Pregação para o Natal, ou seja, falar sobre as comemorações natalícias, é praticamente ressuscitar memórias de infância em grande parte das pessoas, principalmente quando nascemos e crescemos no continente americano.
Trouxemos hoje, o esboço de uma pregação para o Natal, a qual, se você desejar, poderá compartilhar com sua comunidade, igreja ou família, portanto, vamos lá!
Conteúdo
Pregação para o Natal
Natal, em boa parte das percepções humanas, combina com neve; presente; festa, amigo oculto; família… Mas, o que seria o Natal de verdade? Por que nós, principalmente que habitamos nos países americanos comemoramos? E qual será sua verdadeira mensagem? Vamos descobrir?
O que é o Natal?
O Natal é uma data comemorada principalmente por cristãos, pois trata-se da comemoração da vinda do filho de Deus, Jesus Cristo ao mundo. Por certo, 25 de dezembro não foi a data exata de tal acontecimento, visto que alguns estudiosos, ao asssociarem os sinais atribuidos ao grande evento discordam.
Alegam que, o aparecimento da grande estrela, o fato de pastores estarem no campo e outras evidencias associadas ao nascimento do Messias, diferem das situações climaticas do oriente médio e seus arredores nesta época do ano.
Para alguns pesquisadores, tais sinais poderiam ter acontecido no mês de outubro, enquanto outros preferem defender que seja o Mês de março.
No entanto, o importante quando não se sabe exatamente a data de nascimento de alguém, é comemora-lo, seja qual for o dia ou mês, concordam?
Portanto, convencionou-se que no dia 25 de dezembro seja comemorado pelos cristãos o nascimento de Jesus Cristo na terra. A esse evento atentam os católicos, evangélicos ou espíritas, e todos os que acreditam em Jesus Cristo, sendo que as comemorações mais aquecidas acontecem nas Américas.
Quais os motivos para escolher uma Pregação para o Natal
Escolher uma pregação para o Natal , talvez seja a melhor forma de um líder religioso, seja um padre, pastor ou pregador, trazer para seu fiéis uma reflexão sobre o acontecimento visto pelos cristãos como o mais importante e belo de todos os tempos, o que se trata da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo.
Ele deixou sua glória, a beleza paz e resplendor que o cercava, para experimentar as dores e trabalhos na terra, e entregando aos 33 anos, sua própria vida em sacrifício para nos resgatar para Ele e o Pai.
Quem são os preletores de pregação para o Natal?
Por certo temos grandes pregadores que discorrem sobre os acontecimento natalícios, dentre eles estaria o pastor Leandro B. Peixoto , confiram conosco:
O Natal tem sido combatido por alguns cristãos, que alegam que ele é a festa pagã do culto ao Sol. Estabanamento puro. Escolheu-se esta data, entre outras, porque Cristo é o sol da justiça (Ml 4.6).
Outros combatem a árvore de Natal, dizendo-a vir de culto pagão às árvores. Mas a Bíblia se abre e se fecha com a presença de uma árvore (Gn 3.9 e Ap 22.14). A prática veio de Lutero, que enfeitou uma árvore em seu quintal, para comemorar o Natal.
Aplicações culturais
O cristianismo e a Bíblia expressam as verdades de Deus na cultura existente. Também é hábito adaptar passagens do Antigo Testamento para firmar conceitos. Seguem alguns exemplos.
Aplicamos o nome “Emanuel” a Jesus, mas o Emanuel de Isaías 7.14 é Ezequias, filho do rei Acaz, a quem o profeta se dirigiu; tanto que em Isaías 8.8 o Emanuel está vivo e recebe uma mensagem de Isaías.
A “virgem” de Isaías 7.14 foi aplicada a Maria, mas refere-se, incialmente, à esposa de Acaz, mãe de Ezequias. No entanto, isso não invalida o nascimento virginal de Jesus. O Novo Testamento o afirma (Mt 1.18).
Os quatro títulos aplicados a Jesus, em Isaías 9.6 – “Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” – eram usados na sagração do novo Faraó, no Egito.
O profeta os aplicou a Jesus. Ele é o Messias, mas Deus diz que Ciro é “seu ungido” (Is 45.1), em hebraico, messhyhu, “messias dele”.
Entender o sentido não significa desacreditar
Natal não é festa pagã. Dizer isso é falta de inteligência. Natal é a comemoração do nascimento de Jesus.
Se a data não foi 25 de dezembro, qual é o problema? A Páscoa, quando se comemora a morte de Cristo, cada ano cai num dia, mas não invalida a morte vicária de Cristo.
A postura de alguns em reinventar e redescobrir o evangelho é prejudicial. Pergunte a um cristão sincero, não desses que estão reinventando o evangelho, o que ele comemora no dia 25 de dezembro. Ele dirá: “O nascimento de Jesus”.
Na falta da data certa, ficou-se com esta. Qualquer outra suscitaria uma crítica de alguém. Que critiquem.
O erro não é comemorar o Natal de Jesus. O erro é esquecer o aspecto espiritual dele.
Por isso, comemore o Natal. Com gratidão a Deus. Louve-o por seu Filho, Jesus Cristo, nosso Salvador. E ignore a rabugice de outros. Natal é para lembrarmos que Deus se fez homem e habitou entre nós.
Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho
Extraído de pastoral do boletim da Igreja Batista Central de Macapá, 19/12/2010 ( fonte)
Como iniciar a pregação para o Natal
Como toda pregação, anteriormente, o preletor deverá fazer sua oração, preparando-se para transmitir a mensagem com unção, a fim de que faça efeito na vida daqueles que o ouvirão.
Leitura da Biblia e oração são indispensáveis na vida de um bom pregador. Antes de se dirigir para o local da pregação, faça um estudo bem feito, procure o significado das palavras, suas referências e contexto histórico.
Leia e releia a passagem bíblica, pedindo a Deus discernimento de forma correta. Ao receber oportunidade para pregar, primeiro busque sintonia com o público, assim eles o ouvirão melhor.
Comece comentando sobre algo interessante para todos, como por exemplo, a alegria de estarem reunidos para compartilharem de uma data importante… Crie um clima descontraído, porém respeitoso e ganhe a atenção do público.
Esboço de uma pregação para o Natal
Esse é um esboço objetivo, o qual intenciona apenas direcionar a mensagem e ajudar o pregador a se organizar. Contudo, o segredo maior, está na oração e leitura prática da Palavra de Deus. É o Senhor quem dará a revelação da Palavra.
A prática continua da oração e leitura da bíblia, adicionando estudos e pesquisa, transformam um simples leigo em fenomenal pregador.
Tema – introdução da Pregação para o Natal
Primeiro, após ter já em casa, escolhido o verso chave da pregação, faça a Leitura do texto bíblico para a igreja. Exemplo:
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte; Pai da Eternidade e Príncipe da Paz” (Isaias 9:6)
Sabe-se que o tema aqui é pregação para o Natal, mas você poderá embelezar a mensagem dando um título como: “ O Natal que desejei”; “ Por que se come e bebe no Natal”; “ Fazer caridade apenas no Natal está certo?” Esses e outros títulos poderão abrir sua mensagem
Se você for daqueles pregadores que gostam de fazer o povo se movimentar, poderá pedir que aperte a mão do irmão do lado e diga por exemplo: ” Seu Natal nesse ano será diferente”! Ou outra frase que se encaixe em sua mensagem.
Desenvolvimento – Explicação do texto
Você poderá iniciar trazendo para o público, o contexto histórico no qual os judeus viviam no tempo do nascimento de Jesus:
- Por que José precisou viajar a fim de se alistar,
- As leis daquele tempo e suas punições,
- O que acontecia com uma virgem que engravidava fora do casamento
- O dominio do romanos e outras passagens, levando o povo a uma viagem no tempo.
Argumentação
(Aqui entram as separações em pontos: ponto 1, ponto 2, ponto 3 …)
Ponto 1
Pode-se usar o ponto 1 por exemplo, para ligar outro versículo, ao texto chave. Nesse caso, poderá ligar Isaias 9:6 e ater-se ao termo: ” Um menino nos nasceu, e um filho se nos deu”, fale um pouco, sobre o filho primogenito, e sua importancia para os judeus daquele tempo, quando eram nascidos meninos.
Ana quando orou por um filho homem, ( l Samuel 1:11) , naquele tempo, era muito importante o nascimento de um menino ( pesquise mais e discorra sobre isso).
Pode-se esclarecer que Jesus foi o filho primogenito de Maria e José, no contexto terreno. De Deus porém, ele é trtatado como filho “Unigênito” ( João :16)
Ponto 2
No segundo tempo associe o nascimento de Jesus, as expectativas do povo hebreu daquele tempo e por qual motivo queriam um libertador
Ponto 3
No ponto 3 fale de alguma experiencia vivida, onde você ou alguém conhecido tinha necessidade de algo pelo qual orou e pediu a Deus intensamente até que recebeu. Um milagre, um presente uma providencia, algo que chegou no tempo certo de sua necessidade.
Compare a chegada de Jesus para os pastores do campo, para os estudiosos que vieram do oriente acompanhando a estrela. Aponte os contrastes:
- Para os pastores do campo, ao virem à jesus, encontraram o Deus menino que havia vindo ao mundo
- Para os magos do oriente, a chave de ouro e resposta de seus estudos de longos tempos
- Para José e Maria, o filho de Deus e salvador de seu povo acabara de nascer
- Para Herodes, nasceu um adversário, pelo qual temia perder seu trono, por isso o quis matar.
- Conclua essa parte perguntando aos congregados: ” E para você, o que representa o nascimento de Jesus?”
Você poderá desenvolver mais de acordo com o tempo que se tem disponível para pregar. Adicione experiências e outras passagens bíblicas ligadas ao assunto, contudo, cuidado para não sair fora do tema, da pregação para o Natal.
Conclusão da pregação para o Natal
É na conclusão portanto, que geralmente, que ocorrem os resultados e o emocional é tocado. Nela você fará a comparação dos tópicos desenvolvidos, e os interpretará à luz da bíblia.
Por isso é necessário oração, para que o efeito seja poderoso, e uma verdadeira pregação para o Natal possa deixar seu efeito na vida dos ouvintes.
Alguns pregadores costumam chamar o público a frente para orar por eles, outros sugerem que façam a oração do próprio lugar, em seu caso, faça conforme desejar. Contudo, se for para chamá-los à frente, é bom pedir permição a quem está liderando a reunião antes, se este for o responsável pelo evento.
Convide as pessoas que entendenderam a mensagem e desejam entregar suas vidas nas mão de Jesus, aceitando-o como salvador que veio ao mundo buscar e restaurar aqueles que se haviam perdido
Uma pregação para o Natal bem feita, traz para as pessoas, renovação de esperanças. Frases como: “Jesus nasceu para ser nosso salvador! ” Entregue seus caminhos ao Senhor, confie Nele e o mais Ele fará “- Salmo 37:5, podem mudar a vida de muitas pessoas e enche-las de esperança e paz!
Então, ore, estude a biblia, busque argumentos históricos e fale a boa Palavra de Deus, em forma de uma pregação para o Natal.
Exercícios com o texto: Pregação para o Natal
Para exercitar um pouco e aumentar nossos conhecimentos, sugerimos um pequeno questionário, que poderá ser utilizado por você, a fim de pesquisar e enriquecer seu sermão, vamos lá?
Questionário
- A quem os judeus se submetiam politicamente no tempo em que Jesus nasceu?
- Por que eles esperavam que o nascimento do Messias lhes traria liberdade?
- De acordo com a cronologia, Jesus era descendente de Davi, por meio de Maria ou de José?
- O que Maria teria feito com os presentes que Jesus recebeu ( Incenso, ouro e mirra? ) Se não descobrir, crie suas hipóteses ( mas, não afirme nada sem provas, apenas dê sua opinião, e deixe isso claro ao povo).
- De acordo com os estudos do pastor Leandro Peixoto, é errado comemorarmos o natal?
Fim
Terminamos aqui um texto com Pregação para o Natal, esperando que seja de grande valia para todos os interessados em saber mais sobre essa importante data, e como elaborar uma pregação básica sobre o tema.
Se você gostou de nosso material, ou tem alguma critica a fazer, estamos abertos ao diálogo, portanto, nos envie seu comentário, sugestão ou crítica.Temos mais textos com pregações, e se desejar poderá acessá-los.
Tenham todos um Feliz Natal e um ano novo cheio de Bençãos!