Qual a história de São Francisco de Assis?

2

Um dos santos mais conhecidos, São Francisco de Assis é conhecido como uma pessoa extremamente benéfica, humilde e que viveu de uma forma que se assemelha ao próprio Cristo. 

Pois sua santidade vem de uma vida cheia de dedicação profunda e total ao cristianismo e sua disseminação dos ensinamentos de Cristo. Por isso, vamos saber mais sobre a história de São Francisco de Assis e seus ensinamentos.

Conteúdo

Quem era São Francisco de Assis?

Giovanni di Pietro di Bernardone é seu nome de batismo, nascido no Ducado de Espoleto, Assis, atual Itália, em 1181, mais conhecido como São Francisco de Assis, teve uma juventude um tanto complicada e sem importância, após isso abdicou de suas riquezas e fundou uma ordem chamada Ordem Mendicante dos Frades Menores, também conhecida como Franciscanos.

Quem era São Francisco de Assis?
São Francisco. Fonte/Reprodução: wikipedia.

A fundação dessa Ordem veio na hora certa pois a Europa estava passando por um momento de “cristianimo enclausurado”, ou seja, os monges se mantinham em seus mosteiros sem sair para disseminar os ensinamentos ali obtidos e os padres se mantinham em suas igrejas, Enquanto os Franciscanos saiam por aí para ensinar o povo.

São Francisco de Assis e os Franciscanos saiam pregando de cidade em cidade, pregavam a servidão ao Cristo vivendo como ele vivia: com uma humildade quase divina não muito vista naquela época. Ele conversava com os mais pobres, entre os pobres e chamava os animais de irmãos, tendo um respeito por criaturas que não eram vistas por aí.

Como São Francisco viveu sua vida?

Não foi sempre que São Francisco de Assis teve sua vida dedicada ao Cristo, antes mesmo de começar nessa trajetória, ele teve uma adolescência complicada e muito perigosa às vezes.

Um adolescente cheio de riquezas, festas e popularidade entre os amigos, São Francisco era um jovem elegante e cheio de luxuosidades que o tornavam arrogante e indisciplinado. Sonhava em ser um cavaleiro e por isso, em 1202, se alistou para a guerra e foi capturado e preso por mais de um ano. Quando liberto, teve febre que durou até o ano de 1204.

Sua primeira expiação

Em 1205, durante uma festa com os amigos, foi tocado pelo divino e então começou a perder o interesse por coisas mundanas e farras. Certo dia, se retirou para uma caverna e meditou por um tempo. Contudo, se tornou motivo de chacota entre os amigos e entre os demais pela sua devoção e tentativa de ingressar na vida religiosa. 

Sua segunda expiação

Certa vez, ele viu um grupo de leprosos, sentiu frio e vendo que um deles só vestia trapos, desceu do cavalo e cobriu o leproso com seu manto, foi então que sentiu no olhar dele uma gratidão enorme e conseguiu sentir o calor divino dentro do seu coração.

Terceira e ponto de ignição

Um dia ele foi trabalhar como pedreiro na igreja de São Damião, então ele ouviu a voz de Cristo de um crucifixo dizendo como a igreja estava em decadência. São Francisco então foi em casa e vendeu os tecidos mais caros do pai, doou o dinheiro para o bispo da Igreja. Mas não saiu ileso: seu pai o acorrentou no porão de casa.

Sua mãe o libertou e ele foi de volta para a igreja, lá teve apoio do bispo. Seu pai descobriu e começou a chicotear ele e o povo da cidade o apedrejou, e disse que ele se decidisse.

São Francisco então se despiu, abdicou de sua herança e saiu para fundar a sua ordem, o bispo o seguiu e foi seu protetor pelo resto de sua vida. E assim se iniciou a história de São Francisco de Assis dentro da igreja.

Como a visão de São Francisco de Assis sobre a pobreza e a simplicidade mudou a Igreja?

Em uma época em que a era feudal começava a decair e o mercantilismo burguês começou a ganhar poder, São Francisco veio ensinar aos novos ricos sobre os perigos da riqueza e sobre sua responsabilidade social, assim como aos pobres sobre a valorização de sua espiritualidade e de como a religião podia ser algo bom e menos opressora.

Digamos que assim começou uma revolução carismática, pois o ensinamento Franciscano era de uma renovação na espiritualidade que estava entrando em processo de transição. A Igreja Católica ainda era o maior símbolo de poder na Europa e começou a notar aquele Franciscano mudando as coisas aqui e ali.

Foi exatamente por essa prática de ensinamentos, sua bondade e sua incrível humildade, que São Francisco começou a mudar as ideias sobre o cristianismo da época, deixando claro que precisava mudar a espiritualidade de todos. Mostrando como ele tinha grande amor pelos animais e pela natureza, o que o tornou patrono destes.

Oração para São Francisco

Sua oração é uma das mais conhecidas e disseminadas por todo o mundo e diz exatamente o que São Francisco queria passar adiante:

Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor.

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.

Onde houver discórdia, que eu leve a união.

Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.

Onde houver erro, que eu leve a verdade.

Onde houver desespero, que eu leve a esperança.

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:

consolar que ser consolado;

compreender que ser compreendido;

amar que ser amado.

Pois é dando que se recebe,

É perdoando que se é perdoado

E é morrendo que se vive para a vida eterna!

A letra dessa oração é forte e nela reside o ensinamento de humildade que São Francisco tanto espalhou e ensinou para todos que o ouviam.

Como viveu o legado de São Francisco de Assis após sua morte?

A história de São Francisco de Assis e sua fama não se deu pelos seus milagres, ou de grandes manifestações religiosas, a qual ele não gostava nem um pouco, mas sua fama foi tão grande por causa da sua enorme humildade, de seguir á risca os ensinamentos de Cristo e ser considerado hoje em dia como “aquele que mais se aproximou de Cristo em vida”.

Até mesmo fora do Cristianismo, São Francisco de Assis é lembrado pelo modo como um grande mestre da sabedoria, pois seus ensinamentos vão além de todo o conhecimento católico: adentra a humilde e compaixão como não se via na época e nem nos dias de hoje. Ele elevou a compaixão e a caridade a níveis ainda não vistos antes.

Em 3 de outubro de 1226, em Assis, na Itália, ele morreu cercado por seus discípulos. Em 1228, São Francisco foi canonizado por papa Gregório IX. Uma igreja em seu nome foi inaugurada em 1256, lá até hoje permanecem seus restos mortais.

Ao redor do mundo, em todas as igrejas e até por outras religiões, a história de São Francisco de Assis é lembrada tanto pelos seus ensinamentos, como por ter mudado as ideias da religião católica em plena Idade Média.

2 Comments
  1. […] sua libertação da prisão, John continuou seu trabalho como frade e padre carmelita, e também se tornou um pregador popular. Ele morreu em 1591, e foi canonizado como santo […]

  2. […] 1212, Chiara teve uma visão de São Francisco, e decidiu entrar na Ordem das Pobres Damas, que ele havia fundado recentemente. Ela se tornou a […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.