui é pregação para o Natal, mas você poderá embelezar a mensagem dando um título como: “ O Natal que desejei”;  “ Por que se come e bebe no Natal”; “ Fazer caridade apenas no Natal está certo?”    Esses e outros títulos poderão abrir sua mensagem

Se você for daqueles pregadores que gostam de fazer o povo se movimentar, poderá pedir que aperte a mão do irmão do lado e diga por exemplo: ” Seu Natal nesse ano será diferente”! Ou outra frase que se encaixe em sua mensagem.

Desenvolvimento – Explicação do texto

Você poderá iniciar trazendo para o público, o contexto histórico no qual os judeus viviam no tempo do nascimento de Jesus:

  • Por que José precisou viajar a fim de se alistar,
  • As leis daquele tempo e suas punições,
  • O que acontecia com uma virgem que engravidava fora do casamento
  • O dominio do romanos e outras passagens, levando o povo a uma viagem no tempo.

Argumentação

(Aqui entram as separações em pontos: ponto 1, ponto 2, ponto 3 …)

Ponto 1

Pode-se usar o ponto 1 por exemplo, para ligar outro versículo, ao texto chave. Nesse caso, poderá ligar Isaias 9:6 e ater-se ao termo: ” Um menino nos nasceu, e um filho se nos deu”, fale um pouco, sobre o filho primogenito, e sua importancia para os judeus daquele tempo, quando eram nascidos meninos.

Ana quando orou por um filho homem, ( l Samuel 1:11) , naquele tempo, era muito importante o nascimento de um menino ( pesquise mais e discorra sobre isso).

Pode-se esclarecer que Jesus foi o filho primogenito de Maria e José, no contexto terreno. De Deus porém, ele é trtatado como filho “Unigênito” ( João :16)

Ponto 2

No segundo tempo associe o nascimento de Jesus, as expectativas do povo hebreu daquele tempo e por qual motivo queriam um libertador

Ponto 3

No ponto 3 fale de alguma experiencia vivida, onde você ou alguém conhecido tinha necessidade de algo pelo qual orou e pediu a Deus intensamente até que recebeu. Um milagre, um presente uma providencia, algo que chegou no tempo certo de sua necessidade.

Compare a chegada de Jesus para os pastores do campo, para os estudiosos que vieram do oriente acompanhando a estrela. Aponte os contrastes:

  • Para os pastores do campo, ao virem à jesus, encontraram o Deus menino que havia vindo ao mundo
  • Para os magos do oriente, a chave de ouro e resposta de seus estudos de longos tempos
  • Para José e Maria, o filho de Deus e salvador de seu povo acabara de nascer
  • Para Herodes, nasceu um adversário, pelo qual temia perder seu trono, por isso o quis matar.
  • Conclua essa parte perguntando aos congregados: ” E para você, o que representa o nascimento de Jesus?”

Você poderá desenvolver mais de acordo com o tempo que se tem disponível para pregar. Adicione experiências e outras passagens bíblicas ligadas ao assunto, contudo, cuidado para não sair fora do tema, da pregação para o Natal.

Conclusão da pregação para o Natal

É na conclusão portanto, que geralmente, que ocorrem os resultados e o emocional é tocado. Nela você fará a comparação dos tópicos desenvolvidos, e os interpretará à luz da bíblia.

Por isso é necessário oração, para que o efeito seja poderoso, e uma verdadeira pregação para o Natal possa deixar seu efeito na vida dos ouvintes.

Alguns pregadores costumam chamar o público a frente para orar por eles, outros sugerem que façam a oração do próprio lugar, em seu caso, faça conforme desejar. Contudo, se for para chamá-los à frente, é bom pedir permição a quem está liderando a reunião antes, se este for o responsável pelo evento.

Convide as pessoas que entendenderam a mensagem e desejam entregar suas vidas nas mão de Jesus, aceitando-o como salvador que veio ao mundo buscar e restaurar aqueles que se haviam perdido

Uma pregação para o Natal bem feita, traz para as pessoas,  renovação de  esperanças. Frases como: “Jesus nasceu para ser nosso salvador! ” Entregue seus caminhos ao Senhor, confie Nele e o mais Ele fará “- Salmo 37:5, podem mudar a vida de muitas pessoas e enche-las de esperança e paz!

Então, ore, estude a biblia, busque argumentos históricos e fale a boa Palavra de Deus, em forma de uma pregação para o Natal.

Exercícios com o texto: Pregação para o Natal

Para exercitar um pouco e aumentar nossos conhecimentos, sugerimos um pequeno questionário, que poderá ser utilizado por você, a fim de pesquisar e enriquecer seu sermão, vamos lá?

Questionário

  1. A quem os judeus se submetiam politicamente no tempo em que Jesus nasceu?
  2. Por que eles esperavam que o nascimento do Messias lhes traria liberdade?
  3. De acordo com a cronologia, Jesus era descendente de Davi, por meio de Maria ou de José?
  4. O que Maria teria feito com os presentes que Jesus recebeu ( Incenso, ouro e mirra? ) Se não descobrir, crie suas hipóteses ( mas, não afirme nada sem provas, apenas dê sua opinião, e deixe isso claro ao povo).
  5. De acordo com os estudos do pastor Leandro Peixoto, é errado comemorarmos o natal?

Fim

Terminamos aqui um texto com Pregação para o Natal, esperando que seja de grande valia para todos os interessados em saber mais sobre essa importante data, e como elaborar uma pregação básica sobre o tema.

Se você gostou de nosso material, ou tem alguma critica a fazer, estamos abertos ao diálogo, portanto, nos envie seu comentário, sugestão ou crítica.Temos mais textos com pregações, e se desejar poderá acessá-los.

Tenham todos um Feliz Natal e um ano novo cheio de Bençãos!

Sobre

Besoul is fascinating about clothes, happy living and beauty! We want you to share our interests and find something you might love from your heart. We regularly post news and blogs to make you happy!
© 2019 Site feito pelo grupo B20.