As orações são algo comum na vida de todo cristão, e a Igreja Católica possui várias, onde que muitas remontam ao início do cristianismo e outras são capazes de resumir todo o conteúdo da fé que os fiéis professam. Porém, algumas delas têm tanta importância que aparecem entre as principais orações católicas, ensinadas aos fiéis desde cedo. Confira quais são nesse texto!
Conteúdo
O que é a oração?
Antes de falar das principais orações católicas em si, é preciso saber o que elas são. Para isso, basta uma consulta ao Catecismo da Igreja Católica, documento que contém uma exposição sobre a fé e doutrina da Igreja Católica. De acordo com o número 2559 do texto, “a oração é a elevação da alma para Deus ou o pedido feito a Deus de bens convenientes”.
Através de orações, o homem eleva seu pensamento a Deus e fala com Ele. Santa Teresinha do Menino Jesus, um dos mais influentes modelos de santidade, afirmava que “a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria”.
Como surgiu a oração e seu significado?
Não há uma data específica para indicar o surgimento da oração, mas é possível constatar na bíblia que esse tipo de prece já estava presente no Antigo Testamento. Nos textos, é possível identificar momentos de oração de nomes como Abraão, Moisés, Davi entre outros.
Também é possível identificar momentos em que o próprio povo faz orações, algo que também é percebido nos salmos. No Novo Testamento esses momentos se tornam ainda mais evidentes com a figura de Jesus Cristo e seus apóstolos, que constantemente entoam louvores e preces a Deus por meio de orações.
Como definido por Santa Teresinha do Menino Jesus, “a oração é a elevação da alma para Deus”. Dessa forma, as orações católicas sempre serão uma ação de amor vindas de um ser inferior e direcionadas a um superior, Deus. Esses atos podem ter forma de louvores, agradecimentos, petições.
Quais são as principais orações da igreja católica?
As orações podem ser feitas de diversas formas: individual ou comunitária, em público ou de forma privada, apenas em pensamentos, com palavras ou hinos de louvor.
A Igreja Católica possui um repertório de orações que são transmitidas aos fiéis desde de cedo. Algumas são muito breves, outras um pouco maiores e há ainda aquelas que resumem a fé que os católicos professam. Veja abaixo as principais orações da Igreja Católica.
Sinal da cruz
Essa oração é seguida de um gesto característico.
Pelo sinal da santa cruz, livrai-nos, Deus nosso Senhor, dos nossos inimigos.
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
É possível encontrar registros dela já no século II, pois Tertuliano a descreve nos escritos De corona militis.
Glória ao pai
Essa oração exalta a Santíssima Trindade e é dita da seguinte forma:
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
A oração Glória ao Pai pode ser denominada como uma jaculatória (orações curtas) e também como doxologia.
Ato de fé
A oração Ato de fé é da seguinte maneira:
Eu creio firmemente que há um só Deus, em três Pessoas realmente distintas: Pai Filho e Espírito Santo. Creio que o Filho de Deus se fez Homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar, e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio em tudo que crê e ensina a Santa Igreja Católica e Apostólica, porque Deus, verdade infalível, lhe revelou. E nesta fé quero viver e morrer. Amém.
O ato de fé é uma das orações recomendadas para todos os dias pela manhã, assim como os atos de esperança e caridade. As três se relacionam com as virtudes teologais.
Ato de esperança
Confira agora a oração Ato de esperança:
Meu Deus, eu espero em Vós, porque sois infinitamente poderoso e cheio de misericórdia. Sois sempre fiel em Vossas promessas. Senhor, aumentai a minha esperança. Amém.
Essa prece é uma forma muito bela de pedir a Deus forças para enfrentar um momento de aflição e dificuldade.
Ato de caridade
A oração católica Ato de caridade é da seguinte forma:
Meu Deus, porque sois infinitamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, eu Vos amo de todo o meu coração, a exemplo de Jesus; e, por Vosso amor, amo também o meu próximo como a mim mesmo. Senhor, fazei que eu Vos ame cada vez mais. Amém.
Essa oração é um pedido a Deus por perdão e remissão dos pecados.
Ato de contrição
O Ato de contrição é rezado durante a celebração do sacramento da Reconciliação, popularmente conhecido como confissão.
Meu Deus, tende misericórdia de mim
na vossa bondade;
desviai a vossa face dos meus pecados;
apagai a minha iniquidade,
criai em mim um coração que seja puro,
e dai-me um espírito reto.
Amém.
Essa prece é uma das orações católicas onde o penitente manifesta seu arrependimento e pede o perdão de Deus.
Pai nosso
A oração do Pai Nosso é da seguinte forma:
Pai Nosso que estais nos Céus,
santificado seja o vosso Nome,
venha a nós o vosso Reino,
seja feita a vossa vontade
assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje,
perdoai-nos as nossas ofensas
assim como nós perdoamos
a quem nos tem ofendido,
e não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do Mal.
Amém.
É a oração mais famosa para os cristãos, inclusive ensinada pelo próprio Jesus.
Creio
Há dois formatos: o Símbolo Apostólico e o Credo Niceno-Constantinopolitano, sendo o primeiro mais utilizado pelos fiéis e nas celebrações católicas.
Creio em Deus, Pai todo-poderoso,
Criador do Céu e da Terra;
e em Jesus Cristo, seu único Filho,
nosso Senhor,
que foi concebido pelo poder
do Espírito Santo;
nasceu da Virgem Maria;
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado;
desceu à mansão dos mortos;
ressuscitou ao terceiro dia;
subiu aos Céus;
está sentado à direita de Deus Pai
todo-poderoso, de onde há-de vir a julgar
os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo;
na santa Igreja Católica;
na comunhão dos Santos;
na remissão dos pecados;
na ressurreição da carne;
na vida eterna.
Amém.
Dentre as orações católicas, o Creio é a profissão de fé católica.
Invocação ao Espírito Santo
É comum aos cristãos católicos fazer orações para invocar o Espírito Santo, principalmente ao iniciar o dia, ou antes de começar alguma atividade importante, como o trabalho ou uma prova. Ela se diz dessa forma:
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Por conta da tradição e tempo de existência da Igreja Católica, existem muitas outras orações que são recitadas pelos fiéis, mas as 9 orações católicas encontradas acima estão entre as principais. Cada uma com seu valor histórico, mas com o único objetivo: elevar a alma a Deus, como dizia Santa Teresinha do Menino Jesus.