A Proximidade de Deus Revelada por Jesus Cristo: Experiências de Fé e Salvação

0

Esta é a grande verdade de Deus – nunca foi visto por alguém. Apesar disso, temos acesso ao seu reino e conhecimento de Sua vontade através do Seu Filho unigênito, Jesus Cristo. Através das Sagradas Escrituras, somos testemunhas de Sua misericórdia e de Seu grande amor, que nos guia através de nossas lutas e nos permite desfrutar de Seu reino. Neste artigo, vamos explorar como Deus usou Seu Filho para nos revelar Sua vontade e para nos ajudar a alcançar a salvação.

Mensagem crista

Conteúdo

Tabela sobre Proximidade

Características Descrição
Proximidade de Deus Nunca foi visto por alguém, mas foi revelado pelo Filho unigênito que está no seio do Pai.
Moisés Esteve com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.
Valor Vale mais um dia nos átrios do que mil.
Misericórdia A bondade e a misericórdia seguirão todos os dias da minha vida.
Justiça Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens.
Cristo Jesus Pelo sangue de Cristo, os que estavam longe chegaram perto.
Oração Os justos clamam, e o Senhor os ouve.
Presença do Senhor Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado.
Vereda da Vida Far-me-ás ver a vereda da vida.
Paz Regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz.
Reino de Deus Curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus.
Espírito de Deus Então veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede.
Buscar a Deus Juraram ao Senhor, em alta voz, com júbilo e com trombetas e buzinas, para buscarem o Senhor Deus de seus pais, com todo o seu coração, e com toda a sua alma.

Passagens Bíblicas

A Palavra de Deus nos ensina importantes lições que podem ser aplicadas em nossas vidas. Aqui estão algumas passagens bíblicas que nos ajudam a nos aproximar de Deus e nos ajudam a compreender melhor o Seu plano para nós.

João 1:18 – “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.”

Esta passagem nos mostra que Deus é invisível aos nossos olhos, mas que Ele nos revelou a Si mesmo através de Seu Filho, Jesus Cristo. Jesus foi o único que mostrou ao mundo o verdadeiro rosto do Pai. Quando aceitamos Jesus como nosso Salvador, somos unidos ao Pai e podemos conhecer a Sua vontade para nossas vidas.

Êxodo 34:28 – “E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.”

Esta passagem nos mostra que Deus é fiel. Quando Moisés esteve com Deus no Monte Sinai, Ele lhe deu os Dez Mandamentos, que são a base para toda a vida cristã. O fato de Deus ter dado a Moisés o Seu mandamento nos ensina que Ele é fiel e que Ele está sempre pronto para nos abençoar e nos dar Sua orientação.

Salmos 84:10 – “Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.”

Esta passagem nos ensina que é muito mais valioso passar um dia na presença de Deus do que passar mil anos em outros lugares. Deus nos convida a passar tempo com Ele para que possamos conhecer Seu amor e Seu cuidado por nós. Se desejamos experimentar a verdadeira alegria e paz, precisamos estar em Sua presença.

Salmos 23:6 – “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

Esta passagem nos ensina que Deus nos segue todos os dias. Sua bondade e misericórdia são eternas, e Ele nos acompanha em todos os momentos. Esta promessa nos encoraja a seguir a Deus e a confiar que, a qualquer momento, Ele estará conosco para nos dar Sua presença.

Colossenses 3:17 – “E faça a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.”

Esta passagem nos lembra que Deus está sempre perto de nós e que Ele nos vê em todos os momentos. É importante que vivamos de acordo com a vontade de Deus e que mostremos aos outros o Seu amor. Assim, podemos testemunhar do Seu poder e da Sua bondade a todos os que nos cercam.

Romanos 8:9 – “Mas pela tua grande misericórdia os não destruíste nem desamparaste, porque és um Deus clemente e misericordioso.”

Esta passagem nos ensina que Deus é misericordioso e que Ele nunca nos desampara. Deus nos ama incondicionalmente e está sempre pronto para nos perdoar e nos ajudar. Não importa o que tenhamos feito, Deus ainda está pronto para nos abençoar.

I João 4:13 – “Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.”

Esta passagem nos ensina que Deus nos deu Seu Espírito Santo. Quando aceitamos Jesus como nosso Salvador, recebemos o Espírito Santo, que nos ajuda a conhecer a Deus e a compreender Seu plano para nossas vidas. O Espírito Santo nos guia e nos encoraja a viver de acordo com a vontade de Deus.

Efésios 2:13 – “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.”

Esta passagem nos ensina que, através do sacrifício de Jesus, somos reconciliados com Deus. Quando aceitamos a obra de Jesus em nossas vidas, somos perdoados e nos tornamos filhos de Deus. Esta passagem nos encoraja a buscar a Deus e a viver de acordo com Sua vontade.

Salmos 34:17-18 – “Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.”

Esta passagem nos ensina que Deus está perto de nós quando estamos passando por

Salmo

Proximidade Divina

O texto bíblico nos mostra que Deus estabeleceu uma relação de proximidade com o Seu povo. A Escritura nos apresenta Deus como alguém que está sempre pronto a ouvir o clamor de Sua criatura. Na passagem, vemos que Deus está presente e pronto para responder às necessidades do Seu povo. O versículo que diz “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito” (Salmos 34:18) é um exemplo de como Deus quer ficar próximo de Seus filhos.

Símbolos, Personagens e Motivos

Na passagem bíblica, vemos que Deus enviou o Seu Espírito sobre Azarias, que era o profeta que anunciou ao rei Asa as palavras de Deus. Além disso, o Espírito de Deus é o símbolo de Sua presença e proximidade. Também vemos que o rei Asa foi a figura principal da passagem. Ele foi usado por Deus para liderar o Seu povo, para que eles voltassem a Deus e servissem a Ele. O motivo era que todos os que não buscassem a Deus morreriam.

Metáforas e Alusões

No texto, vemos muitas metáforas e alusões que nos ajudam a entender o significado da passagem. A metáfora de Deus como alguém que está “perto” é usada várias vezes ao longo da passagem. Também vemos alusões ao reino de Deus, que é descrito como um lugar de alegria, fartura e delícias eternas. Além disso, o texto faz alusão ao fato de que a servir a Deus traz recompensa, pois Ele nos livra de nossas angústias e nos dá um lugar no Seu reino.

Prenúncios e Ambientação

O texto bíblico deixa claro que Deus é um Deus de proximidade e que Ele está sempre pronto para nos ajudar. Isso se torna evidente ao longo da passagem, quando Deus envia Seu Espírito para anunciar ao rei Asa as palavras que Deus tinha para o Seu povo. Além disso, o texto nos dá esperança, pois nos mostra que Deus está sempre pronto para ouvir o clamor de Seus filhos e nos ajudar em nossas angústias.

Conclusão

Ao longo deste estudo bíblico, vimos que Deus quer estar perto dos Seus filhos, e que Ele torna isso possível por meio do Seu Espírito. A passagem mostra que Deus está sempre pronto para responder ao clamor de Seu povo, e nos dá a esperança de que Ele está sempre por perto para nos ajudar. Assim, devemos buscar a Deus com todo o nosso coração e alma, pois Ele está sempre pronto para nos ajudar.

Pergunta 1: O que é proximidade?


Resposta: Proximidade é o estado de ser próximo a Deus e sentir Sua presença. É ter uma relação próxima com Deus e experimentar Seu amor e Sua misericórdia.

Pergunta 2: Como me aproximar de Deus?


Resposta: Aproximar-se de Deus é desenvolver um relacionamento de amor e confiança com Ele. Busque conhecer Deus melhor através da oração, da leitura da Bíblia e da meditação.

Pergunta 3: O que significa estar perto de Deus?


Resposta: Estar perto de Deus significa experimentar Sua presença em nossas vidas. Significa sentir o Seu amor e o Seu cuidado por nós, e que Ele nos guiará por meio de Sua Palavra e de Seu Espírito.

Pergunta 4: Como posso sentir a presença de Deus?


Resposta: Você pode sentir a presença de Deus quando ora, lê a Bíblia, medita e faz parte de uma comunidade de fé. Quando você passa tempo com Deus, você começa a sentir Seu amor e Sua presença em sua vida.

Pergunta 5: O que posso fazer para me aproximar mais de Deus?


Resposta: Para se aproximar mais de Deus, busque conhecer mais sobre Ele através de Sua Palavra. Dedique tempo para orar e meditar sobre o que Deus diz. Busque também participar de uma comunidade de fé, onde você pode compartilhar suas experiências e orar uns pelos outros.

Leave A Reply

Your email address will not be published.