Purificação – Muito Além do Batismo: Santificando o Coração para Servir a Deus

0

Neste artigo, vamos discutir a importância da purificação e da santificação no cristianismo. Exploraremos os ensinamentos bíblicos sobre a purificação, as maneiras pelas quais Deus nos purifica e como podemos nos purificar para servir a Deus. Vamos ver como Jesus Cristo é a purificação por excelência, oferecendo-se a si mesmo como sacrifício para nos remir de toda a iniqüidade. Também veremos como o batismo é um símbolo da purificação, e como o sangue de Jesus Cristo nos purifica e nos capacita a servir a Deus. Finalmente, abordaremos as maneiras de nos purificarmos e nos aproximarmos de Deus.

Mensagem crista Purificacao

Conteúdo

Tabela sobre Purificação

Característica Descrição
Purificação Se deu a si mesmo para remir de toda a iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
Batismo Salva, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo.
Confissão Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Sangue de Cristo Purifica as consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo.

Apurificação do Pecado na Bíblia

A Bíblia nos ensina que o pecado é um mal que contamina o homem e impede que possamos nos aproximar de Deus. Por isso, é necessário que nos purifiquemos do pecado para que possamos nos reconciliar com Ele. A Bíblia nos apresenta diversas passagens onde Deus nos convida a nos purificarmos dos nossos pecados e nos indica o caminho para isso. Vamos refletir sobre algumas dessas passagens:

Gálatas 2:20 – “O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.” Aqui, vemos que Jesus se entregou por nós para nos salvar do pecado e nos purificar. A purificação dos nossos pecados só é possível através do sacrifício de Jesus.

Hebreus 9:14 – “Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;” O batismo é um ato de purificação espiritual que nos aproxima de Deus e nos liberta do pecado. É através do batismo que nos reconciliamos com Deus.

Tiago 4:8 – “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.” Aqui, Deus nos convida a nos aproximarmos Dele para nos purificarmos do pecado. Para isso, precisamos limpar as nossas mãos e purificar os nossos corações. A única maneira de nos purificarmos é buscando a Deus.

Salmos 51:10 – “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” Esta passagem nos ensina que só Deus pode nos purificar do pecado. Precisamos buscar a Deus e pedir que Ele nos crie um coração puro e nos renove um espírito reto. Somente Deus pode nos purificar do pecado.

1 João 1:7 – “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” Esta passagem nos ensina que precisamos confessar os nossos pecados para que Deus nos perdoe e nos purifique. Somente através da confissão dos nossos pecados podemos nos purificar.

Em todas essas passagens, vemos que Deus nos convida a nos purificarmos do pecado. Precisamos nos aproximar de Deus, confessar os nossos pecados e buscar a purificação através do sacrifício de Jesus e do batismo. Somente assim podemos nos reconciliar com Deus e nos purificar do pecado. Amém.

Salmo Purificacao

Purificação na Bíblia – Estudo Bíblico

Seres humanos, desde o princípio dos tempos, buscam a purificação. No livro de Romanos 3:23-25, está escrito: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação, pela fé, na sua própria sangue, para demonstrar a sua justiça, tendo Deus deixado de outro modo, no tempo presente, os pecados passados; e para demonstrar a sua justiça neste tempo presente, para que ele mesmo seja justo, e justificador do que é da fé de Jesus Cristo”.

Purificação no Antigo Testamento

O Antigo Testamento contém muitas referências à purificação. Uma dos principais exemplos é a história de Noé, que foi abençoado após sua purificação. Em Gênesis 8:20-22, está escrito: “E Noé edificou um altar ao Senhor, e, tomando de todos os animais limpos e de todas as aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar. E falou o Senhor a Noé, dizendo: Terei em conta a minha aliança contigo, e não exterminarei mais toda carne com águas de dilúvio, e não haverá mais dilúvio para destruir a terra”.

Purificação no Novo Testamento

O Novo Testamento também descreve diversas formas de purificação. Em Mateus 3:11-12, está escrito: “Eu vos batizo em água para arrependimento, mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias eu não sou digno de carregar; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. Ele tem na mão o seu bieldo para limpar a sua eira; e ajuntará o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga”.

Símbolos de Purificação

Na Bíblia, a água é frequentemente usada como símbolo de purificação. No Salmo 51:7, está escrito: “Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado”. A água é freqüentemente usada para representar a remoção de pecado e o começo de uma nova vida.

Purificação Através do Sangue de Cristo

É ainda possível ser purificado através do sangue de Cristo. O passo mais importante para a purificação é o arrependimento. Em 1 João 1:9, está escrito: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”. A purificação também é possível através da fé em Cristo. Em Hebreus 10:22, está escrito: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias”.

Conclusão

A purificação é essencial para todos aqueles que buscam viver uma vida de retidão e seguir o caminho de Deus. A Bíblia fornece muitos exemplos de como podemos buscar a purificação. É importante lembrar que a purificação não pode ser alcançada através das obras, mas somente através da fé em Cristo.

Pergunta 1: O que é purificação?

Resposta: Purificação é o processo de se livrar de todas as iniqüidades e pecados, tornando-se um povo especial, zeloso de boas obras. É a purificação de nossas almas, a qual nos remete a Deus.

Pergunta 2: Quais são as principais formas de purificação?

Resposta: A principal forma de purificação é através do batismo, que nos salva da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo. O arrependimento e a confissão de nossos pecados também são formas de purificação.

Pergunta 3: Quais são as principais passagens bíblicas sobre purificação?

Resposta: A passagem bíblica que mais se destaca é a de 2 Pedro 1: 2-9, que nos ensina sobre a importância de nos purificarmos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. Também podemos citar Marcos 7: 20-23, que nos ensina que os maus pensamentos, adultérios, homicídios, furtos, avareza e outras maldades são oriundas do interior do coração do homem. E Efésios 5: 25-27, que nos lembra que devemos amar nossas esposas, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra.

Pergunta 4: Como posso me purificar?

Resposta: Para se purificar, é necessário se arrepender de seus pecados, confessá-los a Deus, lavar-se com a água do batismo, abrir mão de todas as maldades e seguir os ensinamentos de Jesus.

Pergunta 5: Quais são as principais orações de purificação?

Resposta: As principais orações de purificação são as de Salmos 51: 7-12, que diz “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me rejeites longe de teus olhos, e não tires de mim o teu Espírito Santo. Restaura-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos e os pecadores se converterão a ti. Livra-me do sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua celebrará a tua justiça”. Outra oração é a de 1 João 1: 5-9, que diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”.

Leave A Reply

Your email address will not be published.